Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como Usar o Objeto Superfícies no Civil 3D

Postado em: 22/05/2012 Comentários (2)

Todos os projetos de infraestrutura necessitam de informações referentes ao terreno onde está sendo elaborado, mas como estes dados são representados? Como são obtidos? Veremos isto em nosso quinto módulo: O objeto Superfícies, que trata sobre superfícies no Civil 3D.

O que veremos nesta aula?

Dados geográficos são extremamente importantes em um projeto de infraestrutura. Devido a isto, a obtenção destes dados, juntamente com a elaboração de um modelo que represente este terreno para que um projetista possa realizar os cálculos sobre determinados projetos se torna uma tarefa muitas vezes complexa e demorada.

A obtenção de dados pode acontecer de várias formas, que vão desde medição em campo, utilizando GPS ou estação total, até a obtenção de imagens de satélite que possuam as informações geográficas necessárias. Após isso é que você irá trabalhar com o seu terreno em um software que possa modelá-la.

Neste momento que entra o AutoCAD Civil 3D! O Civil 3D permite várias formas diferentes de importação de dados externos, como arquivos de textos, inserção de imagens, dados Lidar, entre outros.

Objeto Superfície Civil 3D

Um dos métodos mais utilizados pelos especialistas é a inserção de arquivos de pontos, pois estes possuem uma melhor precisão trazendo com isso mais confiabilidade em seus projetos, devido a isto, em nosso quinto módulo trazemos a vocês as ferramentas necessárias para que você possa conhecer um arquivo de pontos, inseri-lo no Civil 3D e criar uma superfície a partir destes dados.

Além disso, aprenderemos a utilizar as ferramentas de visualização fornecidas pelo Civil 3D para obtermos diferentes vistas de nossa superfície, podendo assim analisar de uma melhor forma e tomar as decisões necessárias em nosso projeto.

Fiquem de olho em nossos próximos artigos sobre Cursos de AutoCAD!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. Clebson em 25/05/2012:

    Olá pessoal, bom dia.

    Gostaria de saber quanto é o programa auto card?

    Quero comprar um. obrigado

    Responder
    • CADguru em 25/05/2012:

      Olá Clebson,

      Para adquirir o software AutoCAD encontre um revendedor autorizado Autodesk mais perto de você acessando: Autodesk.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):