Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como utilizar corretamente o posicionamento da origem no modelamento de peças no SolidWorks 2013

Postado em: 19/12/2013 Nenhum comentário

Posicionar corretamente a origem no modelamento de peças do SolidWorks é algo de vital ajuda e requer um pouco de prática no software. Mantendo a origem em uma posição favorável da peça, podemos economizar muito tempo na criação de outros recursos e também nos facilita na hora de criar a montagem. Confira como na videoaula e abaixo um passo a passo de como utilizá-la corretamente.

Utilizando simetria na criação do recurso

Origem posicionada no centro da peça no SolidWorks 2013

Posicionar a origem exatamente no centro da peça tem diversos benefícios, por usar a simetria como vantagem. Assim, podemos criar recursos simétricos e centralizados com facilidade.

Como criar dois furos simetricos em relacao ao centro da peca no SolicWorks 2013

Como criar um furo posicionado no centro da peça no SolidWorks 2013

Em ambos os casos utilizamos poucas relações para posicionar completamente os elementos do esboço. Utilizamos da simetria e da centralização da origem como aliados, evitando usar linhas guia e dimensões para amarras os esboços. Além da vantagem de ser mais rápido em relação a ter a origem em um canto da peça, os esboços ficam orientados a partir de condições da peça, não em dimensões definidas. Confira abaixo como ficaria se a origem ficasse em um canto da peça.

Origem posicionada no canto da peça no SolidWorks 2013

Posicionei agora a peça de uma maneira que costumamos ver, que em princípio fica mais fácil de fazer por posicionar o canto do retângulo na origem. Veja como fica o primeiro recurso de furação simétrica.

Como criar dois furos simétricos em relação ao centro da peça com origem no canto no SolidWorks 2013

Utilizando a orientação no canto da peça

Precisei utilizar duas linhas guia amarradas aos cantos da peça, que perdem facilmente a orientação caso modificarmos uma das faces em que elas estão orientadas. Não fica necessariamente muito mais complexo de fazer, mas perdemos confiabilidade na modificação futura do desenho.

O mesmo acontece no caso do furo no centro, considerando o detalhe de que se a origem estiver no centro da peça, simplesmente posicionamos o centro do furo coincidente com a origem da peça.

Como criar um furo posicionado no centro da peça com origem no canto no SolidWorks 2013

O assunto de posicionamento de origem no modelamento é vasto e depende muito da aplicação, mas algo que precisamos sempre observar é como os recursos futuros da peça serão feitos, para planejarmos o modelamento e gastar menos tempo nos outros recursos e futuras modificações. Com o constante uso do SolidWorks 2013 essa visão de planejamento de recursos fica mais fácil, mas sempre que possível devemos observar o futuro da peça e assim nos acostumar com essa característica.

Se deseja aprender mais sobre o software, conheça nosso curso gratuito de SolidWorks 2013 Avançado.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):