Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Aprenda a configurar o Daylight corretamente pelo Systems em apenas 8 passos

Postado em: 22/10/2013 Comentários (5)

A luz, no 3ds Max, confere ao seu projeto um resultado muito mais profissional. O Daylight é a luz ambiente mais usada para proporcionar realismos em maquetes eletrônicas 3D. Com esse tipo de luz, podemos escolher a posição do sol de várias maneiras. Com a maneira manual, você pega o gizmo do sol e vai manipulando na cena da forma que achar melhor, mas ficará sujeita a determinadas radiações da luz, que não sejam exatamente iguais ao que o projeto arquitetônico apresenta. Neste caso, o ideal é usar as configurações de posição terrestre, além de definir hora e data ou latitude e longitude.

O resultado é muito surpreendente, pois garante um sorriso maior no rosto do seu cliente ao ver como o sol incide dentro do terreno, casa, quintal ou seja lá qual for o intuito. Postarei aqui alguns dos meus trabalhos que arquitetos conhecidos aqui em minha cidade passaram. São trabalhos feitos no renderizador Mental Ray (saiba como configurá-lo), utilizando o Daylight do System. Você poderá perceber, nas fotografias abaixo, que a qualidade do trabalho fica muito mais profissional.

Como fazer um render profissional com o 3ds Max

Arquitetura por Walter Estevão e 3D por Daniel Henrique

O que um profissional do 3ds Max faz em um render

Arquitetura por Claudia Alliprandini e 3D por Daniel Henrique

Passo-a-passo para configurar o Daylight pelo Systems:

Neste artigo, iremos mostrar para você como configurar o Daylight pelo Systems de maneira otimizada. Você irá garantir que seus projetos estejam mais profissionais depois de aprender esses 8 passos.

Vamos apenas ajustar a área de trabalho maximizando a perspectiva. Para isso, basta clicar no canto inferior direito no ícone Maximize Viewport Toggle, como mostra a imagem abaixo:

Qual é a forma de Maximizando a Perspectiva no 3ds Max?

O primeiro passo para criar a luz Daylight é clicar no Systems, e o segundo passo, é clicar justamente no Dayligh, assim como mostra a figura abaixo:

Criando uma Luz pelo Systems Daylight no 3ds Max?

Logo em seguida aparecerá uma opção, é importante que você leia todas as informações para entender como o renderizador, em conjunto com os efeitos de ambientes, irão se comunicar. Trata-se então de habilitar o Photographic Exposure Control Environment (Controle de Exposição Fotográfica no Ambiente) para que as funções básicas de uma câmera sejam válidas quando a renderização ocorrer. Imagine-se com sua câmera, ajustando o foco, tempo de abertura da lente, tempo em que a luz incidirá no sensor da câmera e outros fatores. É justamente essa a função do Photographic Exposure Control Environment quando você renderizar a cena. Então, escolha Yes para esta opção fazer o seu trabalho. Lembrando que as configurações mais avançadas não trataremos aqui nesse artigo, mas você poderá conhecer melhor o tema no Curso 3ds Max 2013 Iluminação.

Como utilizar o Photographic Exposure Control Environment no 3ds Max?

Observe que depois de criar o sol, você poderá verificar que essa opção de controle de exposição será mostrada no Environment and Effects, apertando a tecla do teclado número 8 acima das letras. Veja:

Como acessar o Environment and Effects no 3ds Max?

Logo que clicar em Yes para aceitar esse controle de exposição, execute o terceiro e o quarto passos, bastando apenas clicar em algum ponto da perspectiva e arrastar o mouse ao mesmo tempo que clicar na tela para definir o tamanho do elemento Compass (este elemento mostra o Norte, Sul, Leste e Oeste). A dica agora é que você crie esse elemento dentro da cena, mas bem longe do seu trabalho, ok? Pois, caso você precise alterar alguma coisa, arrastar seus elementos, ou qualquer que seja o trabalho envolvido com o sol ou seus objetos, não vai atrapalhar ou sem querer deletar o sol ou os elementos. Então, a dica é que você deixe o sol o mais distante possível do seu trabalho. Caso precise alterar, basta ir lá e pronto.

Como criar um o Compass do Daylight no 3ds Max?

O quinto e o sexto passos são a continuação desta etapa e você deve apenas arrastar o mouse para a direta e para a esquerda para posicionar a altura do sol em relação ao ambiente e, em seguida, clicar na tela para confirmar. Note que não faz diferença alguma se posicionar o sol a 1 metro do chão ou a 150 milhões de metros do chão, ok? O 3ds Max não irá alterar os aspectos do sol por conta dessa distância, pois o que interessa é o ângulo de inclinação em relação à terra e o norte magnético do terreno. Esses passos são demonstrados a seguir:

Qual a forma de alterar a Altura do Sol na Cena no 3ds Max?

Assim que você posicionar o sol na cena, verá que habilitou as configurações básicas de posição do sol. A letra A é para escolher que posição o sol vai estar em relação à terra. Pode ser manualmente, configurando uma data, hora e uma posição geográfica ou escolhendo um arquivo padrão de tempo. Na letra B você define esse horário do sol no decorrer do dia para um determinado dia. Na letra C você vai selecionar o local aproximado em que o terreno se encontra no planeta Terra (veja na figura após esta que estamos explicando). E, a letra D é utilizada quando você tem as coordenadas geográficas de latitude e longitude e o ângulo em que o norte se encontra. Note que se você clicar na perspectiva, sairá destas configurações.

