Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

As vantagens da usinagem 2.5 no SolidCAM

Postado em: 09/01/2014 Nenhum comentário

Com uma interface rápida, simples, fácil de usar e ainda por cima totalmente integrada com o software de modelamento SolidWorks e alta tecnologia de cálculos de percursos da ferramenta na usinagem, o SolidCAM proporciona ao programador uma maneira muito ágil e simples de criar os mais diversos tipos de usinagem com dois eixos e meio.

Desenvolvido para programadores iniciantes ou até mesmo especialistas com muitos anos de experiência, o SolidCAM, traz as mais diversificadas formas de trabalho, onde temos a opção de escolher pelo reconhecimento automático de operações de usinagem ou escolher manualmente desde a geometria de usinagem, passando pela escolha da ferramenta de trabalho e os níveis de usinagem, até chegar a escolha da tecnologia de trabalho e os parâmetros ideais para uma melhor usinagem.

usinagem dois eixos e meio

Pontos fortes da usinagem com dois eixos e meio

Alguns recursos de trabalho fazem com que o modo de usinagem dois eixos e meio seja totalmente eficiente em nosso cotidiano de trabalho: são módulos de usinagem já pré-configurados oferecendo ao programador uma ferramenta de fácil utilização e interpretação, que, por meio do preenchimento de formulários conseguirá elaborar caminhos de usinagem mais complexos:

  • Peças, Montagens ou Rascunhos: Defina facilmente as suas operações CNC a partir da seleção de peças, montagens ou rascunhos. Com poucos cliques, represente fixações para os tipos de simulações onde temos uma visualização real do irá acontecer na usinagem.
  • CAM-Manager: Os caminhos de usinagem da sua máquina CNC podem ser adicionados ao CAM-Manager para utilização futura e ainda temos a opção de re-organizar as operações de trabalho com a opção drag and drop. Essas operações também podem ser suprimidas, apagadas, copiadas, cortadas, sempre seguindo a metodologia de trabalho do MS Windows.

cam manager

  •  Reconhecimento automático de cavidades: Deixe que o SolidCAM reconheça automaticamente todas as cavidades da sua geometria de usinagem, que permite a seleção ou rejeição das superfícies a usinar, dando-lhe total controle no processo de trabalho.

reconhecimento de cavidades

  • Furação: Obtenha acesso aos mais diversificados ciclos de furação presentes no mundo da programação, e com apenas um rápido preenchimento de simples formulários, execute diversos tipos de furação.

usinagem de furos

  • Usinagem de perfis: Rápida seleção de geometrias de usinagem e escolha de um melhor caminho de trabalho fazem com que esse módulo do SolidCAM seja um de seus pontos fortes ante seus concorrentes.

usinagem de perfis

  • Usinagem de cavidades: Alta tecnologia no cálculo dos caminhos de usinagem faz com que sejam evitados os chamados “passes no vazio”, e ainda por cima um grande leque de estratégias de descida da ferramenta, desta forma, evitando o desperdício de tempo de trabalho.

usinagem de cavidades

Ou seja, tendo como base alguns dos mais variados recursos de trabalho do módulo de usinagem 2.5D do SolidCAM, podemos concluir que este método de programação, se ainda não é, pode se tornar uma ferramenta fundamental na vida de qualquer programador de máquina CNC.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):