Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
Como usar imagens alpha no renderizador Cycles do Blender - Parte 2
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como usar imagens alpha no renderizador Cycles do Blender – Parte 2

Postado em: 03/06/2014 Nenhum comentário

No primeiro artigo desta série, você conferiu uma breve introdução sobre o que são as imagens alpha, suas características e os formatos de arquivos utilizados. Hoje você entenderá que para renderizar imagens com transparência no Cycles do Blender o formato do arquivo de imagem pouco importa, uma vez que o renderizador  não utiliza o canal alpha da imagem para aplicar a transparência. Nesse caso, podemos utilizar qualquer formato que seja aceito pelo Blender (TIFF, JPEG, PNG, BMP etc).

Se o Cycles não usa o canal alpha para aplicar a transparência, como utilizamos esse recurso no Blender, então?

Uma técnica muito conhecida por profissionais que utilizam softwares de edição de imagem, como o Photoshop, é a utilização de máscara alpha “Alpha Mask”. Nela, uma imagem preto e branco define onde será transparente e onde será opaca, sendo o “preto” para as partes transparentes. É através de uma máscara que vamos aplicar uma transparência no Cycles.

Para demonstrar, iremos dividir o processo em duas etapas, pois será necessária a criação da Alpha Mask (máscara alpha).

Criando uma alpha mask

Para criar a alpha mask vamos utilizar o software Photoshop CS6:

Interface do software Photoshop

Abra a imagem no Photoshop que deseja transformar uma parte em transparência. Nesse caso, vamos utilizar a imagem do homem passeando com um cachorro. Só para destacar, quanto maior o contraste da imagem com a parte que deseja tornar transparente, melhor. Por isso, deixamos o fundo da imagem verde para facilitar a seleção da máscara.

Imagem de um homem passeando com um cachorro.

Com a imagem aberta no Photoshop, selecione a área que não quer que apareça na imagem final utilizando a “varinha mágica” e clique em “Delete” para apagá-la.

Resultado da remoção do fundo da imagem no Photoshop.

Duplique a camada da imagem, clicando com o botão direito sobre a camada e selecionando a opção “Duplicar camada” no menu. Marque a camada de baixo e pinte-a toda de preto com a ferramenta “balde de tinta”.

Observação: A cor deve ser preta; outras cores, como azul, verde, cinza não vão proporcionar uma transparência total a imagem.

Adicionando fundo preto a imagem

Marque a camada de cima, vá até o menu Imagem > Ajuste > Níveis.  Com isso, abra a janela da ferramenta Níveis, arraste o cursor preto todo para o lado branco e clique em OK para confirmar a alteração.

mudando o nivel de cor da imagem

Com essas alterações nossa “Alpha Mask” estará pronta. Repare que as formas do homem e do cachorro estão na cor branca e todo o resto está preto. Com isso, tudo que estiver branco ficará visível e o que estiver preto ficará transparente.

Um detalhe muito importante: na hora de salvar a máscara alpha, utilize sempre a opção “Salvar como”. Senão, você estará salvando as alterações em cima da sua imagem original.

Agora pode salvar a “Alpha Mask” no formato que desejar. Eu aconselho a salvar no formato JPEG, pois sei que o Blender aceita bem este formato de imagem.

Salvando a imagem se substituir a original

Veja mais detalhes no vídeo abaixo.

Leia mais sobre o Blender, este poderoso software de modelagem 3D.

Sobre o autor:

Mateus Henrique Formado em Ferramentaria e Mecânica de manutenção pelo SENAI, trabalho com construção, manutenção e desenvolvimento de peças e ferramentas CDR para industria automotiva. Tive meu primeiro contato com softwares CAD em 2006, começando com Solidworks e AutoCAD. Logo em seguida migrei para o CATIA V5, que era o software utilizada na empresa que eu trabalhava na época, desde então estou sempre buscando conhecimentos em softwares 3D. Atualmente estou focado no desenvolvimento de materiais relacionados a software tridimensionais para web e cursando engenharia mecânica para aperfeiçoar os meus conhecimentos e me graduar na área.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):