Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como criar múltiplas vistas de seção no AutoCAD Civil 3D

Postado em: 24/01/2014 Comentários (1)

O AutoCAD Civil 3D 2013 é sem dúvidas um dos principais softwares para a criação e análise de projetos de infraestrutura. Isso se deve ao fato de ele oferecer inúmeras ferramentas, que facilitam a elaboração do projeto desde a sua concepção até a análise de diferentes cenários, auxiliando os projetistas durante a tomada de decisão.

Estas ferramentas, aliadas ao processo de plotagem facilitado, torna o AutoCAD Civil 3D indispensável durante a criação de projetos envolvendo obras de estradas, canais, pontes e terraplanagem.

Neste tutorial apresentamos a vocês o procedimento para criar múltiplas vistas de seções transversais em um projeto criado no AutoCAD Civil 3D 2013. Para isso precisaremos de uma superfície, um alinhamento, seções transversais e vistas de seções.

vistas de secao

Múltiplas Vistas de Seção criadas no AutoCAD Civil 3D.

Criando múltiplas vistas no AutoCAD Civil 3D

Para a criação de múltiplas vistas de seção seguiremos o seguinte procedimento:

1 – Abra um desenho contendo uma superfície ou então crie uma a partir de arquivos de pontos topográficos ou cartas topográficas. Veja na imagem abaixo uma parte da superfície que será utilizada durante o tutorial.

curvas de nivel

Superfície que será utilizada no tutorial.

2 – Agora que já temos uma superfície precisamos criar um alinhamento. Esta etapa poderá ser realizada da forma que o usuário achar mais fácil. Na imagem abaixo apresentamos o novo desenho com a superfície e o alinhamento.

alinhamento no civil 3d

Alinhamento que será utilizado no tutorial.

3 – Agora que já possuímos um desenho contendo uma superfície e um alinhamento traçaremos algumas Sample Lines que serão utilizada para representar os cortes transversais na superfície. Neste ponto, é importante ressaltar que o usuário poderá criar as sample lines da maneira que achar mais indicada. Para este tutorial utilizamos o método “By Range of Stations”, veja na imagem abaixo os valores que foram adotados.

criando sample lines

Opção “By range of stations”

4 – Pressionando o botão Ok, as Sample Lines serão criadas. Veja na imagem abaixo como ficará o desenho que agora contém uma superfície, um alinhamento e um conjunto de sample lines.

secoes

Sample lines finalizadas

5 – Para criar múltiplas vistas de seção clique na guia Home da Ribbon, onde poderá acessar as opções de criação de Section Views. Veja na imagem abaixo.

vistas de secao

Acessando a opção Section Views.

6 – Clique na seta ao lado da opção Section Views e em seguida clique na opção Create Multiple Views. Veja na imagem abaixo este procedimento.

multipas secoes

Acessando a opção Create Multiple Views

7 – A seguinte caixa de diálogos será apresentada:

criando varias vistas de secao

Caixa de diálogos Create Multiple Sectoin

8 – Na guia General escolha o alinhamento desejado, seu conjunto de Sample Lines e mantenha a opção Automatic selecionada. Por fim, dê um nome ao seu grupo de vistas de seções e escolha o estilo que achar mais indicado.

guia general

Guia General da caixa de diálogos Create Multiple Section Views.

9 – Clique em Next, e visualize as opções de Section Placement, onde escolheremos se estas seções serão utilizadas para a criação de um grupo de folhas de seções ou então se serão inseridas em um desenho. Para inserir as seções em um desenho selecione a opção Draft, conforme apresentado na imagem abaixo.

opcao draft

Opção Draft permite inserir as vistas de seção no próprio desenho.

10 – Clicando em Next você será levado até a opção Offset Range, onde deverá escolher a largura do Eixo X de sua seção. Normalmente, estes valores são obtidos automaticamente pelo AutoCAD Civil 3D de acordo com a largura das Sample Lines. Veja na imagem abaixo que destacamos os valores desta seção que está sendo utilizada no tutorial.

eixo x

Largura do eixo X.

11 – Clicando em Next novamente, seremos levados até a opção Offset Range, onde poderemos escolher a amplitude do Eixo Y, que neste caso representa as elevações da seção. Veja na imagem como ficaria o eixo Y do exemplo tratado neste tutorial.

eixo y

Eixo y com vários valores de elevação.

Notem que como estamos criando múltiplas vistas de seções, o AutoCAD Civil 3D apresenta a opção Varies para representar as elevações das vistas. Isso se deve ao fato de cada seção ter uma amplitude diferente de elevação.

12 – Clicando em Next seremos levados até a opção Section Display Options, que nos permite escolher as superfícies que serão utilizadas para a criação das Vistas de Seção, assim como outras opções, como, por exemplo, os rótulos que serão apresentados. Neste caso, simplesmente clique em Next, sem realizar alterações. Veja na imagem abaixo esta seção.

varias superficies no desenho

Guia Display Options.

13 – Em Data Bands, podemos escolher que tipo de informação será apresentada no Eixo X, assim como o posicionamento na vista de seção. Veja na imagem abaixo que é possível escolher se a amplitude do Eixo X será apresentada embaixo ou em cima da seção.

guia data bands

Guia Data Bands.

14 – Por fim, clique em Create Section Views. Ao fazer isso, você será levado novamente até sua área de desenho, onde deverá escolher um local para posicionar seu Grupo de Seções. Escolha um local apropriado e clique com o botão esquerdo do mouse.

clicando em create section views

Clicando em Create Section Views

Veja na imagem abaixo o resultado deste tutorial.

resultado final das vistas de secao

Vistas de seção finalizadas após o procedimento descrito no artigo.

Após este último passo, finalizamos este tutorial e esperamos que nossos usuários sejam capazes de inserir em um desenho múltiplas vistas de seção simultaneamente. Gostaríamos de lembrar também, que estas e outras ferramentas do AutoCAD Civil 3D estão disponíveis em nossos cursos gratuitos de AutoCAD.

Caso alguma dúvida continue, em relação a este ou ouro assunto de Civil 3D, acesse nossa comunidade de Perguntas e Respostas, que é um espaço criado para que vocês possam interagir entre si e também com nossos autores. Fiquem de olho em nossos próximos artigos!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. EVANILDO SANTOS em 14/06/2014:

    OTIMO DICA PARA QUEM DESENHO NO CAD CIVIL 3

    Responder

Comentários (1):