Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Aprenda a usar os comandos Trim e Extend no AutoCAD

Postado em: 05/02/2014 Comentários (2)

Neste artigo iremos abordar as técnicas profissionais do dia-a-dia sobre o uso das ferramentas Trim e Extend. Estas dicas profissionais ajudarão você a entender um pouco mais sobre estas ferramentas e também utilizá-las de maneira mais eficaz para otimizar seus projetos, deixando os processos mais rápidos com uma simples configuração.

A ferramenta Trim pode ser comparada com cortar um queijo com uma faca, onde o queijo é o que será cortado e a faca é o elemento de corte. Usar essa ferramenta no modo básico significa que você terá que encostar essa “faca” nos elementos que quer cortar. Correto?

Mas existe um opção que faz com que a faca corte elementos que estão longe sem ao menos encostar. Veja o exemplo abaixo, onde é possível definir quem são as facas (cor vermelha), mas não consigo cortar as linhas que ficam depois destas facas (cor branca):

Utilizando o Trim Sem Extend no AutoCAD

Veja agora a mesma ferramenta utilizando a opção que iremos ensinar a configurar:

Utilizando o Trim Com Extend no AutoCAD

Percebeu que cortar várias Polylinhas ao mesmo tempo é prático, se utilizar esta ferramenta que vou ensinar?

Percebeu também que esta ferramenta define que mesmo que as facas não encostam em outras linhas, ela ainda pode cortá-las? As “facas” não precisam encostar nos elementos para serem usadas corretamente.

Se você não definir esta opção, você tem uma outra, mas que acaba fazendo com que tudo, absolutamente tudo dentro do AutoCAD, vire faca e vire cortante. Às vezes não é interessante usar essa ferramenta por causa desta “complexidade”. O interessante é você deixar que as facas possam ser estendidas.

Configurando a ferramenta Trim

Para definir esta opção você deve clicar uma vez no Trim ou digitar no teclado “TR” e apertar apenas 1 enter.

Veja que estas opções aparecem na linha de comando:

Como Definir o Comando Extend do Trim

Escolha a opção Edge ou digite “E” e Enter. Logo aparecerão outras opções, como a imagem abaixo:

Como colocar e Configurar o Extend do Trim?

Escolha o modo Extend ou digite “E” para confirmar esta opção e aperte Enter.

Agora, basta ser feliz e utilizar esta ferramenta. Lembre-se que agora as linhas que você definir que serão as facas, poderão cortar várias outras linhas de longe!

O mesmo acontece com a ferramenta Extend a partir desta configuração. Pois, analogicamente falando, o Extend você define primeiro, uma “parede” em que as coisas “encostam” nela. Mas, na configuração anterior, você precisaria que a “parede” estivesse sempre na frente dos objetos e com esta configuração feita, a “parede” não precisa mais estar na frente para poder ser usado este comando e, assim, os objetos se estenderem até ela.

Espero que vocês tenha entendido e aproveitem de forma mais eficiente as ferramentas Trim e do Extend. Caso tenha interesse em crescer na carreira de Design 2D e 3D, não deixe de fazer os nossos cursos gratuitos de AutoCAD.

Sobre o autor:

Daniel Henrique Arantes Graduando em Engenharia Civil, com mais de 10 anos de experiência em AutoCAD, desde então trabalhando com projetos de desenhos, maquetes eletrônicas utilizando softwares como REVIT, 3ds Max e AutoCAD. Experiência profissional em escritório de Engenharia Civil e Arquitetura. Nas horas vagas, como hobby, utiliza o 3D Max Studio para fazer animações 2D e 3D.
Leia mais

Leia também

  1. Júlio Sérgio Maia da Costa em 11/02/2014:

    Comprei um programa de auto cad da cadguru com o pedido nº 50464, e até o momento não recebí a minha encomenda.

    Abs.

    Júlio Maia

    Responder
    • CADguru em 12/02/2014:

      Olá Julio,

      Encaminhamos a resposta para seu e-mail.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):