Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Assistente do SolidWorks VS Blank da Ferramenta de Estampo

Postado em: 29/11/2012 Comentários (3)

Quando vamos começar a desenvolver um projeto de uma ferramenta de estampo uma das primeiras tarefas que temos que realizar é o desenvolvimento do blank dessa ferramenta, o blank consiste em desenvolver a geometria do produto que será fabricado em chapa metálica para que possamos obter a dimensão de toda a área do produto. Para realizarmos esse tarefa há uma ferramenta no SolidWorks muito importante e bastante usada, é a ferramenta de planificação no ambiente de Chapas Metálicas.

Entendendo o Blank

Imagine que você tenha em mãos um simples tubo cilíndrico de chapa metálica, para desenvolver o blank desse tubo bastaria realizar um corte em todo o comprimento do tubo e abrí-lo de forma que ele ficasse plano, a dimensão de toda a área do tubo constitui então o blank da ferramenta.

Blank VS SolidWorks

Sempre que vamos desenvolver um projeto de um produto no SolidWorks que será fabricado em chapa metálica, o ideal é que o façamos no ambiente de chapas metálicas do software, isso irá facilitar o posterior desenvolvimento do blank para que possamos projetar a ferramenta de estampo.

Para planificar o produto (desenvolver o blank) no SolidWorks é muito simples desde que o produto seja elaborado inteiramente no SolidWorks, caso contrário teríamos que trabalhar com outros recursos do software para primeiro transformar o produto em chapa metálica e depois disso planificá-lo.

Aplicando recurso de planificação

Uma simples extrusão feita por meio de uma linha com o recurso flange/base aba no SolidWorks já é possível de ser planificada, vamos seguir um passo a passo para aprender a realizar essa tarefa.

Passo 1 – Iniciando o ambiente de chapas metálicas

Inicie um novo documento no SolidWorks e habilite a aba de chapas metálicas clicando com o botão direito do mouse sobre qualquer uma das abas já visíveis,  após clicar selecione a opção chapas metálicas. Depois de ter feito isso você irá notar que a aba de chapas metálicas está presente no menu, clique sobre ela com o botão esquerdo do mouse e você já estará no ambiente de chapas metálicas do SolidWorks.

 

Passo 1 - iniciando o ambiente de chapas metalicas

Passo 1 - iniciando o ambiente de chapas metalicas

Passo 2 – Desenhando o sketch

Crie um novo sketch usando um dos planos padrões do SolidWorks para isso, agora selecione na aba esboço a ferramenta de linha e desenhe duas linhas conforme demonstra a imagem abaixo. Confirme o sketch para sair do ambiente de desenho.

Passo 2 - desenhando o sketch

Passo 2 - desenhando o sketch

Passo 3 – Extrudando o perfil

Na área gráfica do SolidWorks clique sobre a linha que acabou de criar e então indo novamente para a aba de chapas metálicas clique sobre a primeira ferramenta chamada Flange/Base Aba. Você perceberá que uma pré visualização já pode ser vista, configure no parte esquerda da janela a espessura da chapa e também seu comprimento, logo depois confirme o comando.

 

Passo 3 - extrudando o perfil

Passo 3 - extrudando o perfil

Passo 4 – Planificando a chapa metálica

Agora você já possui um produto desenvolvido em chapa metálica, basta clicar sobre a ferramenta Planificar para poder visualizar o blank, clicando novamente sobre a ferramenta Planificar o produto retorna ao seu estado normal.

 

Passo 4 - planificando a chapa metalica

Passo 4 - planificando a chapa metalica

O recurso de planificação de chapas metálicas do SolidWorks é muito fácil de ser utilizado, mas para que tudo ocorra bem é preciso desenvolver o modelo da forma correta no ambiente de chapas metálicas do software.

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

  1. william marcilio em 04/12/2012:

    olá Thiago,voçê tem algum curso sobre estampos?seja no solid work ou no auto-cad.

    Responder
  2. Douglas José Gamon em 03/12/2012:

    Gostaria de fazer este curso de solid works pois já fui projetista de ferramentas no tempo da prancheta.
    Há possibilidade de aprender algo sobre o assunto mesmo tendo pouca ou quase nenhum conhecimento no desenvolvimento gráfico através de computador?

    Responder
    • CADguru em 04/12/2012:

      Olá Douglas,

      Por gentileza o Sr. deseja cursos sobre SolidWorks?

      Aguardo retorno

      Responder

Comentários (3):