Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como utilizar a ferramenta escala no SketchUp

Postado em: 28/08/2013 Nenhum comentário

Veremos neste artigo como utilizar a ferramenta escala. Ela tem uma grande função no SketchUp permitindo redimensionar de forma rápida os objetos mantendo as proporções. Você pode ver o artigo que serviu de base para este no site master SketchUp.

Para usar a ferramenta escala é preciso pré-selecionar os objetos que você gostaria de manipular, em seguida pressione a tecla (S) para ativar a ferramenta de escala. Você notará que aparece uma caixa amarela ao redor dos objetos selecionados e um monte de cubos  verdes que são alças que você pode clicar e arrastar para redimensionar seu objeto. Tente arrastar as diferentes alças para aprender as funções básicas da ferramenta e as formas diferentes de se redimensionar um objeto.

1.Segurar Ctrl para dimensionar a partir do centro

Quando você usa a ferramenta de escala, o ponto oposto da alça que você pegar permanecerá fixo e tudo será ampliado em relação a esse ponto. Se você quiser escalonar o objeto igualmente de ambos os lados, você pode segurar a tecla Ctrl enquanto escalona e o Sketchup fará referência ao ponto central do objeto. Dessa forma os dois lados do objeto modificarão igualmente.

 

Escalando uma peça no SketchUp a partir de um ponto do centro

2.Use as guias de escala para dimensões específicas no SketchUp

É possível dimensionar um objeto digitando um valor, porém é preciso saber que este valor não é o tamanho do objeto e sim uma unidade de rácio (relação, proporção, taxa) do objeto. Sendo o número 1 o equivalente ao tamanho original do objeto, o número 2 o dobro do tamanho do objeto e o 0,5 metade do tamanho do objeto.

Fica mais fácil se pensarmos em porcentagem, se queremos aumentar em 50% o tamanho do objeto devemos selecionar a ferramenta de escala, escolher a aba que queremos escalonar, indicar a direção e digitar 1,5 que é o tamanho do objeto mais 50%. Se queremos diminuir o tamanho do objeto para 75% do tamanho original, basta selecionar a ferramenta escala, escolher a aba que queremos escalonar, indicar a direção, digitar 0,75 e o objeto ficará com o tamanho 75% do tamanho original.

3.Desenhe círculos pelo diâmetro

Uma forma bastante prática de usar a ferramenta escala é para nos auxiliar no desenho de círculos pelo diâmetro. Para se utilizar a ferramenta círculo é necessário indicar o raio do círculo que iremos desenhar, porém se você tiver somente o diâmetro e esse diâmetro for um valor quebrado, ou se você tiver usando as dimensões em polegadas o cálculo do raio pode ser um pouco chato.

Para resolver este problema você pode desenhar a circunferência digitando o valor do diâmetro como sendo o valor do raio. Isto significa que a sua circunferência estará duas vezes maior do que deveria estar. Para colocá-la na dimensão correta você seleciona a circunferência, em seguida seleciona a ferramenta escala, seleciona uma das abas da diagonal, indica a direção e o sentido que você deseja escalonar e depois digita o valor 0,5. Isto fará com que a circunferência diminua pela metade assumindo o tamanho correto.

desenhando circunferência pelo diâmetro

Desenhando circunferência com o diâmetro no lugar do raio

Selecionando a aba diagonal

Selecionar pela diagonal

Ajustando o diâmetro

Reduzindo a circunferência pela metade

4.Escalonando apenas uma face de um objeto.

Você pode escalonar apenas uma face de um objeto deixando as outras faces e arestas conectadas, com isso você pode criar um cone por exemplo. O processo é muito simples, basta você desenhar o objeto que você deseja, sem se preocupar com a face menor, depois você seleciona a face que deseja escalonar e indica a direção e o sentido do escalonamento, determina o quanto você quer diminuir ou aumentar a face. Pronto, o SketchUp mantém as arestas e faces conectadas criando o objeto desejado.

selecionando a face do objeto

Selecionando apenas uma face do objeto

desenhando um cilindro

Modificando a escala de somente uma face para criar um cone

5.Escalonando apenas algumas arestas de um objeto.

Você pode modificar um objeto apenas escalonando algumas arestas. Para isto você deve selecionar as arestas que deseja escalonar, depois selecionar a ferramenta de escala, determinar a direção e o sentido e indicar o quanto deseja escalonar.

Selecionando arestas

Selecionando algumas arestas do objeto

escalonando algumas arestas de um modelo

Escalonando as arestas selecionadas

Conclusão

A ferramenta escala é muito importante no SketchUp, com ela nós conseguimos alterar a escala de praticamente tudo dentro do programa de forma rápida, e também nos auxilia na modelagem de objetos com faces de diferentes tamanhos.

Se você deseja aprender mais sobre o SketchUp e as suas ferramentas veja o curso de SketchUp 8.0 Básico.

Sobre o autor:

Julio Fabio Gurgel do Amaral Neto Especializado em maquetes 3D e renderização. Trabalha com desenho desde 1999 e iniciou no mundo CAD com o Auto Cad R-14. Desde 2009 cria desenhos e maquetes 3d, utilizando principalmente o SketchUp.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):