Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
A evolução da indústria nacional nos próximos anos
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

A evolução da indústria nacional nos próximos anos

Postado em: 22/01/2014 Nenhum comentário

A constante transformação da indústria brasileira atrai empresas e investidores de todo o mundo, principalmente neste momento de constante desenvolvimento. Hoje, mais do que em qualquer outra época, nosso país representa um grande mercado de oportunidades. Atualmente, dificilmente você vai encontrar empresa que despreze nosso país em suas estratégias de crescimento para os próximos anos. Contudo, vivemos momentos de grandes desafios em consequência da grande concorrência das indústrias estrangeiras e também dos muitos obstáculos internos que sempre estiveram presentes em nosso caminho.

Símbolo da indústria

Cenário de oportunidades aumenta a expectativa de crescimento

O atual mercado de desenvolvimento no Brasil traz oportunidades que são específicas da posição diferencial que o país vem conquistando no cenário mundial. Como um dos maiores e mais dinâmicos mercados internos do mundo, com fundamentos econômicos sólidos e uma perspectiva de expansão sustentável em um longo período de tempo, seria natural que o Brasil se tornasse um dos polos mais importantes de atração de investimentos para multinacionais dos mais diversos setores.

Mas, como diz o especialista José Othon Tavares de Almeida Líder, da empresa Deloitte no Brasil, para a indústria manufatureira nem tudo é só maravilha:  “Ao mesmo tempo, porém, a nossa conexão cada vez mais acentuada com uma economia que atingiu níveis inéditos de globalização expõe também seu lado negativo, com a importação de uma série de grandes desafios à produtividade local. Além disso, vivenciamos dilemas que já são comuns em quase todos os países, como a desaceleração relativa da produção industrial, a diminuição de sua representatividade no total da riqueza gerada e, até mesmo, o risco de desindustrialização em setores importantes. Não podemos desconsiderar também os entraves históricos que prejudicam a atuação da indústria nacional, como o Custo Brasil, as deficiências de infraestrutura e a baixa qualificação da mão de obra.”

Grandes momentos de desafios fazem com que a criatividade dos brasileiros fiquem estimuladas juntamente com a sua determinação. Por esse motivo, essa é a hora de se pensar sobre as práticas já utilizadas como, por exemplo, modelos da iniciativa privada, o governo e toda a sociedade civil se unam em benefício do desenvolvimento da indústria. Todos os profissionais do mercado precisam trabalhar em torno de um mesmo objetivo.

índice de evolução da indústria brasileiras

Plano de desenvolvimento brasileiro

Especialistas da empresa Deloitte trazem a seguinte afirmação em referência ao desenvolvimento do Brasil: “O Plano Brasil Maior (PBM), desenvolvido pelo Governo Federal em 2011 e ampliado em 2012, tem como principal objetivo estimular a economia e, em particular, a indústria nacional, se insere entre as iniciativas que hoje buscam articular as mudanças necessárias para a retomada do crescimento dos segmentos produtivos. A participação da iniciativa privada no programa, por meio de representantes nos chamados Conselhos de Competitividade, legitima seus propósitos e oferece ao empresariado mais um espaço para se posicionar diante de uma conjuntura que afeta sobremaneira seus negócios. Sob o lema “inovar para competir; competir para ‘crescer’, o PBM, uma vez apoiado pela moderna liderança empresarial brasileira, tem condições plenas para gerar resultados práticos em favor do nosso desenvolvimento.”

Plano de desenvolvimento da industria brasileira

“Os novos conceitos de gestão de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial exigem que as questões de inovação, tecnologia, gerenciamento ambiental e de segurança do trabalho, qualidade e cuidados com os assuntos sociais sejam parte de todos os esforços e ações da direção da empresa e de todos os seus funcionários.” Essas são as considerações de Marcelo Drügg Barreto Vianna, vice-presidente da International Chamber of Commerce (ICC Brasil) e presidente do Comitê de Desenvolvimento Sustentável e Energia da instituição.

O Brasil sempre terá que estar em constante desenvolvimento para evoluir em pilares sustentáveis e bases sólidas. Desta forma, poderá evitar problemas futuros, sem que tudo que foi construído desmorone. Esses conceitos são fundamentais para que o crescimento do Brasil não pare de acontecer.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):