Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
Conceitos e funções importantes do AutoCAD 2013
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

AutoCAD – Conceitos e Funções Importantes

Postado em: 04/07/2012 Comentários (17)

É extremamente importante para os que estão iniciando o aprendizado no sistema CAD AutoCAD conhecer algumas funções e conceitos importantes relacionados ao software para tirar melhor proveito de tudo o que o AutoCAD tem a oferecer, em muitos casos existem pessoas que começam a aprender a trabalhar no AutoCAD e deixam para trás, seja por falta de informação ou mesmo pela pressa em aprender rápido, alguns conhecimentos que serão muito úteis para facilitar o trabalho e consequentemente otimizar o tempo investido na criação de um novo projeto.
Existem comandos simples no AutoCAD que sendo bem utilizados podem contribuir muito no desenvolvimento do desenho elaborado com o AutoCAD, se aprendermos a usar esses comandos da forma correta e no momento certo, com certeza seremos muito mais eficientes e trabalharemos com maior segurança. Vamos então conhecer esses simples comandos e funções do AutoCAD que fazem toda a diferença.

O grid no AutoCAD

Comando de precisão Grid no AutoCAD

Este é um comando de precisão que pode ser facilmente usado para nos orientar na criação do desenho, ele pode ser habilitado e desabilitado apenas pressionando a tecla F7 do teclado ou por meio de um botão que se encontra no rodapé da interface do AutoCAD junto aos comandos de precisão. Uma vez que o grid é habilitado ele faz aparecer em toda a área gráfica do AutoCAD uma espécie de grade que pode servir como referência para verificar, por exemplo, o alinhamento entre entidades que estão sendo desenhadas, a grade do grid pode ser totalmente controlada no que diz respeito ao seu espaçamento tanto na direção do eixo X quanto na direção do eixo Y.
Por padrão o grid já vem habilitado quando iniciamos o trabalho com um template padrão do AutoCAD, e os espaçamentos da grade estão definidos em 10 unidades para X e 10 unidades para Y, como eu disse esse espaçamento pode ser facilmente configurado de acordo com a necessidade do projeto e também de acordo com a preferência do usuário.

Grid no AutoCAD

Para configurar o espaçamento da grade basta acessar o menu > tools > drafting settings, na janela que se abre acessar a aba snap and grid e na região da janela grid spacing modificar os valores de X e Y conforme o desejado.

O snap no AutoCAD

Comando de precisão Snap no AutoCAD

Trabalhar com o comando de precisão snap significa conseguir de forma simples trabalhar com mais precisão, isso porque quando estamos com o snap habilitado o AutoCAD cria uma espécie de malha magnética que guia o cursor entre intervalos dimensionais que podemos também configurar, ou seja, se configuramos o snap para criar intervalos de espaços dimensionais de 50 para X e 50 para Y, ao passo que traçamos uma geometria ela será traçada com a precisão entre seu ponto inicial e final de 50 unidades. Trabalhando assim podemos criar geometrias com medidas exatas dando apenas poucos cliques no mouse, e também não será necessário inserir nenhum valor via teclado numérico para criar a geometria de acordo o dimensional necessário.

Snap no AutoCAD

Para configurar o intervalo de espaçamento do snap podemos acessar o menu > tools > drafting settings, na janela que se abre acessar a aba snap and grid e configurar na região snap spacing o valor desejado para X e para Y.

Unidades de trabalho no AutoCAD

Units no AutoCAD

Para ter acesso às configurações das unidades de trabalho no AutoCAD é bem simples, após iniciar o AutoCAD basta digitar no teclado o comando “Units” (sem aspas) e teclar “Enter”, dai então a janela que pode ser visualizada à esquerda aparecerá e as configurações podem ser realizadas.

Quando falamos de unidades de trabalho no AutoCAD temos que ter em mente que o AutoCAD é um software adimensional, isto é, se criamos um quadrado com 50 unidades em cada um de seus lados, significa que as laterais do quadrado possuem 50 unidades em cada lado, porém a unidade de medida para dimensionar essas unidades quem define é o usuário, será o usuário quem irá definir se deseja trabalhar em mm, cm, m, entre outras.
Importante é saber que independente da unidade escolhida pelo usuário, sempre devemos trabalhar e criar nossos desenhos ou projetos em escala 1:1, caso haja a necessidade de aplicar escala no desenho, isso deve ser feito após a conclusão do mesmo.

Nota: Somente quando se trabalha com blocos é que a unidade de medida escolhida poderá fazer diferença. Exemplo: quando se insere um bloco que foi criado em cm em um desenho que está sendo criado em mm, ocorrerá divergência no desenho devido à diferença entre as unidades. Isso pode ser corrigido facilmente por meio do comando Units.

