Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como utilizar os plugins do SketchUp 8.0

Postado em: 30/09/2013 Comentários (4)

Você deve conhecer ou já ouviu falar sobre os plugins do SketchUp. Eles são bastante úteis, pois agilizam nossos projetos ou permitem que exportemos os projetos do SketchUp para outros programas. Porém, antes de instalá-los, você precisa conhecer alguns detalhes sobre eles.

O que é um plugin?

Na informática, define-se plugin como sendo todo programa, ferramenta ou extensão que se encaixa a outro programa principal para adicionar mais funções e recursos a ele. O SketchUp é um pouco limitado em ferramentas de modelagem e precisamos usar a criatividade para fazer alguns modelos, por isso, existem inúmeros plugins para facilitar nossas vidas.

Plugins ativos no SketchUp

Alguns plugins para SketchUp

Quando instalá-los?

Antes de instalar um plugin no SketchUp, você deve se perguntar qual a real utilidade dele. Eu gosto sempre de pensar o quanto eu pretendo utilizar o plugin antes de instalá-lo. É sempre bom refletir se o objetivo de colocá-lo no SketchUp é para realizar somente uma tarefa pontual ou se realmente vou usá-lo com frequência, pois muitos plugins instalados podem comprometer o desempenho do seu programa.

Portanto, escolha o plugin pela sua necessidade diária, fazendo uma seleção criteriosa entre eles, e não somente para aumentar a quantidade de ferramentas do seu programa. Não se empolgue com a facilidade de baixar e instalar os plugins, pois em vez de ajudar, poderá prejudicar o desempenho.

Como instalar um plugin no SketchUp 8.0?

Os plugins para o SketchUp geralmente vêm no formato Ruby (.rb), porém, alguns podem vir como arquivo executável (.exe ou .msi) ou como arquivo comprimido (.zip ou .rar).

Instalar um arquivo executável é bastante simples, basta clicar nele e o instalador se encarrega de salvar os ficheiros na pasta correta e o plugin também já ficará salvo .

Para instalar um script do Ruby é preciso que você:

  1. Faça o download do script em seu computador.
  2. Se o arquivo estiver comprimido, descomprima-o. Normalmente é possível fazer isto clicando duas vezes no arquivo. Os arquivos de scripts do Ruby descomprimidos têm a seguinte extensão: .rb
  3. Feche o SketchUp, caso ele esteja sendo executado.
  4. Copie o arquivo do script do Ruby na localização correta, de acordo com o seu sistema operacional:
    Windows: C:/Arquivos de programa/Google/SketchUp 8/Plugins
    Mac OS X: ‘Disco rígido’/Biblioteca/Application Support/SketchUp 8/SketchUp/Plugins

Após realizados estes passos, basta abrir o SketchUp e provavelmente o plugin estará na barra de ferramentas. Caso ele não esteja, você deve ir na barra de menus clicar em “Visualizar” e depois na “Barras de Ferramentas” e procurar o plugin instalado.

No SketchUp 2013, a forma de instalar os plugins mudou, e muita gente ainda tem dúvidas de como passar a pasta de plugins do SketchUp 8.0 para o 2013. Como o tema é bem amplo, vou deixar para falar sobre isso no próximo artigo.

Onde encontrar os plugins?

Existem inúmeros sites onde você pode encontrar plugins gratuitos e pagos. Eu gosto muito do site sketchUcation, lá você encontrará vários plugins com a explicação sobre o que ele faz e a opinião de usuários. Para fazer o download dos plugins é necessário fazer o registro, que é gratuito.

Plugin para extrusão de formas complexas

Plugin Extrude rails

Conclusão

Os plugins do SketchUp nos auxiliam muito na modelagem, pois agilizam os processos e nos permitem desenhar objetos que seriam praticamente impossíveis de se fazer. Só precisamos ficar atentos com a quantidade de plugins que iremos instalar e com a funcionalidade deles, para não carregarmos o SketchUp com “peso morto”.

Se você deseja saber mais sobre o SketchUp você pode conhecer o Curso SketchUp 8.0 Básico.

Sobre o autor:

Julio Fabio Gurgel do Amaral Neto Especializado em maquetes 3D e renderização. Trabalha com desenho desde 1999 e iniciou no mundo CAD com o Auto Cad R-14. Desde 2009 cria desenhos e maquetes 3d, utilizando principalmente o SketchUp.
Leia mais

Leia também

  1. Paula em 23/05/2016:

    olá, não consigo instalar o irender no meu computador, pode me ajudar?

    Responder
    • CADguru em 24/05/2016:

      Olá Paula,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Estamos á disposição.

      Responder
  2. Carlos Alberto Vieira em 27/08/2015:

    Qual a forma mais prática para conseguir plugins

    Responder
    • CADguru em 02/09/2015:

      Olá Carlos,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (4):