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Conhecendo os materiais Mental Ray – Arch & Design

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Neste módulo, você vai interagir com os materiais que o renderizador Mental Ray oferece. São várias opções em que iremos abordar, como trabalhar com o Arch & Design da forma mais simples possível. São materiais já existentes na interface do Material Editor, que já estão prontos para serem usados. Lembrando que para alguns dos materiais iremos mostrar dicas para deixá-lo mais profissional.

 

 

  • 2.1 -

    Importando um bloco de porta sem materiais definidos

    Neste aula, iremos começar esse estudo dos materiais em um bloco qualquer. O bloco que utilizaremos é uma porta simples modificada para entendimento de nossa aula. Você verá lá no módulo 4 formas de baixar e/ou comprar modelos de blocos pela internet. Nesta aula apenas importaremos e iniciaremos as aplicações de materiais.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Qual a forma de importar um modelo de porta em Mental Ray?
    • Que partes são constituintes de uma porta?
    • Qual a forma de criar materiais para essas partes?
    • Como posso reposicionar as portas criadas?

    Tópicos desta aula:

    1. Importando uma porta da pasta arquivos bases.
    2. Analisando as partes da porta.
    3. Criando materiais para cada parte da porta.
    4. Reposicionando as portas criadas.
  • 2.2 -

    Trabalhando com a interface do Material Editor

    Neste aula, você irá conhecer resumidamente como é a interface do Material Editor. Veremos algumas partes que serão importantes nesse módulo, como utilizar alguns materiais e como acionar os materiais caso eles não apareçam na lista do 3ds Max. É uma aula introdutória onde você verá algumas dicas importantes.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como é a interface do Material Editor?
    • Quais são os materiais de Mental Ray?
    • Que possíveis erros posso encontrar nos materiais?
    • Como ajustar esses erros?

    Tópicos desta aula:

    1. Conhecendo um pouco sobre a interface e habilitando materiais.
    2. Trabalhando nos materiais para Mental Ray.
    3. Verificando possíveis erros nos materiais.
    4. Ajustando os materiais das portas.
  • 2.3 -

    Usando os tipos de template do Arch Design - Finishes

    Neste aula, com a utilização do material Arch & Design podemos verificar que existem templates que auxiliam a criação de determinado efeito para os elementos na cena. Começaremos a abordar sobre os efeitos de acabamento superficial, ao qual dá o aspecto de uma execução de um trabalho qualquer, seja ele concreto, porcelana, azulejos, tijolo, borracha, plástico, madeira ou couro.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como funciona os templates de concreto?
    • Como trabalhar com os templates de cerâmica?
    • Qual a forma de se utilizar os templates de tijolo, plástico, borracha e couro?

    Tópicos desta aula:

    1. Conhecendo os templates de concreto e ajustando os blocos.
    2. Trabalhando com os acabamentos de cerâmica e azulejo.
    3. Usando acabamentos como tijolos, plástico, borracha e couro.
  • 2.4 -

    Utilizando o Template Transparent Materials

    Neste aula, você aprende e conhece os materiais para dar aspectos de transparência aos objetos da cena. Muitas das vezes queremos que algo se comporte como um vidro vino e transparente, outras que tem aspecto de vidro sólido e com um índice de refração alto e outros como um plástico translúcido e aspecto de água.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Como aplicar efeitos de vidro nos blocos?
    • Quais tipos de vidro usar?
    • Como usar o template de água do mar?
    • Tem como fazer efeito de plástico translúcido?

    Tópicos desta aula:

    1. Trabalhando com os materiais de vidro fino.
    2. Entendendo o funcionamento do template de vidro sólido.
    3. Usando os template de plástico e água do mar.
  • 2.5 -

    Trabalhando com o Template do Arch & Design - Metals

    Nesta aula confira como utilizar os templates de metal dentro do Arch & Design do 3ds Max. Esses materiais que definem tipos de metal são bem interessantes e profissionais. Além disso a ferramenta é bem simples de se usar e que faz a otimização de seu projeto cada vez melhor.

    Esta aula responde as seguintes perguntas:

    • Qual a maneira de utilizar o material de cromo e aspecto de cetim num elemento?
    • Como usar o template de metal escovado e cobre?
    • Quais são as maneiras de se usar o cobre com superfície modelada?
    • Existe template de ouro no Arch & Design do 3ds Max?

    Tópicos desta aula:

    1. Conhecendo o material Cromo e com aspecto de cetim.
    2. Trabalhando com o template de metal escovado e cobre.
    3. Analisando o template metal cobre modelado.

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