Limite do desenho no AutoCAD

Comando Limits no AutoCAD

Por fim vamos tratar do tema do limite do desenho no AutoCAD, tendo em vista que o AutoCAD não possui uma unidade de medida específica para o trabalho, podemos dizer que também não existem limites para se desenhar dentro da área gráfica do AutoCAD. Estou afirmando que o espaço para se desenhar no AutoCAD é sim infinito, o que podemos fazer é reservar dentro desse espaço infinito uma área que fora dela não será possível desenhar, para fazer isso podemos utilizar então o comando limits, esse comando quando habilitado tem a função de isolar uma área da área gráfica sendo que fora da qual não é possível inserir geometrias.
Em minha opinião o mais importante em saber disso está no fato de que em algum momento podemos receber algum tipo de desenho que foi salvo com o limits habilitado, sendo assim não conseguiremos traçar geometrias fora da área determinada pelo limits. Podemos resolver isso desabilitando o limits, basta digitar limits no teclado para entrar no comando, após entrar no comando poderemos notar que no comando line haverá a opção [ON] / [OFF], clicando sobre a opção ON desligamos o limits e podemos continuar desenhando livremente em qualquer local da área gráfica do AutoCAD.

Pudemos perceber que conhecendo apenas alguns poucos comandos e funções do AutoCAD o trabalho pode ficar muito mais fácil, como estes comandos que acabei de citar existem ainda muitos outros comandos simples de serem aplicados que fazem o trabalho render muito mais.

Você pode conhecer esses comandos e começar a usá-los em seus desenhos ou projetos fazendo um dos nossos Cursos de AutoCAD o Curso de AutoCAD 2013 Criando Desenhos Mecânicos que o CADguru preparou visando proporcionar o ensino do software de maneira descomplicada para que você realmente aprenda da melhor forma possível.

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

  1. Kiesse Ndongala em 11/07/2014:

    muito obrigado pela as dica do grid e outros comandos .farei os possível apreender com vosco estou grato pela cofiança.

    Responder
  2. Francisco Ribeiro em 30/03/2014:

    A necessidade de ajustar os comandos, Limits, units e gride em cada inicio de desenho

    Responder
    • CADguru em 01/04/2014:

      Olá Francisco,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
      • Francisco Filho em 29/06/2014:

        Preciso inserir o comando limits em cada inicio de desenho

        Responder
        • CADguru em 01/07/2014:

          Olá Francisco,

          O Sr. poderá consegui auxilio no fórum, lá o autor conseguirá lhe informar.

          Atenciosamente.

          Responder
  3. Alex em 14/09/2013:

    1) Como se define a unidade de trabalho AutoCad ?
    2) Como se determina area de trabalho do AutoCad ?
    3) Como se cria uma malha de referência ?
    4) Qual é a função do comando Snap?

    Responder
    • CADguru em 16/09/2013:

      Olá Alex,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  4. ODACY MELOi em 01/09/2013:

    Como faço para baixar e instalar o AUTOCAD 2010?

    Responder
    • CADguru em 04/09/2013:

      Olá Odacy,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  5. ebson em 22/06/2013:

    consegui o autocad 2012, só que não tenho a opção da grade, ou gride, lendo sobre algumas pessoas falaram que existem versões que não tem a grade, isso procede, e se procede como faço para minha versão ter a grade, sou iniciante e isso ajuda muito, obrigado.

    Responder
    • CADguru em 26/06/2013:

      Olá Edson,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.
      Atenciosamente.

      Responder
  6. Danilo em 19/05/2013:

    Como faço pra deixar a grade no AutoCAD 2007 parecida com um papel milimetrado como nas fotos?
    Não consigo, a grade só fica pontilhada…

    Responder
    • CADguru em 21/05/2013:

      Olá Danilo,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  7. Diogo em 15/04/2013:

    Oi. estou com uma problema e gostaria de saber se você pode me ajudar.
    Recebi um desenho que parece que foi ampliando com o comando scale e as medidas ficaram extraordinariamente grandes. Sendo assim quando tendo traçar uma linha de 40 ele saí como se fosse de menos de 1 e pra traçar uma linha que se parece com 40 tenho que traçar uma linha de uns 10000. Como corrijo isso?

    Responder
    • CADguru em 16/04/2013:

      Olá Diogo,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  8. Weslei Salviano em 31/10/2012:

    Parabéns pelo trabalho meu amigo, as dicas foram de ótima relevância!

    Responder
  9. Maria Lima em 11/07/2012:

    Adorei aprendi bastante coisas continue mandando mais informações muito obrigada.

    Responder

Comentários (17):