Onde fica as Opções de Posicionamento no 3ds Max?

Onde se localiza o Geographic Location no 3ds Max?

Se você sair sem querer destas configurações, não tem problema, pois poderá acessá-las através do menu Modify, com o elemento sol selecionado. Assim que o Modify do sol estiver habilitado, poderá ver as configurações deste elemento. A letra A é a mais importante configuração básica que o renderizador Mental Ray (mr) irá gerenciar, definindo quem vai ser a luz do sol e quem vai ser a luz do céu. A letra B você poderá voltar nas opções anteriores mostradas, basta apenas clicar em Setup. A letra C são as configurações avançadas, que não é o foco deste artigo.

Como acessar o Painel Modify do Daylight no 3ds Max?

Caso ainda você queira experimentar como é posicionar o sol manualmente é só clicar em manual e mexer os gizmos XYZ como é mostrado na figura abaixo:

Existe outras Opções de Posição do Daylight no 3ds Max?

O sétimo passo trata de configurar quem vai ser a luz do sol. Como estamos trabalhando com o renderizador Mental Ray, vamos escolher a melhor opção para o sol. Basta então você clicar na setinha para baixo, como mostra na figura, e escolher o mr Sun (Mental Ray Sun):

Como selecionar o mr Sun no 3ds Max?

No oitavo passo você definirá quem vai ser a luz do céu. Basta também clicar na setinha para baixo e escolher o mr Sky (Mental Ray Sky):

Como selecionar o mr Sky no 3ds Max?

A opção que aparecerá a seguir aconselha você a aceitar que se crie um Environment Map dentro do Environment and Effects (apertando a tecla 8 você verifica que foi criado). Então clique em Yes e veja os resultados nas figuras a seguir:

O que é PhysicalSky no Environment and Effects no 3ds Max?

Qual a forma de acessar o Environment and Effects no 3ds Max? no 3ds Max?

Visualizar os resultados no 3ds Max:

Está na hora de renderizar para fazer um teste. Vamos então apenas posicionar a perspectiva de maneira que possamos ver o horizonte do ambiente inteiro. Então, tente posicionar desta maneira e, em seguida, renderize a cena para ver um resultado rápido:

Como alterar o posicionamento da perspectiva no 3ds Max?

 

Como renderizar no 3ds Max?

Note que o horizonte vai até um certo infinito e a luz do céu é imitada com esse esmaecimento da cor azul escuro para um tom mais claro.

E que tal visualizar uma renderização com o pôr-do-sol? Então, vamos agora posicionar manualmente (por ser mais rápido, mas não impede que defina a posição do sol por data e hora e depois rotacione a perspectiva até que o sol fique apontado para a câmera) o sol de maneira que ele aponte para nós (câmera).

Pegue o gizmo XZ do sol e posicione nesta parte:

Como usar o Gizmo em XZ no 3ds Max?

Pegue, em seguida, o gizmo YZ e posicione nesta parte para garantir que o sol seja apontado para nós como mostram as duas fotografias:

Qual a forma de posicionar o sol no 3ds Max? Como usar o Gizmo em YZ no 3ds Max?

Renderize e obtenha esse resultado:

Como renderizar um Pôr-do-Sol no 3ds Max?

Pronto! Perceba que você criou um arquivo protótipo contendo as configurações do sol já definidas. Agora, basta-lo em suas cenas e ter resultados fantásticos, assim como obtivemos nos Cursos de 3ds Max. Veja os resultados obtidos no curso:

Curso Iluminação 3ds Max

 

Curso Iluminação 3ds Max

Espero que vocês tenham aproveitado as dicas deste artigo e que usem essa técnica para melhorar sempre seus trabalhos e modelagens.

Sobre o autor:

Daniel Henrique Arantes Graduando em Engenharia Civil, com mais de 10 anos de experiência em AutoCAD, desde então trabalhando com projetos de desenhos, maquetes eletrônicas utilizando softwares como REVIT, 3ds Max e AutoCAD. Experiência profissional em escritório de Engenharia Civil e Arquitetura. Nas horas vagas, como hobby, utiliza o 3D Max Studio para fazer animações 2D e 3D.
Leia mais

Leia também

  1. Héber reis em 03/12/2013:

    boa noite estou a frequentar um curso de soldadura e no qual tenho uma área chamada de desenho técnico o qual gostaria de ter mais informação e aprofundar os meus conhecimentos e gostava de ter a vossa colaboração boa noite e obrigado

    Responder
    • CADguru em 09/12/2013:

      Olá Héber,

      Por gentileza qual o software o Sr. deseja trabalhar?

      Aguardo retorno.

      Responder
      • Héber reis em 13/12/2013:

        windows 7

        Responder
  2. Genival De Sousa Neto em 06/11/2013:

    Queria saber se no site de vocês tem como eu estar fazendo o download do Auto Cad ? Ou se tem algum site que vocês possa me indicar baixar ? Obrigado Desde Já. Boa noite.

    Responder
    • Equipe CADguru em 08/11/2013:

      Olá Genival,
      Não disponibilizamos o software, apenas os cursos.
      Para adquirir o software AutoCAD encontre um revendedor autorizado Autodesk mais perto de você acessando: http://www.autodesk.com.br/adsk/servlet/ps/searchform?id=8189761&siteID=1003425 .

      Responder

Comentários (5):