Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

AutoCAD e Pitágoras: uma associação perfeita em CAD e CAM

Postado em: 12/08/2014 Comentários (2)

Para programação de erosão a fio, um dos softwares de programação mais utilizados é o Pitágoras. Ele possui uma interface muito simples de ser usada,  um custo consideravelmente baixo e também temos que levar em consideração a sua grande aplicabilidade.

O Pitágoras tem como base desenhos elaborados em um plano de trabalho 2D e os usuários podem, por meio de ferramentas disponibilizadas pelo software, desenvolver o perfil desejado do corte, mas como todo programa que não é específico da área de CAD, ele tem suas limitações, por isso, um grande auxiliador do Pitágoras é o AutoCAD.

Qualquer software CAD tem condições de gerar desenhos no formato .DWG, porém, temos no AutoCAD um gama gigantesca de recursos para desenvolvimento de perfis 2D de forma rápida e de qualidade. Qualquer programador deve ter como base um conhecimento, nem que seja inicial nessa ferramenta. Sendo assim, quem utiliza o Pitágoras consegue, de maneira muito simples, importar qualquer tipo de desenho desenvolvido no AutoCAD, que por sua vez disponibilizou ao usuário uma maneira eficiente de elaborar qualquer desenho que seja no plano de trabalho 2D, que é o plano utilizado na programação feita com o Pitágoras.

Usinagem de erosão a fio

 

Principais características do Pitágoras

Segundo a principal distribuidora do software Pitágoras MICROCAM, com a versão 4.5 temos uma série de melhorias implantadas as quais podemos destacar:

  • Usinagens de perfis paralelos, com conicidade, combinação de 2 perfis e destruição da área central.
  • Geração de programas com múltiplas figuras, com a possibilidade da organização automática pelo software, para que a usinagem se realize à noite, sem a presença do operador. Este recurso é totalmente aproveitável em máquinas com inserção automática de fio.
  • Usinagens com até 8 repasses (inclusive punções).
  • Análise de Usinagem: evita que muitos problemas de usinagem cheguem à máquina, checando se há problemas com os cursos dos eixos (X,Y,U e V), compensação do fio, comprimento dos elementos, geometria, ângulos de inclinação, além de gerar o movimento do fio em qualquer plano, permitindo a análise da interferência do fio com a peça.
  • Simulação em sólido em 3D .
  • Macro para furos. Permite a criação automática de usinagens de furos (redondos) a partir dos círculos, ou seja, o tempo gasto para a criação da usinagens de 1 ou 100 furos é praticamente o mesmo.
  • Documentação das máquinas já adaptadas ao software. Fornece regras para transferência de programas para a máquina, seja através de disquete, comunicação serial ou fita perfurada, permitindo ao próprio usuário, por exemplo, a elaboração do cabo de comunicação serial e configuração da máquina para tal fim.

Desenho 2D do auto CAD utilizado para usinagem no Pitágoras

Podemos então encontrar no Pitágoras uma grande ferramenta de usinagem em erosões a fio e sempre tendo como principal cúmplice os desenhos 2D desenvolvidos no AutoCAD, onde podemos importar os artigos .DWG sem qualquer interferência de compatibilidade.

Lembrando que é necessário que programador tenha um mínimo de conhecimento no AutoCAD e aqui no CADguru temos vários cursos gratuitos sobre o software.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

  1. Marco Antonio camelo de Freitas em 21/03/2015:

    estou precisando tirar uma duvida em relacao ao sistema hicam. Para fazer uma peca na eletroerosao usando os 4 eixos, se alguem ja trabalhou com esse sistema ou sabe de outro mande resposta.

    Responder
    • CADguru em 24/03/2015:

      Olá Marco,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para

      interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores

      dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):