Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como definir um material para a peça criada no SolidWorks 2013?

Postado em: 13/11/2013 Nenhum comentário

Em alguns momentos precisamos definir um material para as peças no SolidWorks. A vantagem de aplicar materiais já na hora do modelamento é a de ter dados definidos, como densidade e resistências do material, que podem ser usados mais tarde. Podemos ainda ressaltar a aparência que fica associada ao material, que serve tanto na hora do modelamento quanto no momento de renderização. Neste tutorial, mostraremos como definir um material para as peças.

Abrindo opções de material:

Para abrir as opções de material de uma peça, clique com o botão direito sobre o elemento de “Material” no histórico da peça e vá em “Editar material”.

Como abrir as configurações de material no SolidWorks 2013

Procurando o material desejado:

Os materiais estão organizados em pastas de afinidade. No nosso caso, queremos definir o material como Aço AISI 1020. Para encontrar este material, vamos na pasta de “Aço” e procuramos então a opção “AISI 1020”. Uma vez definido o material, confirmamos a ação em aplicar.

Como definir o material Aço AISI 1020 no SolidWorks 2013

Com o material definido, podemos verificar três principais características: a informação do material no histórico do projeto (1), a aparência diferenciada da peça de acordo com o material (2) e a massa calculada a partir da densidade definida com o material (3).

Como aplicar efeitos para modificar o material no SolidWorks 2013

Assim, podemos definir materiais para as peças do SolidWorks enquanto modelamos, facilitando operações futuras. Se você deseja aprender mais sobre o software, conheça o nosso Curso Gratuito de SolidWorks 2013 Básico.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):