Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

A janela de encadeamento do Mastercam e suas funções

Postado em: 30/07/2014 Comentários (1)

Em toda e qualquer operação de usinagem criada no Mastercam, o programador será encaminhado a janela de encadeamento onde deveremos partir das configurações disponibilizadas por esse recurso do software, selecionar a geometria de trabalho que será usada como referência na usinagem.

Encadeamento é o processo de junção e seleção das parte geométricas do modelo desenvolvido do software, de modo que seja possível criar uma base para desenvolver toda e qualquer geometria de usinagem, seja uma superfície, um sólido ou até mesmo uma linha. Este conceito tem fundamental importância na utilização do Mastercam,  seja na parte de usinagem ou até mesmo no modelamento de peças.

Janela de encadeamento do Mastercam

Basicamente, podemos separar a nossa janela de encadeamento em duas partes, uma delas é o plano de geometria onde o programador tem a facilidade de escolher o planos de encadeamento seja em modelo 3D, ou por meio de um plano (PlConst). E uma segunda divisão é o método de seleção, onde temos as funções para selecionar, alterar ou até mesmo corrigir um encadeamento, são as formas de seleção do perfil a ser encadeado.

Logo abaixo temos um vídeo explicando o funcionamento da janela de encadeamento do Mastercam, e mostrando um pouco das suas funções:

Sendo assim, é sempre bom nos atentarmos a essa importante ferramenta disponibilizada pelo Mastercam, pois será ela a responsável por determinar para nós os programadores o perfil de usinagem criada,  seja ele um sólido, uma superfície ou uma linha.

Para saber mais confira as opções de cursos de Mastercam e aprenda a criar estratégias de usinagem para programação.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

  1. CELIO MARTINS em 02/08/2014:

    muito bom o trabalho do rafael,falo como projetista quero tambem aperfeiçoar-me em programação de cnc pois projeto e faço usinagem a 40 anos.

    Responder

Comentários (1):