Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Vantagens de trabalhar com superfícies no AutoCAD Civil 3D

Postado em: 18/02/2014 Comentários (1)

Vocês podem estar se perguntando o motivo pelo qual o Civil 3D tem atraído tantos usuários nos últimos anos. A resposta é: você pode fazer quase tudo que os outros softwares fazem dentro de um ambiente Autodesk. Este artigo traz para vocês algumas vantagens em modelar superfícies no Civil 3D.

superficie no civil 3d

Superfície criada no AutoCAD Civil 3D.

Para começar, podemos dizer que o Civil 3D fornece ferramentas muito poderosas, porém fáceis de usar para a importação de pontos. Então, vamos dizer que uma pessoa realizou um estudo topográfico em uma área, com uma estação total ou GPS e obter pontos com coordenadas x e y além de suas cotas, ela poderá importar os pontos via ferramentas survey, point clouds ou simplesmente a partir de arquivos de pontos. Feito isso, basta criar uma nova superfície tendo como base para a elaboração de contornos os pontos inseridos.

arquivos de pontos

Pontos topográficos inseridos no AutoCAD Civil 3D.

Uma vez tendo a superfície em mãos ele poderá realizar inúmeras análises em seu terreno, para obter informações sobre declividades, elevações, bacias e contornos específicos, e no final, poderá criar sua planta topográfica diretamente no Civil 3D, um fato interessante já que muitos usuários já devem ter tido o trabalho de analisar uma superfície em um software de geoprocessamento e ter de exportar o resultado para o AutoCAD e terminar o projeto.

analise de elevacoes no civil 3d

Análise de elevações no AutoCAD Civil 3D.

Outra vantagem é você poder inserir diversos rótulos como cota, declividade, área sem muito trabalho, o que traz a qualquer usuário informações úteis em um projeto, podendo até este usuário realizar cálculos de volume e saber quanto de terra deverá ser retirada para a elaboração de um determinado projeto de infraestrutura.

rotulos de cotas

Rótulos de elevação em uma superfície.

Por isso, a pergunta é sempre válida! Por que você ainda não está usando o AutoCAD Civil 3D? Se for por medo de começar, acesse nossos cursos gratuitos de Civil 3D e aprenda a trabalhar com essa importante ferramenta voltada para projetos de infraestrutura.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. josé Santos Belmonte em 22/02/2014:

    os cursos são excelentes, eu os aprecio muito !!

    Responder

Comentários (1):