Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Quais os benefícios da tecnologia IMachining 3D do SolidCAM?

Postado em: 29/10/2013 Nenhum comentário

A tecnologia iMachining é simplesmente surpreendente. Isso é o que os usuários dessa tecnologia deixam bem claro quanto a sua utilização. O mais novo módulo de CAM, totalmente integrado ao SolidWorks, vai aumentar o lucro das máquinas CNC em que é aplicada a tecnologia iMachining. E ainda por cima, aumentará a produtividade em uma quantidade jamais imaginada. Confira um exemplo de usinagem iMachining 2D:

A tecnologia 3D iMachining foi totalmente atualizada e enriquecida com a mais completa e recente tecnologia 3D, com recursos de alta tecnologia e qualidade, tomando principalmente como base a já conhecida tecnologia de algoritmos iMachining 2D. Nela, se calcula o caminho percorrido pela ferramenta durante o processo de usinagem, de uma forma otimizada em cada nível “Z” (eixo de referência a altura de usinagem), garantindo um tempo de usinagem totalmente reduzido, com uma alta taxa de remoção de material e uma longa durabilidade do ferramental usado nesse processo.

Recurso de usinagem IMachining, usada no SolidCAM.

Usinagem IMachining

Para conseguir menor tempo e aumentar consideravelmente a qualidade do processo de usinagem, a tecnologia 3D iMachining fez uma otimização na ordenação das operações de usinagem para eliminar os chamados cortes no vazio, que é o caminho que a ferramenta percorre sem remover material e também o reposicionamento da ferramenta durante o processo de usinagem, diminuindo o tempo ocioso. Um outro ponto forte é que este recurso mantém o modelo de blanque sempre atualizado, para assim, reconhecer automaticamente as áreas que faltam usinar, tendo em vista as operações anteriores. Confira um exemplo de usinagem iMachining 3D:

Principais vantagens da tecnologia 3D iMachining:

  • Corte em altas profundidades para desbastes mais rápidos, otimizados com a tecnologia iMachining 2D em cada passada;
  • Desbastes que tiram como base a altura útil da ferramenta, o que diminui extraordinariamente o tempo de usinagem e aumenta visivelmente a vida útil da ferramenta;
  • Usinagem inteligente de baixo para cima, para garantir scalop (corte curvado) constante;
  • Reposicionamentos inteligentes que eliminam retrações e longos movimentos no vazio;
  • Modelo 3D do modelo blanque atualizado constantemente, que elimina “cortes no vazio”;
  • Desbastes e pré-acabamentos totalmente automáticos para peças prismáticas;
  • Este módulo de usinagem de alta velocidade fornece todas as funcionalidades para acabamentos perfeitos.

Podemos considerar a tecnologia 3D iMachining como sendo um grande passo para todo o processo de usinagem, podendo diminuir drasticamente o tempo de usinagem, conservar a vida útil do nosso ferramental, sem perder a qualidade, e obter como resultado alta margem de lucro.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):