Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

CATIA V5: conheça o software e sua história

Postado em: 07/11/2013 Comentários (5)

Você já conhece o CATIA V5? Neste artigo, traremos informações sobre esse software que é usado para criação de desenhos tridimensionais. Líder de mercado no desenvolvimento de CAD/CAM/CAE, o CATIA V5 (Computer Aided Three-dimensional Interactive Application) foi desenvolvido pela empresa francesa Dassault Systemes com o intuito de criar um software capaz de atender as exigências de projetos da indústria aeronáutica, diminuindo o tempo de projeto e aumentando a confiabilidade do produto.

Por ser um software confiável e oferecer um pacote de poderosas ferramentas para as mais variadas áreas da indústria, o CATIA é um software de desenhos 3D padrão de grandes empresas: Boeing, Dassault Aviation, BMW, Chrysler, Honda, Black & Decker, Eletrolux e Sony são algumas das empresas que utilizam o CATIA V5 para desenvolver produtos como: Minivan Voyager da Chrysler, Picapes RAM e Dodge Viper, Boeing 777 e o avião de combate Rafale da Dassault Aviation.

Catia V5 é um software multi plataformas que possui ferramentas para todos os estágios do processo de criação de um produto.

O CATIA é usado para projetar, simular e analisar produtos de diversas áreas e setores, passando pela indústria naval até os bens de consumo e sempre gerando os melhores resultados. Se pararmos para olhar em volta, o CATIA V5 está em toda parte: no avião que sobrevoa nossa cidade, no carro que passa na rua e nos eletrodomésticos que estão na nossa casa, sem falar nas embalagens de uma infinidade de produtos que consumimos todos os dias.

Quando surgiu o CATIA?

O software tridimensional CATIA surgiu diretamente dos esforços da indústria aeroespacial para a criação de ferramentas mais sofisticadas que poderiam não só ajudar a aperfeiçoar o processo de desenvolvimento, mas também atender a uma complexidade crescente do design da aviação.

Em 1975, a Avion Marcel Dassault adquiriu a licença do CADAM (Computer Augmented Drafting and Manufacturing), um dos primeiros esforços para substituir desenhos feitos à mão para desenhos assistidos por computador. Contudo, como o CADAM só realizava desenhos em 2D, esse software não foi o suficiente para atender as complexas demandas de um projeto aeronáutico.

CADAM é um software bidimensional utilizado para fazer desenhos mecânicos.

Interface do software CADAM

Não encontrando um software que atendesse a necessidade do desenvolvimento de projetos tridimensionais, a Dassault resolveu criar seu próprio software 3D. Em 1977, a empresa formou sua própria equipe de desenvolvedores, e até o final da década de 70, os programadores da Dassault haviam criado o antecessor do CATIA, tornando-se o primeiro software a trazer a modelagem tridimensional para o processo de design.

No início da década de 1980, Avions Marcel Dassault decidiu comercializar o CATIA a outros fabricantes aeroespaciais. Em 1981, a empresa criou a Dassault Systemes, uma nova subsidiária independente que poderia concentrar seus esforços no desenvolvimento do software. Em um acordo com a IBM, a empresa Dassault conseguiu o parceiro ideal para comercializar, distribuir e fornecer suporte técnico para o CATIA. Essa parceria levou o software tridimensional para a base de clientes IBM, tornando a demanda por CATIA imediata em todo o mundo.

Apesar de o foco inicial ser a indústria da aviação, os novos e poderosos recursos do CATIA foram assimilados rapidamente pelo mundo da indústria de produção, tornando a indústria automobilística um dos mercados mais importante da Dassault Systemes. O software superou as expectativas, descobrindo clientes na indústria naval e de bens de consumo.

Imagem que mostra a versão de lançamento, versão 2 e a versão 3 do software CATIA.

Versões do CATIA a partir do seu lançamento em 1981 até a versão 3 em 1988.

Em 1985, foi lançada uma nova versão do CATIA que permitiria seu funcionamento independente do software CADAM. No CATIA versão 2, novas ferramentas foram incorporadas, aliando as funções CAD e CAM para atender melhor ao mercado de design e de construção aeronáutica. O próximo passo na evolução do software veio em 1988 com o CATIA versão 3, com a implantação da função CAE para ajudar no desenvolvimento da engenharia do produto.

Interface do software CATIA V4.

Interface do software CATIA V4

Com a transferência dos direitos sobre o CADAM da IBM, em 1992, para a Dassault Systemes, o software se desenvolveu ainda mais e um ano depois foi lançado o CATIA V4. Após cinco anos, em 1998, totalmente reescrito com suporte para Windows NT e Windows XP surgia o CATIA V5.

Produto da empresa Black & Decker projetado com o software tridimensional CATIA V5.

Interface do CATIA V5

Os benefícios do CATIA são muitos, além de ser um software multiplataformas que dá suporte a todas as etapas de desenvolvimento e criação de produtos, também oferece várias ferramentas que ajudam a criar projetos de forma correta logo na primeira vez, garantindo assim a agilidade do projeto.

Caso queira conhecer melhor o software faça o Curso Gratuito de CATIA V5 Básico.

Sobre o autor:

Mateus Henrique Formado em Ferramentaria e Mecânica de manutenção pelo SENAI, trabalho com construção, manutenção e desenvolvimento de peças e ferramentas CDR para industria automotiva. Tive meu primeiro contato com softwares CAD em 2006, começando com Solidworks e AutoCAD. Logo em seguida migrei para o CATIA V5, que era o software utilizada na empresa que eu trabalhava na época, desde então estou sempre buscando conhecimentos em softwares 3D. Atualmente estou focado no desenvolvimento de materiais relacionados a software tridimensionais para web e cursando engenharia mecânica para aperfeiçoar os meus conhecimentos e me graduar na área.
Leia mais

Leia também

  1. michel b em 06/11/2014:

    Como posso fazer os cursos?

    Responder
    • CADguru em 11/11/2014:

      Olá Michel,

      Atualmente a metodologia utilizada para ensino é através das videoaulas narradas. O curso não acompanha apostila e também não ofereceremos a parte este formato.
      Quando precisar tirar alguma dúvida específica, sugerimos se localizar através dos títulos das aulas ou ainda com as informações presentes no campo “perguntas respondidas nesta aula”.

      Atenciosamente.

      Responder
  2. Hanna em 21/10/2014:

    preciso conhecer mais os conceitos basicos sobre CATIA,como faço?

    Responder
    • CADguru em 22/10/2014:

      Olá Hanna,

      Por gentileza a Sra. deseja adquirir os cursos?

      Aguardo retorno

      Responder
  3. Erick Fernandes em 11/11/2013:

    Bom artigo.
    Fiz o curso de Catia V5 e estava ansioso pelos artigos relacionados ao Catia.

    Responder

Comentários (5):