Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Ambiente colaborativo online para projetistas

Postado em: 30/06/2010 Nenhum comentário

A Autodesk em janeiro de 2010 lançou um projeto, o Butterfly, um ambiente colaborativo que permite editar e compartilhar projetos do AutoCAD através do navegador. A vantagem do Butterfly é a de poder acessar seu projeto de qualquer computador conectado a internet e poder visualizar as alterações realizadas sem a necessidade de ter o AutoCAD instalado na máquina.

O acesso a esta ferramenta é dado pelo link http://butterfly.autodesk.com/. Para utilizar este serviço, que é gratuito, é necessário realizar um cadastro super-rápido.

Tela para criação de conta e inserção de login do Projeto Butterfly

Tela para criação de conta e inserção de login do Projeto Butterfly

Assim que o login é feito, uma tela com alguns projetos de exemplo é exibida. Nesta mesma página são exibidas mensagens também. Por aqui também é possível realizar o compartilhamento de um arquivo. Este item é semelhante a outras ferramentas colaborativas como o Google Docs que apresenta, assim que fazemos login, uma lista com todos os arquivos presentes na nossa conta.

Página para upload de projetos ou seleção de um projeto a ser trabalhado no Projeto Butterfly

Página para upload de projetos ou seleção de um projeto a ser trabalhado no Projeto Butterfly

Já ao abrir um arquivo, a interface de edição é exibida com diversas ferramentas, muitas delas conhecidas do usuário de AutoCAD. Isso torna a edição de projetos muito intuitiva e fácil de fazer. A medida que alterações são realizadas no projeto, notificações são inseridas na timeline do arquivo. Assim conseguimos controlar as modificações assim como verificar quem as realizou como realizamos em outras ferramentas colaborativas como Google Docs.

Ambiente de trabalho do Projeto Butterfly

Ambiente de trabalho do Projeto Butterfly

Acredito que este seja um serviço que valha a pena ser testado. Para equipes grandes de projetistas, pode ser um recurso bem interessante para intercambio de informações e uma forma bem prática de gerencias as modificações no projeto.

Leia também

Comentários (0):