Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

AutoCAD Civil 3D: Qual o significado do ícone amarelo ao lado de uma Superfície?

Postado em: 31/07/2015 Nenhum comentário

O AutoCAD Civil 3D é um dos softwares mais utilizados no mundo para a elaboração de projetos de infraestrutura, e isto se deve ao fato de oferecer ao usuário um ambiente de trabalho que facilita a criação, edição, formatação e obtenção de resultados a partir de suas ferramentas.

interface do autocad civil 3d

Interface do AutoCAD CIvil 3D 2014.

Uma das principais ferramentas deste software, a Superfície (Surface) é indispensável na maioria dos projetos desenvolvidos, já que ele representa o terreno existente, ou que será desenvolvido para a implementação de uma obra de infraestrutura.

superficie civil 3d

Superfície criada no AutoCAD Civil 3D 2014.

Como o nosso objetivo, neste texto, é explicar o que são os símbolos amarelos, que aparecem ao lado de uma superfície, enquanto o usuário manipula um projeto, falaremos um pouco sobre a guia Prospector da Toolspace, para assim, entendermos melhor o tipo de informação que este ícone apresenta.

erro de superficie autocad civil 3d

O que são estes ícones amarelos?

A guia Prospector da Toolspace

A guia Prospector da Toolspace, apresenta aos usuários todos os objetos que foram criados em um desenho. Desta forma, Superfícies, Alinhamentos, Corredores e Parcelas, podem ser facilmente acessados pelo usuário facilitando sua interação com todos os componentes do projeto.

toolspace do autocad civil 3d

A Toolspace do AutoCAD Civil 3D é uma das principais paletas deste software.

Devido ao constante acesso dos usuários a guia Prospector da Toolspace, os desenvolvedores do AutoCAD Civil 3D criaram formas de apresentar informações, referentes aos objetos existentes em um desenho, para que o usuário possa identificar possíveis erros e corrigi-los o mais rapidamente possível. É devido a isso, que visualizamos em determinados momentos o ícone amarelo ao lado de uma superfície.

Superfícies desatualizadas

Agora que já sabemos que a partir da guia Prospector, o AutoCAD Civil 3D apresenta aos usuários informações referentes aos objetos existentes, vamos entender o motivo pelo qual o ícone amarelo é apresentado ao lado de uma Superfície.

Para isso, basta entendermos o procedimento realizado pelo software para a criação deste objeto. Basicamente, o AutoCAD Civil 3D utiliza de referências geométricas, como pontos, curvas de nível ou imagens de satélite, para criar uma malha triangular contendo coordenadas x, y e z. Quando de alguma forma, perdemos, ou removemos acidentalmente estas referências do desenho, o AutoCAD Civil 3D apresenta um ícone amarelo ao lado da Superfície em questão, de forma a informar o usuário que o objeto se encontra desatualizado.

pontos topograficos superficies civil 3d

Pontos topográficos podem ser utilizados para criar Superfícies no AutoCAD Civil 3D 2014.

E ai você pode estar se perguntando! Isso é um problema?

De certa forma sim, pois você não conseguirá reconstruir sua superfície caso ocorra algum erro durante a elaboração do projeto. Caso a referência não tenha sido perdida, basta usar a opção Rebuild, dentre as ferramentas de edição de Superfícies.

ferramenta rebuild civil 3d

A ferramenta Rebuild reconstrói uma Superfície que se encontra desatualizada.

No vídeo abaixo, apresento a vocês o processo de reconstrução de uma superfície, de forma a remover este ícone da Toolspace, então se você ainda não viu este processo de reconstrução, assista agora mesmo o vídeo e acrescente esse conhecimento em seu currículo!

Desta forma encerramos este texto e desejamos a todos uma excelente fim de semana de aprendizagem!

Quer aprender mais? Confira os Cursos de AutoCAD Civil 3D da Loja Cursosguru e aproveite as promoções!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):