Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como funciona a reciclagem de ferramentas de metal duro

Postado em: 01/03/2016 Nenhum comentário

Visando um trabalho sustentável e de cooperação ao meio ambiente, a empresa Sandvik, possui um sistema de reaproveitamento de ferramentas feitas de metal duro.

A grande maioria das ferramentas que são feitas inteiramente de metal duro provém de metal duro reciclado. Esse material vem de clientes que vendem suas ferramentas usadas dentro da empresa, lucrando milhares de reais fazendo uso desse sistema de reciclagem.

Reciclagem de metal duro

 Sustentabilidade de Energia

Para a utilização de 70% menos de energia na fabricação de novas ferramentas, se faz o trabalho com material reciclado. Esse ganho em relação à utilização de uma matéria-prima virgem.

A utilização de materiais reciclados faz com que a emissão de dióxido de carbono caia 40% e ainda temos a necessidade desse trabalho de produção porque a matéria-prima virgem um dia vai acabar.

:: Cursos gratuitos de AutoCAD, SolidWorks, CNC, Revit e muito mais!

Estudos indicam que a reserva de tungstênio, por exemplo, é de aproximadamente sete milhões de toneladas, ou seja, tem somente cerca de 100 anos de uso. Então, não existe a necessidade de acabar com esse minério.

A empresa Sandvik garante o uso de métodos de reciclagem que não causam danos ao meio ambiente.

A produção na fábrica de reciclagem possui os certificados ISO 14001 e OHSAS 18001. Estamos sempre procurando novas maneiras de desenvolver tecnologias de reciclagem mais limpas e mais eficientes”.

Como é feito o processo de reciclagem

A Sandvik disponibiliza caixas de coleta dentro da empresa que adere a esse sistema, simples e fácil. Depois de cheias, busca o material com transporte sustentável. Se a empresa necessita de dicas de segurança para evitar furtos, a própria Sandvik dá as dicas de como evitar.

Esse serviço de coleta e reciclagem do metal duro está disponível para todos os clientes que julgam essa ação necessária, independente da localidade. Basta entrar em contato e solicitar as caixas de coleta e colocar ao lado de cada uma das máquinas que fazem a utilização do metal duro.

Não deixe de reciclar suas ferramentas de metal duro, pois é uma ação sustentável e lucrativa. Todos saem ganhando quando as ferramentas gastas não vão parar em aterros e ferros-velhos.”

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):