Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como aplicar material de grama no 3ds Max?

Postado em: 23/10/2013 Nenhum comentário

Gramados dentro do 3ds Max são feitos através de perfis planos e da aplicação de um material que imite a grama. Este material é encontrado aos montes na internet e até mesmo dentro do 3ds Max. Mas nem sempre este material é bem feito, o que gera um desconforto visual quando o gramado é grande e a fotografia do render mostra ele em sua totalidade. Esse material deve ficar bom, pois quando um cliente pede uma maquete eletrônica 3D, é essencial que tenha um gramado de entorno ou a representação de um jardim bem feitos. No Curso 3ds Max Maquete Eletrônica temos uma aula exclusiva, em que disponibilizamos um material muito bom de gramado para representá-lo em suas maquetes.

Por que é importante usar um bom material?

É importante que você encontre uma boa textura de grama ou monte sua própria textura, tanto com a montagens de outras gramas ou tirando um fotografia muito bem posicionada, a fim de obter bons resultados de texturas. As texturas que encontramos pela internet foram criadas de alguma forma. Normalmente, usa-se programas como Photoshop, Corel Draw, Jasc Paint Shop Pro Studio, dentre outros, para fazer essa montagem.

Neste artigo, você encontrará dicas muito boas para aplicar o material. Você pode usar qualquer material de grama, pois o que vai contar mesmo aqui são os passos que ensinaremos e as dicas sobre as configurações, que evitarão uma grama ruim. Lembrando que o perfil de sua grama já deve estar criado. Neste artigo, criaremos apenas uma área pequena para que vocês aprendam, mas a dica é que vocês poderão aplicar esses conhecimentos diretamente nos seus trabalhos.

Assim que você estiver com o arquivo em JPG, PNG ou BMP da sua grama e o BUMP dessa mesma imagem (salvos no seu computador), vamos partir para os passos a seguir:

Passo-a-passo de como aplicar material de grama no 3ds Max

No artigo Aprenda a configurar o Daylight corretamente pelo Systems, você pode compreender como fazer uma luz profissional para seus trabalhos e, neste artigo, estou usando as mesmas configurações para que a renderização fique legal.

Com as configurações de luz feitas, vamos criar um plane de dimensão 300 x 300 cm. Só para lembrar: se você estiver trabalhando em metros, a dimensão é de 0,300 x 0,300, como mostra figura abaixo:

Como criar um plane no 3ds max?

A seguir, vamos configurar a interface do Material Editor para Clássica. Caso você já conheça a interface nova, basta continuar, mas, neste artigo, usaremos esses passos para que todos possam fazer nas versões antiga e nova. Siga os passos abaixo e altere a interface nova para a clássica:

Como colocar a Interface antiga do 3ds max?

Assim que alterada, selecione qualquer slot de material (esferas cinzas em um quadradinho) e primeiro clique em Standard. Em segundo, vamos selecionar Materials, e, em terceiro, selecionaremos Arch & Design, clicando duas vezes com o botão esquerdo do mouse para confirmar esta operação:

Como aplicar um Arch & Design no 3ds Max?

A dica agora é retirar o aspecto natural desse material que já vem com reflexo. Para tirar o reflexo de um material Arch & Design devemos, portanto, alterar os valores do Reflectivity e Glossiness do índice do Reflection. Altere para 0,1 o Reflectivty, e para 0,01 o Glossiness, como mostra a figura a seguir:

Qual a maneira de tirar os reflexos dos materiais?

Assim que esta alteração for feita, podemos adicionar a textura de grama neste material. Primeiramente, é só clicar no quadradinho indicado abaixo, que é o local onde você define uma imagem ou outro material para fazer os efeitos necessários, em princípio está apenas definida a cor deste material (cinza). Em seguida, vamos escolher em Standard a opção Bitmap, clicando duas vezes com o botão esquerdo do mouse:

Como colocar uma textura de grama num material no 3ds Max?

Selecione a imagem que está salva dentro do seu computador, que você baixou ou montou, e em seguida clique em Open, com o botão esquerdo do mouse:

Qual a maneira de selecionar uma imagem de grama?

Note que esta etapa faz com que painel do Material Editor fique nas configurações da imagem que você selecionou, e, precisamos voltar ao painel anterior para aplicar mais um aspecto para a grama:

Como voltar ao painel de materiais no 3ds Max?

Role a barra da direta até encontrar a opção de Special Purpose Maps e clique em None do Bump. Em seguida, selecione o Bitmap do Standard:

Como colocar uma textura BUMP de grama num material no 3ds Max?

Novamente, selecione a imagem Bump salva em seu computador, que você baixou ou montou, e, em seguida, clique em Open com o botão esquerdo do mouse:

Qual a maneira de selecionar uma imagem BUMP de grama?

Agora volte ao painel anterior, como mostra a figura abaixo:

Como voltar ao painel de materiais no 3ds Max?

Caso queira visualizar o material na cena do 3ds Max, primeiro você deve selecionar o ícone Show Shaded Material in Viewport e, em seguida, clicar em Assign Material to Selection para poder ver o material na perspectiva:

Qual a forma de aplicar um material num elemento do 3ds Max?

Agora iremos adicionar um modificador muito bom para fazer pequenas alterações dos Gizmos da textura, a fim de posicionar melhor a textura dentro do elemento. Então, selecionando o Plane, clique no painel Modify:

Como entrar no painel modify no 3ds Max?

Clique na seta para baixo que contém vários modificadores e selecione lá em baixo (quase no final) a opção UVW Map:

Como aplicar um UVW Map no 3ds Max?

Pronto! Você adicionou o modificador que possibilitará a edição rápida da posição desta textura de grama no Plane. Para fazer essa modificação, você precisa primeiro precisa clicar em Gizmo (embaixo do UVW Map do Painel Modify). Segundo: selecionar que tipo de malha é seu perfil (neste caso o perfil do elemento é um Plane, mas é sempre bom usar a opção Box, pois garante que, se houver superfície ondulada cheia de seguimentos, a textura obedeceria o perfil). Terceiro: você deverá escolher que Gizmo alterar e realizar as alterações que deseja (mova, rotacione ou altere o tamanho da imagem) e, por último, para desabilitar a opção de alteração desses Gizmos, clique novamente. Estes passos são melhor demonstrados a seguir:

Como modificar os Gizmos de uma textura no 3ds Max?

Deste caso, alterei os Gizmos e achei legal a posição a seguir:

Como ver a modificação dos Gizmos?

Como eu estou usando um ambiente com luz solar, posicionei a minha vista como se fosse um horizonte e fiz a renderização para ver como que ficou o resultado do Material de Grama:

Como renderizar uma grama no 3ds Max?

Espero que vocês tenham gostado do artigo e aproveitem para aprender cada vez mais. Se tiver interesse em crescer na carreira de Design 3D, não deixe de fazer os cursos que o CADguru oferece nas áreas de 3ds Max e Revit.

Sobre o autor:

Daniel Henrique Arantes Graduando em Engenharia Civil, com mais de 10 anos de experiência em AutoCAD, desde então trabalhando com projetos de desenhos, maquetes eletrônicas utilizando softwares como REVIT, 3ds Max e AutoCAD. Experiência profissional em escritório de Engenharia Civil e Arquitetura. Nas horas vagas, como hobby, utiliza o 3D Max Studio para fazer animações 2D e 3D.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):