Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

A educação a distância é uma solução para profissionalizar quem trabalha na indústria

Postado em: 28/11/2013 Comentários (2)

Há 30 anos, para trabalhar bem um operário do setor metalmecânico precisava saber utilizar ferramentas manuais, como limas, rasquetes, serra, entre outros instrumentos de ajustagem. Isso fazia com que o funcionário tivesse um diferencial entre seus concorrentes. Já hoje em dia, depois da evolução da tecnologia, essa realidade mudou drasticamente. Atualmente quem não possui conhecimento em informática e não é capaz de controlar eletronicamente uma máquina-ferramenta, dificilmente conseguirá emprego “no chão de fabrica”.

Com avançado tecnológico, profissional deve manter-se atualizado

A lição que temos que tirar desta rápida mudança no mercado de trabalho é que o profissional deve estar sempre atento à evolução das tecnologias e manter seus conhecimentos atualizados. A pessoa que está convicta de que é possível abandonar os estudos está fora da realidade e corre o risco de ser excluída do mercado de trabalho.

O universo da tecnologia

Entretanto, depois de uma longa jornada de trabalho, durante todo o dia, frequentar uma sala de aula se torna uma missão difícil, ainda mais quando somada à falta de tempo, ao cansaço e ainda por cima à quantidade limitada de instituições educacionais que não oferecem uma estrutura física adequada para suportar a demanda gerada pelos mais de 70 milhões de trabalhadores. Estes também são fatores que impedem as pessoas de concretizarem o sonho de crescer profissionalmente.

Um outro fator que dificulta muito o aperfeiçoamento educacional é que o número de profissionais formados para atender todos os estudantes não é suficiente, e os profissionais que existem se concentram nos grandes centros, onde estão as melhores oportunidades de emprego. Desta forma, as áreas mais afastadas são excluídas desse processo educacional.

Educação a distância é alternativa para aperfeiçoamento

É nesse cenário que se destaca a Educação a Distância (EAD), que surge como uma solução para suprimir a necessidade do aperfeiçoamento profissional que existe no mercado de trabalho. Esta é uma das melhores modalidades, pois oferece alternativas para superar alguns obstáculos que os profissionais encontram ao tentar frequentar uma escola. Há muito tempo a EAD  já alcança todos os estados brasileiros e é oferecida por instituições de ensino, empresas, associações e diversas entidades que detêm conhecimentos pertinentes à formação desses profissionais.

Educação à distância

Na indústria brasileira os cursos a distância são um antigo aliado. Existem instituições que atendem profissionais da indústria com os mais diferentes graus de instrução e disponibilizam cursos com módulos desde a informação básica até a avançada. O estudante conta ainda com instrutores a qualquer momento que precisar e com ferramentas que auxiliam no acompanhamento da rotina de estudos. O aluno tem acesso também a todo o material didático digitalizado, sem precisar carregar um monte de papéis.

O profissional que busca o aperfeiçoamento através da metodologia EAD tem a alternativa de administrar o seu tempo de estudo e as aulas podem ser revistas se surgirem dúvidas, pois muitas vezes são disponibilizadas em DVD ou em ambiente virtual.

Outro ponto forte em que os profissionais se apoiam é que a educação a distância democratiza o acesso ao conhecimento de maneira que o trabalhador possa obter o mesmo tipo de instrução, independente de sua localização.

Educação a distância, simbolo

Por fim, podemos concluir que a educação a distância veio para ficar. Se você tem algum problema para frequentar uma instituição de ensino, os cursos de graduação, pós-graduação e profissionalizantes podem auxiliar atendendo a sua necessidade de qualificação.

Aqui mesmo no Portal CADguru você encontra diversos cursos gratuitos e de qualidade, que podem complementar a formação de quem deseja aprender e tornar-se mais competitivo no mercado de trabalho dominando softwares das áreas de CAD e CAM.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

  1. FELICIANO ESCOBEDO SILVA em 10/12/2013:

    EXISTEN UMA EDICION ESPECIAL PRA FAZER DISENHO MINERO?

    Responder
    • CADguru em 12/12/2013:

      Olá Feliciano,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):