Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como inserir uma rosca interna personalizada no SolidWorks 2013

Postado em: 09/10/2013 Comentários (1)

Quando queremos inserir uma rosca interna no SolidWorks 2013 temos a ferramenta de “Assistente de Perfuração”, que auxilia no momento de criar diversos tipos de furo. Neste tutorial vamos focar na opção de inserir uma rosca interna, mas a mesma ferramenta tem várias opções.

Aqui vamos demonstrar como inserir uma rosca  M8x1.25 do padrão Ansi Metric.

Como inserir uma rosca interna no SolidWorks 2013

Exemplo de rosca interna

Seleção de plano

Antes de mais nada, precisamos selecionar a face que o furo será posicionado e abrir o assistente de perfuração.

Como selecionar a face que será inserida a rosca interna

Selecionando a face que será inserida a rosca interna

Tipo de furo

Com o assistente de perfuração podemos selecionar outros tipos de furo, como furos escareados e rebaixos para parafusos. Neste caso, iremos selecionar o tipo de furo tarraxa reta, que corresponde ao tipo de rosca que iremos criar.

Como selecionar o tipo de furo: tarraxa reta

Tipo de furo selecionado: tarraxa reta

Padrão do furo

Logo após determinar o tipo de furo, precisamos determinar o padrão utilizado. Temos diversos tipos de padrão, mas os que mais utilizamos são os padrões Ansi Metric e Ansi Inch, que correspondem aos parafusos comuns métricos e imperiais, respectivamente. Como vamos criar um parafuso métrico, iremos selecionar a opção Ansi Metric.

Padrão de furo utilizado Ansi Metric

Padrão utilizado: Ansi Metric

Tipo de rosca

Nesta caixa, temos três opções: Furo roscado de cano reto, Furo roscado e Furo roscado de assentamento. Particularmente, até hoje só utilizei a opção de furo roscado, mas os outros dois tipos podem ser utilizados para criar outros tipos de furo roscado.

Tipo de furo selecionado: furo roscado

Tipo de furo selecionado: furo roscado

Especificações do furo

Neste campo, selecionamos o tamanho da rosca e o passo que ela tem, no nosso caso, M8x1.25.

Especificações do furo: M8x1.25

Tamanho: M8x1.25

Condição final

Agora que definimos o tamanho da rosca que será criada, precisamos definir o comprimento que ela terá. Podemos desejar que a rosca seja passante, para isto basta selecionar no campo rosca a opção passante. Caso desejemos fazer um furo cego, precisamos determinar duas profundidades: uma do furo que dará origem aos filetes da rosca e outra do comprimento efetivo da rosca. No nosso caso, colocaremos 18mm e 14mm, respectivamente.

 

Posicionando o furo

Agora que temos todos os parâmetros da rosca definidos, podemos então posicionar o furo. Para fazer isto, basta clicar na opção de posicionar.

Habilitando o posicionamento do furo

Habilitando o posicionamento do furo

Posicionando o furo da rosca

Agora que temos a opção de posicionar o furo, clicamos em uma região da face desejada e posicionamos o ponto conforme parametrizamos outros elementos de esboço.

Posicionando o furo da rosca

Posicionando o ponto de furação

Com o furo posicionado corretamente, confirmamos o recurso e a rosca será inserida na peça. Se você gostou destas dicas e pretende aprender mais sobre SolidWorks, confira nosso curso SolidWorks 2013 Básico.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

  1. Carlos em 27/12/2014:

    As suas video aulas são muito boas!!!
    Parabéns pela iniciativa e ajuda.

    Responder

Comentários (1):