Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como Usar as Ferramentas de Edição no Civil 3D

Postado em: 08/05/2012 Comentários (5)

Como este curso nos traz as principais ferramentas do AutoCAD que poderão ser utilizadas no Civil 3D, não poderia faltar um módulo falando somente sobre as principais ferramentas de edição destes softwares.

Em nosso terceiro módulo, Ferramentas de edição no Civil 3D, apresentaremos aos usuários as principais ferramentas de edição fornecidas pelo AutoCAD. A sigla CAD significa, em português, Desenho Auxiliado por computador, e quando falamos de auxiliado por computador não estamos nos referindo apenas às ferramentas de traçado de linhas, mas também das ferramentas de edição, que são, na verdade as principais ferramentas fornecidas pelo AutoCAD.

AutoCAD Comando Chamfer

Em nossa primeira aula, aprenderemos a trabalhar com os comandos de copiar e colar, tão conhecidos por todos os usuários, já que são comandos utilizados em outros softwares. Por exemplo, no Word copiamos um texto com o Ctrl+c e colamos com Ctrl+v, já no AutoCAD temos diversas formas de copiar e colar um desenho. A mais simples dela é o “copy”, que nos permite copiar um ou vários objetos dentro do nosso desenho, e para facilitar este processo podemos utilizar também os pontos de precisão. Para copiarmos objetos em um desenho externo utilizamos o comando copyclip, que pode ser acionado utilizando as teclas Ctrl+c e colar o objeto utilizando o pasteclip, acionado pela combinação Ctrl+v. Para finalizar esta aula, aprendemos a colar um desenho utilizando suas coordenadas originais, já que em projetos georeferenciados devemos respeitar as coordenadas originais de um desenho.

Em nossa segunda aula continuaremos falando de comandos utilizados para cópias. Os comandos offset, mirror e array são amplamente utilizados por cadistas em seus projetos. O mais simples deles, o offset, é capaz de realizar cópias paralelas de objetos, basta você inserir uma distância e clicar ao lado do objeto e este já será copiado, podendo ser utilizado para criar margens de rios, ou guias de ruas e estradas. Já o comando array é capaz de criar cópias formando uma tabela, onde você insere um valor para distâncias em x, representada por colunas e distâncias em y, representadas por linhas. Finalizando esta aula conheceremos o comando mirror, que gera cópias espelhadas de um objeto. O processo é simples, você precisa criar um objeto que possui dois lados iguais, você cria um e realiza uma cópia espelhada para finalizar o objeto.

Na terceira aula aprenderemos os comandos de corte, trim, fillet e chamfer. Além de cortas objetos, os comandos fillet e chamfer nos fornecem a opção de criarmos cantos arredondas no caso do fillet e retos no caso do chamfer. Pode-se dizer que um cadista usará estes comandos de corte em todos os seus projetos, já que a aplicação dos mesmos nos torna capaz de finalizar nossos projetos sem deixar aqueles pedaços de linhas que não possuem aplicações alguma.

Para finalizar este módulo, aprenderemos a criar preenchimentos em nossos objetos fechados, utilizando o comando hatch. Este comando é extremamente interessante, e possui várias aplicações, podendo representar manchas de inundação, áreas de preservação permanente, entre outras. O uso deste comando é extremamente simples, e o Civil 3D nos fornece algumas opções de edição que torna ainda mais prática sua utilização. Vale ressaltar, que as hachuras tornam seu projeto muito pesado então você deve utilizá-las apenas quando for extremamente necessária.

Bom, este é o nosso terceiro módulo, aguarde nossos próximos artigos sobre o curso de AutoCAD Civil 3D Básico.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. Reginaldo em 03/06/2013:

    gostaria de saber se o curso Auto card e útil para uma empresa de divisória.

    Responder
    • CADguru em 11/06/2013:

      Olá Reginaldo,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  2. nerivaldo em 13/05/2012:

    aadorei valeu

    Responder
  3. Roberio lima da costa em 10/05/2012:

    eugostraria de sabe o valol de curso 011 5676 2077 -7826 7748- ID 122*27693- 9383 8209

    Responder
    • CADguru em 11/05/2012:

      Olá Roberto,

      Por gentileza qual curso que você deseja informações?

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (5):