Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como navegar e se orientar no SolidWorks 2013?

Postado em: 02/10/2013 Comentários (1)

Uma das maiores dificuldades quando os usuários estão começando a utilizar o SolidWorks 2013 são os problemas com a navegação, uma vez que o software tem orientação 3D e nem todos estão habituados a este tipo de ambiente. Para ajudar usuários iniciantes e demonstrar aos mais habituados ao software outras formas de navegação, criamos um vídeo demonstrando como navegar com eficiência dentro do SolidWorks. Logo após o vídeo, trazemos os detalhes de cada tipo de navegação para uma rápida consulta.
Como navegar e se orientar no SolidWorks 2013:

Utilizando o teclado para navegar no SolidWorks

A navegação pelo teclado é feita basicamente pelas setas direcionais, que aplicam uma pequena rotação a cada toque nas setas. Para aplicar rotações de 90º em torno de um eixo, pressionamos a tecla “shift” junto com a seta direcional.

Zoom para ajustar (Fit)

Utilizamos o zoom para fazer o ajuste quando perdemos a peça do foco. Este recurso traz a peça modelada no centro da peça com zoom suficiente para vê-la por completo. Para utilizar esta ferramenta, temos duas opções: Clicar no primeiro botão da caixa de navegação, logo acima da área em que a peça aparece, ou podemos simplesmente apertar a tecla “f” do teclado.

Zoom para área

Este recurso aplica o zoom em uma área específica. Para utilizar este recurso, selecionamos o segundo botão da caixa de navegação, logo acima da área em que a peça aparece, e fazemos então o movimento do mouse de abrir uma caixa de seleção, clicando e arrastando o cursor.

Apontar o scroll do mouse

A função de zoom apontando o scroll do mouse é a que particularmente eu mais utilizo, pela praticidade de aplicação do zoom. O scroll do mouse é a “roda” central  que utilizamos para mover barras de rolagem. Para aplicar zoom com este botão, basta posicionar o cursor na área desejada do zoom e girar o scroll.

Girar peça com scroll do mouse

Outra ótima função do scroll do mouse é aplicar rotações da peça. Para realizar esta operação, basta apontar o cursor, clicar com o scroll do mouse e movimentar o cursor na direção de rotação desejada.

Mover a peça sem girar

Além das duas funções já mencionadas do scroll do mouse, podemos movimentar a visualização da peça sem aplicar rotação na mesma. Para fazer isto, precisamos realizar a operação de rotação apertando a tecla “Ctrl” do teclado.

Vista isométrica

Quando queremos visualizar a peça por completo em um ângulo padrão de visualização, podemos utilizar a vista isométrica. Para utilizar este recurso, temos duas opções: ir no quinto botão da caixa de visualização e selecionar a vista isométrica ou apertar a barra de espaço com o cursor posicionado na área de visualização e selecionar a vista isométrica.

Vista “Normal a” face ou plano

Outra vista que utilizamos muito é a vista “Normal a”. Esta opção traz a visualização plana de uma face ou de um plano específico, servindo assim para nos orientarmos quando queremos criar um esboço ou fazer operações em que trabalhar em duas dimensões visíveis fica mais simples.

Agora que você já conhece diversas formas de se orientar dentro do ambiente do SolidWorks, confira nosso Curso SolidWorks 2013 Básico.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

  1. Carlos Alberto em 03/10/2013:

    Muito bom esse video de como utilizar o teclado para facilitar a modelagem. Eu trabalho no ambiente do Auto Cad desde o R13 e isso já se vão longos anos. Estou tendo dificuldades no Solid por ter o hábito de desenhar usando o teclado.

    Responder

Comentários (1):