Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como usar um Sketch 2D para iniciar um projeto e modelo 3D

Postado em: 23/05/2012 Nenhum comentário

Para que um projeto 3D aconteça é preciso que ele possua boas bases, a base para um projeto 3D são os sketches, também conhecidos como esboços ou desenhos 2D. Quanto maior for a habilidade do projetista ou do desenhista em elaborar bons sketches, menos recursos podem ser aplicados ao projeto, isso faz com que o desempenho do projeto aumente e também garante o fato de ocorrer menos conflitos devido ao uso diminuído de recursos sobre recursos para desenvolver o projeto 3D, podemos ver isso melhor no módulo 3: Fundamentos e ferramentas do sketch 2D.

Com alguns exemplos bem simples vou demonstrar a vocês como o uso dos sketches pode afetar diretamente na otimização do projeto e tempo gasto para criá-lo.

Modelando uma placa

Digamos que nos foi dada a tarefa de modelar uma placa de medidas em X 450mm, em Y 500mm e em Z 62mm, essa placa deverá possuir 8 furos com diâmetro de 30mm distribuídos pela área da placa. Podemos realizar essa tarefa de dois modos diferentes, o mais rápido, correto, otimizado e fácil, e o mais demorado e ineficiente que pode causar conflitos futuros no projeto. Vamos entender!

Método 01 – O melhor

    1. Iniciar um sketch no plano de trabalho desejado e traçar um retângulo;
    2. Cotar o retângulo com 450mm em X e 500mm em Y;
    3. Desenhar com a ferramenta círculo 8 diâmetros de 30mm dentro do retângulo;
Sketch retângulo com 8 furos - método 1
  1. Finalizar o sketch;
  2. Ir até o ribbon e selecionar o recurso de extrusão criando uma extrusão de 62mm em Z.
Ribbon do Sketch retângulo com 8 furos - método 1

Como puderam perceber em cinco passos conseguimos criar a nossa placa conforme especificado acima. Agora vamos ao segundo método!

Método 02 – O pior

  1. Iniciar um sketch no plano de trabalho desejado e traçar um retângulo;
  2. Cotar o retângulo com 450mm em X e 500mm em Y;
Sketch Retângulo - método 2
  1. Finalizar o sketch;
Ribbon do sketch retângulo - método 2
  1. Ir até o ribbon e selecionar o recurso de extrusão criando uma extrusão de 62mm em Z;
  2. Iniciar um sketch na face desejada da placa e traçar 8 diâmetros de 30mm;
Sketch de 8 diâmetros na face do retângulo - método 2
  1. Finalizar o sketch;
  2. Ir até o ribbon e selecionar o recurso de extrusão realizando um corte passante por meio dos 8 diâmetros criados no sketch anterior.
Finalizando o sketch com o ribbon de extrusão dos 8 diâmetros - método 2

Agora podemos observar que dois passos a mais foram necessários para conseguir chegar ao mesmo resultado anterior, você pode até pensar que isso não significa quase nada para o projeto, digo que você até teria razão se o projeto fosse composto por apenas essa placa ou por pouquíssimos componentes como essa placa. Mas vamos imaginar que o projeto é bem extenso e possui inúmeras placas e componentes, digamos também que para todos os componentes criados adotemos o método 02 que atribui mais recursos para realizar uma mesma tarefa.

Quando chegarmos à conclusão do projeto a árvore do mesmo estará com o dobro do tamanho do que estaria caso tivéssemos usado o método 01, sem falar que se ao criarmos o projeto por meio do método 01 soubermos aplicar uma boa intenção ao projeto, poderemos com poucos cliques mudar totalmente a disposição dos furos de 30mm de diâmetro ao passo que mudamos, por exemplo, as dimensões de 450mm em X e 500mm Z da placa. Isso se dá devido ao Inventor ser um software paramétrico, ou seja, sabendo utilizar corretamente os sketches o recurso da parametrização pode trabalhar ao nosso favor poupando nossos esforços.

Conclusão

Concluo dizendo que se você deseja criar bons projetos enquanto desenhista ou projetista, preste bastante atenção e talvez gaste um pouco mais de tempo para elaborar seus sketches, com toda certeza esse tempo será recuperado facilmente posteriormente quando você necessitar realizar uma modificação, sem falar que seu projeto ficará muito mais seguro e leve para trabalhar. No curso Básico de Inventor 2013 do CADguru vocês poderão aprender tudo isso de uma forma profissional e aplicada, com todas as dicas necessárias para elaborar bons projetos.

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):