Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Centro de usinagem 5 eixos

Postado em: 30/05/2016 Nenhum comentário

Você sabe o que é um centro de usinagem 5 eixos? A usinagem em centros de usinagem com a utilização de 5 eixos oferece diversas possibilidades de trabalho independente dos tamanhos e complexidades das peças que você pode efetivamente usinar.

O nome “5 eixos” refere-se ao número de direções de trabalho em que a ferramenta de corte pode locomover. Em um centro de usinagem com a possibilidade de trabalho com 5 eixos, a ferramenta de corte se move linearmente através dos eixos X, Y e Z e, gira nos eixos A e B, abordando assim qualquer direção de corte na peça, ou seja, podemos dizer que o programador pode usinar cinco lados de uma peça em um único trabalho de set-up.

Usinagem por 5 eixos

Existem grandes vantagens na comparação da usinagem com 5 eixos ou a usinagem com 3 eixos simultâneos. Nos processos de usinagem em 5 eixos simultâneos, para executar usinagens complexas o centro de usinagem CNC possui três eixos lineares (X, Y e Z) e dois eixos rotativos (A e B) que são capazes de trabalhar todos ao mesmo tempo, já com as máquinas que possuem apenas 3 eixos, a mesma executa um programa de usinagem sem o trabalho de giro dos eixos. Abaixo temos um vídeo com uma demonstração da usinagem com a máquina 5 eixos:

Benefícios do centro de usinagem 5 eixos

Podemos citar alguns pontos positivos dos trabalho com as máquinas 5 eixos, como:

  • Aumento da produtividade de usinagem de formas complexas em um único set-up
  • Economia de tempo e dinheiro com menos dispositivos de fixação
  • Melhoramento da rentabilidade e fluxo de caixa, com prazos de entrega menores
  • Peças com precisão superior devido à eliminação de múltiplas estações de trabalho
  • Capacidade de usar ferramentas de corte mais curtas com velocidades de corte mais altas sem vibrações, possibilitando assim, atingir acabamentos de superfície superiores e melhor qualidade da peça em geral

Não perca tempo e aprenda mais sobre essa “mágica” da usinagem CNC.

Gostou? Então aproveite para conhecer nossos cursos gratuitos de CNC.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):