Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como selecionar faces de usinagem 3D no SolidCAM

Postado em: 31/01/2014 Comentários (2)

Um dos recursos de programação que temos no SolidCAM é a criação de usinagem de modelos 3D, onde o programador de máquinas consegue criar programas específicos para produção de machos, matrizes, berços e por aí vai. Além disso, perfis de modelos que requerem para sua fabricação um movimento simultâneo dos três eixos da sua máquina CNC, uma usinagem considerada complexa para a criação das suas tecnologias de corte.

Usinagem 3D no SolidCAM

Aqui neste artigo, vamos mostrar como selecionar as faces de trabalho de um modelo 3D. Para que o entendimento das etapas de criação desse nosso processo seja o melhor possível fazer a seleção dessa face de trabalho por meio de 7 passos de programação.

1º passo: Vamos entrar no recurso de usinagem para modelos 3D, clicando no ícone presente na barra de ferramentas do SolidCAM.

Primeiro passo para definição da face a ser usinada

2º passo: Vamos selecionar o botão “Definir” da janela de diálogo do recurso de usinagem 3D.

Segundo passo para definição da face a ser usinada

3º passo: Vamos marcar a caixa “Trabalhar nas áreas selecionadas” para que o SolidCAM habilite o recurso de seleção de faces.

Terceiro passo para definição da face a ser usinada

4º passo: Clicar no botão “Definir”, da área de seleção de faces.

Quarto passo para definição da face a ser usinada

5º passo: Vamos clicar nas faces em que desejamos executar a usinagem. Nesta área, percebemos que ao clicar nas faces que serão usinadas, elas passam para a cor rosa, representando sua seleção. Na árvore de projetos, opção “Superfície”, conseguimos visualizar as faces selecionadas. Estas são as formas que o programador têm para certificar-se de que as faces estão mesmo selecionadas.

Quinto passo para definição da face a ser usinada

6º passo: Vamos confirmar a nossa seleção de faces da parte gráfica.

Sexto passo para definição da face a ser usinada

7º passo: Clicar no botão “OK” para voltar à janela de diálogo do recurso de programação do modelo 3D.

Sétimo passo para definição da face a ser usinada

Esses são sete passos simples que são necessários para que o programador selecione as faces de trabalho de uma usinagem 3D. A correta seleção das faces de trabalho do recurso de usinagem 3D do SolidCAM irá fazer com que o resultado da usinagem na máquina CNC seja o esperado e o planejado durante a criação programa. Essa será a seleção que o SolidCAM terá como base para criar todo o caminho percorrido da ferramenta de trabalho.

Por isso, eu sempre digo: a máquina e o software CNC não erram, eles apenas executam o que o operador manda. A atenção ao selecionar essas faces de trabalho é fundamental para que não ocorram imprevistos inconvenientes.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

  1. José Moacir Marzola em 03/04/2014:

    oque é solidcam 3 d

    Responder
    • CADguru em 03/04/2014:

      Olá José,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):