Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Características chaves dos locais

Postado em: 06/02/2013 Nenhum comentário

Nós sabemos que no Civil 3D fica muito mais fácil trabalhar com projetos de loteamento, mas você sabe exatamente quais são as características de um local? Este artigo trará a vocês algumas peças chaves para se trabalhar com locais.

Delimitação de Local (Sites) Civil 3D

Delimitação de Local (Sites) Civil 3D

6 Dicas para melhorar a utilização de Locais no Civil 3D

1 – Interação entre objetos na mesma coleção de locais

Objetos que se encontram na mesma coleção de locais, interagem topologicamente um com o outro. Ou seja, cada modificação realizada na geometria de um local altera a geometria de todos os objetos contidos nele, e, também, qualquer modificação em uma parcela contida neste local altera as características das outras parcelas.

2 – Utilização de objetos alinhamentos, feature lines, grades e parcelas juntos com Locais

Um local poderá conter alinhamentos, feature lines, grade e parcelas. Como os locais são objetos do Civil 3D, estes também podem conter objetos do Civil 3D, e estes objetos podem facilitar muito o trabalho com parcelas, pois substituem os objetos CAD normalmente utilizados, como as polilinhas.

3 – Um objeto para um Local

Um objeto poderá estar inserido em apenas um local. Em um projeto de loteamento, por exemplo, você poderá trabalhar com vários locais ao mesmo tempo, porém cada um possuirá seus determinados objetos, que por sua vez só poderão estar em um mesmo local.

4 – Vários Locais para representar uma região

Vários locais diferentes podem ocupar a mesma região geográfica. Em um projeto você poderá trabalhar com vários locais que representem melhor as características da região estudada. Por exemplo, em uma região onde existam 4 propriedades, você poderá representar cada propriedade utilizando um local diferente.

5 – Mover e Copiar objetos para um Local diferente

Você poderá mover ou copiar objetos de um local para outro. Este processo é muito utilizado por vários motivos: ou por que diferentes locais podem possuir objetos parecidos, ou então por que você quando criou um objeto, por exemplo, um alinhamento, o inseriu no local errado, e por isso terá que movê-lo para o local correto.

6 – Duas linhas com mesmo valor de elevação

Quando duas linhas se cruzam em um mesmo local elas alcançam o mesmo valor de elevação. Este comportamento é bastante interessante e ocorre devido a primeira afirmação que fizemos neste artigo, onde os objetos contidos em um local interagem entre si. Mas preste atenção este comportamento só afeta objetos do Civil 3D, como alinhamentos e feature lines.

Conclusão

Com isso, esperamos ter trazido a vocês algumas características que envolvem os locais no Civil 3D, para que com elas você possa trabalhar melhor com estes grupos de objetos tão utilizados em projetos de infra estrutura, também poderá aprimorar seus conhecimento adquirido com o Curso Projeto de Loteamento com AutoCAD Civil 3D.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):