Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como representar dados topográficos no AutoCAD Civil 3D?

Postado em: 15/10/2013 Comentários (3)

O AutoCAD Civil 3D deixou muito software, utilizado para criar superfícies a partir de dados obtidos por medições topográficas, na saudade. Neste artigo, vamos trazer a vocês alguns motivos que tornaram-no tão utilizado nesta área, além de mostrar como nossos Cursos Gratuitos de AutoCAD Civil 3D podem ajudá-lo.

A topografia

A topografia é uma ciência que gera a oportunidade de ser humano conhecer e interagir melhor com o local em que vive. A partir dela, é possível conhecer aspectos de um terreno, como seus acidentes geográficos e localização no espaço. A partir dessas informações, somos capazes de representar graficamente o terreno e realizar diversos tipos de análises que possibilitam a execução de várias obras na área de infraestrutura. Além disso, permitem, que a partir de conhecimentos aplicados, sejamos capazes de interferir de forma consciente no meio ambiente.

Para a realização de estudos topográficos podemos utilizar diversos tipos de equipamentos, como os teodolitos, para os mais saudosistas; estações totais, GPS’s de altíssima precisão e tecnologias avançadas que fornecem imagens aéreas com resoluções espaciais excelentes. O resultado é um arquivo contendo pontos, que podem ser gerados com coordenadas reais utilizando GPS’s, ou então, dados que necessitem de uma pequena ação de georreferenciamento, utilizando comandos comuns do próprio AutoCAD.

dados topograficos no autocad civil 3d

Medição de dados topográficos

Na imagem acima, podemos ver o técnico em meio ambiente da Universidade Federal de Itajubá, Alexandre Germano, prestes a realizar um levantamento utilizando o GPS para obtenção de informações topográficas que possam fornecer dados referentes à declividade, que serão utilizados pela equipe do Laboratório de Informações Hídricas em estudos de controle de enchentes.

Representação de dados topográficos no AutoCAD Civil 3D

Como dito acima, o arquivo gerado a partir de uma medição de topografia contém pontos com coordenadas x, y e z, que poderão ser inseridas no Civil 3D de forma bastante simples, utilizando a importação de arquivos de pontos.

O uso desta ferramenta poderá ser aprendido, gratuitamente, na aula 2.3 do Curso AutoCAD Civil 3D, onde o resultado obtido no final será uma superfície com coordenadas espaciais representadas por contornos, e que poderá ser visualizada de várias formas diferentes utilizando estilos.

arquivos de pontos no civil 3d

Pontos topográficos no Civil 3D

Os estilos são formas de representar dados no Civil 3D que, se bem utilizados, facilitam o entendimento do terreno ou de qualquer outro objeto e tornam os mapas mais interessantes para apresentação.

Na imagem acima, é mostrada uma superfície no AutoCAD Civil 3D, onde o estilo escolhido nos permite visualizar os contornos gerados e os pontos utilizados para criar a superfície. Além deste estilo, podemos visualizar nas imagens abaixo outros exemplos de estilos que podem ser utilizados, fornecendo análises de elevação, declividades, entre outras formas de representação de dados topográficos.

analise de elevacoes no civil 3d

Estilo representando uma análise de elevações no Civil 3D.

Acima, é mostrado um estilo chamado Slope Arrows, que permite analisar a declividade do terreno e pode ser usado em diversos tipos de projetos, inclusive os de drenagem. Já na imagem abaixo, é mostrado um estilo que mostra bandas de elevação e podem ser utilizados em vários tipos de projetos ou, até mesmo, em aulas de Geografia, no Ensino Básico.

estilo com setas de declividades no civil 3d

Utilizando estilos pra representar análises de setas de declividades.

O que fica claro nas imagens acima, é que utilizando os estilos, um usuário do AutoCAD Civil 3D poderá analisar e visualizar o terreno estudado de diversas formas e o resultado obtido poderá ser utilizado nos mais diversos tipos de projetos de engenharia ou até mesmo no ambiente didático.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. Francisco Espedito Souto em 16/10/2013:

    Desejo receber informações do auto cad3D

    Responder
    • CADguru em 17/10/2013:

      Olá Francisco,

      Por gentileza o Sr. possui conhecimento em AutoCAD?

      Aguardo retorno.

      Responder
      • Francisco Espedito Souto em 17/10/2013:

        Muito pouco, preciso aprender em consequência da minha profissão. Peço ajuda.

        Agradeço, Espedito.

        Responder

Comentários (3):