Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como converter entidades no SolidWorks 2013?

Postado em: 28/10/2013 Comentários (2)

Ao passo que vamos nos acostumando com o modelamento no SolidWorks, podemos utilizar algumas ferramentas que aceleram o processo de criação dos sólidos. Uma ferramenta que considero muito importante para acelerar o processo de construção de esboços é a “Converter Entidades”. Para explicar melhor esta ferramenta, vamos fazer um passo a passo em nossa videoaula demonstrando a criação de um rebaixo conforme a peça logo abaixo, utilizando o “Converter Entidades”.

Como criar o rebaixo através do recurso Converter Entidades do SolidWorks

Rebaixo criado através do converter entidades

Criando o esboço

Para realizar o recurso, iremos utilizar o plano da face inferior da peça como referência do corte.

Como selecionar o plano do esboço no SolidWorks

Selecionando o plano do esboço

Convertendo a entidade no SolidWorks 2013

O diâmetro desejado do rebaixo deve ser igual ao rebaixo no outro lado da peça. Perceba que o outro corte está localizado em uma face inclinada, mas quando utilizamos a ferramenta de “Converter Entidades” o diâmetro vem como uma projeção ao plano que selecionamos do esboço. Com essa projeção, o diâmetro já fica correto, sem precisar medir o outro furo.

Para aplicar a conversão, selecionamos as arestas que desejamos converter ao nosso esboço (1) e clicamos em “Converter Entidades” (2). Com essas simples etapas, a aresta selecionada é projetada ao plano do esboço (3).

Aprenda a converter a entidade no SolidWorks

Convertendo a entidade

Aplicando o recurso

Agora que temos o diâmetro dimensionado corretamente, podemos aplicar o recurso de corte para criar o rebaixo na peça.

Como aplicar o recurso a partir de uma conversão no SolidWorks

Aplicando o recurso a partir de uma conversão

Com estes simples passos, criamos um rebaixo com o mesmo diâmetro de outro rebaixo já existente na peça. A ferramenta de converter entidades pode ser utilizada para diversas situações em que desejamos projetar determinado elemento da peça em nosso plano de esboço. Se você deseja aprender mais sobre SolidWorks conheça nosso Curso Gratuito de SolidWorks 2013 Avançado.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

  1. Afonso Bueno em 29/01/2014:

    Bom dia, importei uma maquina que foi feita so com recursos, como faço ela virar uma montagem?

    Responder
    • CADguru em 30/01/2014:

      Olá Afonso,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):