Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

CNC: Conheça as funções preparatórias para centros de usinagem FANUC

Postado em: 21/10/2013 Comentários (2)

As funções preparatórias (códigos “G”), utilizadas na programação com linguagem FANUC de máquinas CNC, como o próprio nome diz, são funções de preparação. São elas que definem o modo como uma determinada operação será executada.

Podemos separar esses códigos “G” em dois grupos, o MODAL, onde o código “G” fica ativo até que outro código “G” seja lido pela máquina, e o NÃO MODAL, onde esse código só fica ativo no bloco (linha) em que foi programado.

Exemplo: MODAL

(…)

N100 G01 X150. F1200

N110 Y10.

N120 Z-1.

N130 X-150.

N140 G00 Z100.

(…)

No exemplo acima, podemos perceber que o código G01 é modal e assume toda a programação até encontrar um outro código “G” (G00), onde ele é cancelado para a execução desse outro código “G”.

Exemplo: NÃO MODAL

(…)

N200 G00 Z300.

N210 G28 M05

N220 M30

%

O código G28 é uma função “G” NÃO MODAL. Ela só assume o bloco (linha) N210.

Principais funções “G”

Abaixo, temos uma tabela com as principais funções “G”, utilizadas na programação com linguagem FANUC de máquinas CNC.

Tabela com algumas funções preparatórias "G"

Funções preparatórias “G”

Tabela com algumas funções preparatórias "G"

Funções preparatórias “G”

Em relação a estas tabelas temos que entender principalmente que:

  • Os códigos “G” marcados com * são ativados automaticamente quando a máquina é ligada.
  • Os códigos “G” do grupo 00 não são modais.
  • Mais do que um código “G” podem ser definidos no mesmo bloco, porém, se forem do mesmo grupo, o último código lido pela máquina é o que será executado.

Essa é a base de códigos “G” que temos para todo o nosso processo de programação em centros de usinagem com linguagem FANUC, essas funções são códigos que preparam a máquina CNC para executar uma determinada tarefa. Esses códigos são indispensáveis para qualquer programa. Sem eles, o programa literalmente não poderá ser executado.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

  1. sidney em 07/11/2013:

    tenho uma maquina romi dicovery 560 e toda hora da um erro (ponto final de raio -14040) e naio to conseguindo resolver alguem conseguiria me ajudar

    agradeço desde ja

    Responder
    • Equipe CADguru em 08/11/2013:

      Olá Sidney,
      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum http://www.cadguru.com.br/perguntas-e-respostas/ para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.
      Obrigado.

      Responder

Comentários (2):