Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

AU Brasil 2012 – Novidades Tecnológicas

Postado em: 15/10/2012 Nenhum comentário

No último dia 09 aconteceu no WTC em São Paulo um dos eventos mais importantes da área tecnológica no ramo de projetos, o AU Brasil 2012. Neste evento a Autodesk trouxe as últimas novidades nas áreas de Arquitetura e Construção, Mecânica, Animação 3D, Cinema e Simulações. Com o tema “Aprenda. Conecte-se. Explore”, o evento trouxe mais de 50 palestras divididas em 6 sessões. A cada sessão novas possibilidades de uso dos softwares mais consagrados da Autodesk, como AutoCAD, Revit, 3dsMAx, Maya, Civil 3D, Inventor, entre outros tantos, eram apresentadas.

CADguru presente!

O CADguru esteve presente e pode acompanhar uma das palestras mais importantes do evento, com a evangelista da Autodesk Lynn Allen, que trouxe algumas novidades do AutoCAD 2013. A que mais nos chamou a atenção sem dúvida foi o fato de que o AutoCAD começa a ficar mais inteligente a partir desta versão. A exemplo do que já acontecia com outros softwares como o Inventor, agora é possível importar um modelo 3D e desmembrá-lo em um projeto 2D totalmente paramétrico, com apenas alguns comandos. Qualquer alteração no modelo 3D é feita automaticamente no modelo 2D. Pena que as palestras tinham um tempo limitado, pois ficamos empolgados em ver a Lynn Allen mostrar mais dessa novidade, mas prometemos testá-la e explicar como o comando funciona.

Auditório AU 2012

Vista do auditório no AU 2012

Além do tradicional AutoCAD, estivemos também nas palestras de Revit, que trouxeram este ano, além das vantagens do ponto de vista de ganho de tempo de projeto, também algumas metodologias de organização do fluxo de trabalho com este software. Como vários escritórios de Arquitetura e Engenharia já estão adotando parcial ou totalmente o Revit e a tecnologia BIM como ferramentas de trabalho, estivemos em palestras que já começam a nos mostrar como organizar orçamentos, gerenciar equipes de trabalho e como trabalhar com o Revit associado a outros softwares Autodesk.

Uma das novidades que chamou a atenção dos participantes, foi a integração do SketchUp nos processos de projeto. Com um App desenvolvido pela Autodesk, agora é possível importar os modelos SKP para o AutoCAD. Também é possível importá-los para o Revit ou 3dsMax, otimizando a concepção de projeto. Para quem já está familiarizado com a simplicidade do SketchUp isso é uma ótima notícia, pois podemos começar os esboços nele, importar para o AutoCAD ou Revit, fazer a validação de projeto, organizar a documentação e finalizar com a renderização do 3dsMax, por exemplo. Para  para quem quer se familiarizar com o SketchUp ou AutoCAD basta  fazer um dos cursos do CADguru.

Palestra AU 2012

Palestra AU 2012

E daqui pra frente?

Para finalizar deixamos a dica dos rumos que os principais softwares estão tomando: AutoCAD para projetos, 3dsMax para animações, Maya para cinema, Revit para projetos e maquetes eletrônicas. Entre todos eles a Autodesk busca promover cada vez mais a integração das tecnologias para que um software seja complementar e compatível com o outro. Além disso vale lembrar também o forte investimento na nuvem e a integração das suítes dos softwares com renderizações virtuais através do Autodesk 360.

Cada vez mais caminhamos para que a tecnologia seja acessível e de fácil aprendizado. Em um futuro próximo realmente poderemos estar todos conectados, trabalhando, criando, estudando, tanto na mesma sala do escritório como em outras cidades e até outros países. O intercâmbio de ideias e formas de trabalho só tem a ganhar.

Sobre o autor:

Equipe CADguru A Equipe CADguru cuida do conteúdo e divulgação do site, novas iniciativas, administração de servidores, controle de qualidade dos cursos, atendimento os usuários e em geral tudo o que precisa para fazer o CADguru fornecer conhecimento gratuito de alta qualidade.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):