Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Curiosidades sobre o logotipo do 3ds Max

Postado em: 16/01/2014 Nenhum comentário

Muitas pessoas no mundo inteiro fazem uma pergunta sobre o logotipo do 3ds Max. Quem conhece o programa repara que o logotipo principal do programa é composto por duas cobras que se entrelaçam formando uma espécie de Yin-yang no seu formato. Mas, afinal, o que significa realmente a escolha destas duas cobras?

Essa pergunta persegue os designers por muito tempo. E não se sabe ao certo qual a origem, mas especula-se várias hipóteses e nenhuma delas é realmente oficial. Se alguém detém esta informação, pode postar na comunidade de Perguntas e Respostas do CADguru, que estaremos de prontidão para analisar o fato. Por favor, coloquem os links de referência indicando de onde vieram as informações, pois é praticamente impossível alcançar a resposta do “Por que utilizaram as duas cobrinhas?”.

Mas existe a história do 3ds Max, que será contada neste artigo através de um resumão. O caso é que já existiu muitas versões do software, que ao longo do tempo passou também por mudanças de nome, símbolos e produtoras.

O 3ds Max teve quatro versões para o Sistema DOS. Depois, teve o 3ds Max para Windows. Quando culminou na versão 2.5 mais ou menos, foi feito pela Kinetix e o símbolo era uma espécie de mamona. Depois, da versão 3 até a 9, o 3ds Max foi produzido pela Discreet, que criou as cobras que vimos no início da instalação e execução do programa. Depois da versão 9, a Autodesk assumiu de vez os lançamentos e manteve o símbolo das cobras até a versão 2013. Atualmente, na versão 2014 e em outros programas da Autodesk está presente um símbolo de Origami (dobraduras de papel). O maior dilema é saber a real intenção destes símbolos e formas, o que nunca foi dito também.

Curiosidades sobre a Kinetix

Estes dois vídeos mostram algumas produções feitas por produtoras de jogos como a Blizzard, sendo o segundo vídeo uma propaganda de 1997:

 

Nomes que o 3ds Max já recebeu

Veja os nomes que o 3ds Max já recebeu e qual a plataforma do sistema operacional e o ano de lançamento:

  • 3D Studio DOS – Usado no MS-DOS e lançado no ano de 1990.
  • 3D Studio DOS 2 – Usado no MS-DOS e lançado no ano de 1992.
  • 3D Studio DOS 3 – Usado no Windows/MS-DOS e lançado no ano de 1993.
  • 3D Studio DOS 4 – Usado no Windows/MS-DOS e lançado no ano de 1994.
  • 3D Studio MAX 1.0 – Usado no Windows e lançado no ano de 1996.
  • 3D Studio MAX R2 – Usado no Windows e lançado no ano de 1997.
  • 3D Studio MAX R3 – Usado no Windows e lançado no ano de 1999.
  • Discreet 3dsmax 4 – Usado no Windows e lançado no ano de 2000.
  • Discreet 3dsmax 5 – Usado no Windows e lançado no ano de 2002.
  • Discreet 3dsmax 6 – Usado no Windows e lançado no ano de 2003.
  • Discreet 3dsmax 7 – Usado no Windows e lançado no ano de 2004.
  • Autodesk 3ds Max 8 – Usado no Windows e lançado no ano de 2005.
  • Autodesk 3ds Max 9 – Usado no Windows e lançado no ano de 2006.
  • Autodesk 3ds Max 2008 – Usado no Windows e lançado no ano de 2007.
  • Autodesk 3ds Max 2009 – Usado no Windows e lançado no ano de 2008.
  • Autodesk 3ds Max 2010 – Usado no Windows e lançado no ano de 2009.
  • Autodesk 3ds Max 2011 – Usado no Windows e lançado no ano de 2010.
  • Autodesk 3ds Max 2012 – Usado no Windows e lançado no ano de 2011.
  • Autodesk 3ds Max 2013 – Usado no Windows e lançado no ano de 2012.
  • Autodesk 3ds Max 2014 – Usado no Windows e lançado no ano de 2013.

Símbolo do software: as duas cobras

Veja também algumas imagens dos programas sendo executados:

Imagem do Logo da Instalação 3ds Max

Imagem do Logo da Instalação 3ds Max 4

Imagem do Logo da Instalação 3ds Max 7

Veja o Logo Simples do 3ds Max

E atualmente o software tem este símbolo:

Veja Logo do 3ds Max 2014

No geral, podemos dizer que realmente esta é uma pergunta que vem de muito tempo, sendo que a origem e as intensões dessa marca são obscuras.

Pode-se também dizer que eles queriam representar o quão o programa é forte e versátil, pois percebemos que o programa pode alcançar muitos efeitos e produções boas, como se pudesse se desdobrar por completo para representar imagens e filmes surreais. A cobra também é um símbolo de superação pela capacidade de desdobramento e flexibilidade para alcançar seu objetivo.

Hoje adotam o Origami como símbolo, que na opinião de muitos, ficou melhor! Até porque boa parte (não digo todas, nem a maioria) das pessoas sempre ficaram griladas quando o programa iniciava com as cobrinhas e se perguntavam: o que significa?

Existem outras interpretações bem válidas, como: “…que a representação da cobra também tem a ver com a capacidade de o corpo dela ‘criar’ muitas formas por ter um corpo flexível. O programa 3ds Max nos traz isto, de conseguir criar infinitas formas, desde formas simples (ângulos retos) como formas mais complicadas (orgânicas)…“, comentário muito bem vindo em nossa comunidade de Perguntas e Respostas.

E você, tem alguma outra versão sobre a origem e as intensões do símbolo das “cobrinhas”?

Espero que vocês tenham gostado deste artigo e aproveitem para aprender cada vez mais. Se tiverem interesse em crescer na carreira de Design 2D e 3D, não deixem de fazer os cursos gratuitos que o CADguru oferece nas áreas de AutoCAD3ds Max e Revit.

Sobre o autor:

Daniel Henrique Arantes Graduando em Engenharia Civil, com mais de 10 anos de experiência em AutoCAD, desde então trabalhando com projetos de desenhos, maquetes eletrônicas utilizando softwares como REVIT, 3ds Max e AutoCAD. Experiência profissional em escritório de Engenharia Civil e Arquitetura. Nas horas vagas, como hobby, utiliza o 3D Max Studio para fazer animações 2D e 3D.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):