Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

3D Experience – Dassault Systemes

Postado em: 13/03/2013 Nenhum comentário

Um dos maiores desafios da humanidade é criar ferramentas que possam auxiliar engenheiros, projetistas ou qualquer tipo de pessoa criar projetos que possam de alguma forma auxiliar no desenvolvimento da sociedade. Uma das propostas mais interessantes nos últimos tempos foi levar água potável contida em icebergs a áreas que sofrem com intensa seca. Veja como a Plataforma de Experiências 3D, 3D Experience, está ajudando este projeto.

A plataforma 3D Experience

De acordo com o site da Dassault Systemes, atual detentora do Solidworks, a plataforma de Experiências 3D (3D Experience) transforma a maneira como as “empresas inovadoras irão inovar com os consumidores”, criando um vínculo entre projetistas, engenheiros, gerente de marketing e consumidores em uma nova “empresa social”.

Plataforma 3D Experience

 

A idéia da Dassault Systemes foi desenvolver uma nova tendência tecnológica que possibilitasse a usuários em todo o mundo criar experiências tridimensionais altamente precisas integrando inovações sustentáveis capazes de harmonizar produtos, natureza e vida.

Com a 3D Experience você poderá acessar uma plataforma de inovação social, plataforma de busca, plataforma de conteúdo e simulação, plataforma de modelagem 3D e plataforma de experiência 3D em tempo real. Com isso será possível utilizar marcas famosas como ENOVA, 3DSWYN, EXALEAD, NETVIBES, 3DVIA, DELMIA, SIMULA, CATIA, GEOVIA E SOLIDWORKS.

O Projeto Ice Dream

Um dos maiores desafios da população mundial, em meu ponto de vista, é planejar como funcionará o tratamento e abastecimento de água ao redor do mundo. Pensem bem, atualmente a coisa já anda muito complicada e convivemos com notícias diárias sobre problemas de falta d’água em vários locais do mundo. Pensando nisso o engenheiro francês Georges Mougin há mais de 40 anos vem aperfeiçoando sua ideia revolucionária: rebocar icebergs e utilizá-los para produzir água doce!

Projeto Ice Dream

Bem, aqui cabe mais um comentário meu. Por trabalhar no meio acadêmico convivo diariamente com idéias revolucionárias, que poderiam de alguma forma auxiliar a população, porém esbarram em preconceitos e problemas financeiros. E claro que essa ideia não poderia ser diferente, devido a isso somente agora ela pôde ser comprovada cientificamente utilizando o software 3D Experience da Dassautl Systemes.

Projeto Ice DreamDe acordo com o site da 3DS, que também divulga o projeto Ice Dream, a parti do uso da potente plataforma de 3D Experience da Dassault Systèmes, foi possível comprovar recentemente a viabilidade técnica do projeto, considerado por muitos como uma maluquice. Utilizando tecnologias de inovação social para formar uma rede internacional de especialistas em engenharia, glaciologia, meteorologia e oceanografia física, experiências virtuais realísticas e as mais recentes tecnologias de simulação científica para integrar informações oceanográficas e meteorológicas complexas, Georges Mougin se prepara para descobrir uma nova forma de produção de água e energia.

Utilizar icebergs que flutuam naturalmente à deriva e que vão derreter e desaparecer na água salgada do oceano de qualquer maneira! Aproveitar ao máximo as correntes e os ventos para rebocar os icebergs! Esta é a abordagem ecológica de Georges Mougin! Com as experiências virtuais e a simulação científica em 3D, Georges Mougin demonstrou recentemente a viabilidade de vários cenários em um curto espaço de tempo, dando um grande passo no seu projeto.

Utilizando a simulação científica em 3D, as equipes da Dassault Systèmes vão tentar responder três perguntas importantes:

  • É possível prever como o iceberg irá se derreter durante o percurso?
  • É possível rebocar um iceberg de Newfoundland até as Ilhas Canárias?
  • O que acontece se o iceberg se quebrar?

Maluquice ou não, o projeto Ice Dream nos fornece uma boa base das possibilidades que o 3D Experience nos fornece ao integrar todas as ferramentas necessárias para criar uma rede de integração que possa discutir as possibilidades do projeto, integração com outros softwares necessários nas simulações e ferramentas úteis para desenvolvimento de modelagem 3D em tempo real.
Caso tenha se interessado sobre o projeto Ice Dream você poderá encontrar mais informações no site do projeto. Outro ponto importante é que você poderá conhecer em nosso site, a partir de cursos gratuitos, o Solidowrks que é uma importante ferramenta para a simulação e modelagem tridimensional.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):