Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Blender: conheça este poderoso software de modelagem 3D

Postado em: 27/11/2013 Comentários (3)

O Blender é um poderoso software de computação gráfica, que permite a criação de conteúdo 2D e 3D. Com uma série de plataformas integradas, o Blender oferece aos seus usuários completas funcionalidades no desenvolvimento de modelagem 3D, texturização, renderização, animação, pós-produção, escultura digital e criação de conteúdo 3D interativo (games).

Destinado a artistas e profissionais envolvidos com as áreas de propaganda, publicidade, filmes, animações 3D, decoração, arquitetura, edição de imagens e muitas outras. O Blender é um software amplamente utilizado pelo mundo, não só por profissionais, pois exige uma pequena demanda de recursos de hardware para seu funcionamento, não sendo necessário ter um supercomputador voltado para computação gráfica. Isso faz do Blender o software mais popular entres os iniciantes dessa área.

Um conjunto de imagens criada utilizando o Blender que ilustram várias área de atuação do software.

Um conjunto de imagens criadas utilizando o Blender que ilustram várias área de atuação do software.

Conheça a história do Blender

Liberado para o mundo em 13 de outubro de 2002 como um software de licença pública geral, isso quer dizer “grátis”, o Blender se tornou uma das primeiras escolhas de quem quer aprender um software de computação gráfica.

Em constante desenvolvimento desde então, o Blender recebe atualizações periódicas feitas pela organização holandesa sem fins lucrativos Blender Foundation, criada e dirigida pelo co-fundador do software Ton Roosendaal.

Para mostrar a capacidade na criação de trabalhos de alta qualidade com o Blender, de tempo em tempo a Blender Foundation, em conjunto com uma série de artistas voluntários, criam utilizando os recursos do Blender um filme de conteúdo livre (Open Movie), com o objetivo de divulgar o software, suas aplicações e novos recursos que são acrescentados a cada lançamento. Entre os Opens Movies mais conhecidos da Blender Foudation estão animações como Big Buck Bunny, Sintel e um dos mais recentes lançamentos Tears of Steel, que veio para mostrar a capacidade do Blender de criar uma interação de elementos de computação gráfica com atores reais.

Se você quer saber mais sobre o Blender e conhecer alguns dos trabalhos extraordinários feitos com esse software, pode acessar também o canal no YouTube ou fazer o download do software.

Sobre o autor:

Mateus Henrique Formado em Ferramentaria e Mecânica de manutenção pelo SENAI, trabalho com construção, manutenção e desenvolvimento de peças e ferramentas CDR para industria automotiva. Tive meu primeiro contato com softwares CAD em 2006, começando com Solidworks e AutoCAD. Logo em seguida migrei para o CATIA V5, que era o software utilizada na empresa que eu trabalhava na época, desde então estou sempre buscando conhecimentos em softwares 3D. Atualmente estou focado no desenvolvimento de materiais relacionados a software tridimensionais para web e cursando engenharia mecânica para aperfeiçoar os meus conhecimentos e me graduar na área.
Leia mais

Leia também

  1. JR em 28/11/2013:

    Boa tarde, Mateus Henrique.
    Gostaria de saber se com o Blender da para desenhar e calcular engrenagens, ele tem essa facilidade?
    Tipo fazer desenho mecânico, obrigado.
    Att… JR

    Responder
    • Equipe CADguru em 05/12/2013:

      Olá,
      Com o Blender é possível desenhar qualquer coisa, desde desenhos inorgânicos (Ex: peças, ferramentas, máquinas, carros, casas aviões, naves,etc) e também orgânicos (pessoas, animais, plantas…) vai muito da criatividade e habilidade do usuário. Você pode até desenhar uma engrenagem ou várias, e fazer uma simulação dessas engrenagens funcionando e interagindo com outros componentes ou criar um personagem de desenho animado baseado em uma engrenagem. Porém o Blender é voltado para a computação gráfica, ou seja, os desenhos feitos no Blender são mais para visualização, para você montar uma imagem, cena ou vídeo daquilo que você imaginou.
      Se for o caso de criar uma peça paramétrica, onde você tem todas as medidas de acordo com as normas de mecânica, o Blender não é muito indicado, até é possível fazer, mas é muito trabalhoso. Neste caso eu indicaria outros softwares como: CATIA V5, Inventor, SolidWorks.

      Responder
    • CADguru em 03/12/2013:

      Olá Jr,

      Obrigada pelo seu contato.
      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (3):