Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como inserir uma largura extra em um alinhamento paralelo?

Postado em: 07/02/2013 Nenhum comentário

Este tutorial te ensina a inserir uma largura extra em um alinhamento paralelo, este processo é muito utilizado em projetos de estradas que possuem acostamentos.

Iniciando o Tutorial

Pré-requisitos:

Para este tutorial tenha em mãos um projeto com um alinhamento representando o eixo principal da estrada e dois alinhamentos paralelos representando as margens.

Passo 1:

Para começar clique no menu alignments na aba home e selecione a opção Create widening.

Create Widening - Menu Alignments - AutoCAD Civil 3D

Create Widening - Menu Alignments - AutoCAD Civil 3D

Selecione o alinhamento desejado, neste momento você deverá escolher o alinhamento que representa a margem que será trabalhada. No meu caso selecionarei a margem esquerda.

O Civil 3D irá lhe perguntar se você deseja transformar essa largura extra em um alinhamento, neste caso você escolherá a opção No.

Passo 2:

Feito isso, você deverá escolher quais as estações onde a largura extra irá começar e terminar, bastando clicar nas estações em questão.

Selecionando Estação (station) Civil 3D

Selecionando Estação (station) Civil 3D

Assim que você selecionar o início e fio da largura extra você deverá inserir a largura desejada, mas tome cuidado, esta largura deve ser calculada a partir do eixo principal. Então, se do eixo principal até a margem são 25 metros e você quer uma largura extra de 10 metros, insira como valor de distância 35 metros.

Conclusão

Pressione enter, feche a janela que será mostrada em seguida e visualize seu resultado.

Largura extra em um alinhamento paralelo (paralel align)

Largura extra em um alinhamento paralelo

Este pequeno tutorial é parte integrante do Curso de AutoCAD Civil 3D e todos os outros cursos de AutoCAD do CADguru.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):