Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
Conceitos básicos da interpolação circular
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conheça os conceitos básicos da interpolação circular

Postado em: 27/10/2014 Nenhum comentário

Na usinagem CNC, além de uma usinagem em linhas retas existe um outro tipo de trabalho de usinagem ou um outro tipo de movimento que os centros de usinagem executam, que são os movimentos circulares. Esses movimentos são os responsáveis pela criação de perfis cilíndricos, que precisam de uma movimentação simultânea dos dois eixos de trabalho dos centros de usinagem.

Com os comandos de interpolação circular, é possível criar principalmente raios nas peças fresadas, com um movimento simultâneo dos dois eixos de programação em conjunto alcança como resultado final um perfil cilíndrico, isso com a utilização desses comandos específicos.

Esses comandos que realizam esse tipo de movimento são os códigos de programação “G 02” e “G 03”, onde o comando “G 02” executa uma interpolação circular no sentido horário e o comando G 03 uma interpolação circular no sentido anti-horário.

Interpolação circular sentido horário   Interpolação circular sentido anti horário

Pontos importantes da interpolação circular

A programação desses dois códigos pode parecer muito simples, pois basta programar o código de interpolação e os pontos finais do raio a ser executado, porém existe dois pontos que alguns programadores acabam se complicando.

Um primeiro ponto é o plano de trabalho de programação, pois dependendo do plano de trabalho (plano cartesianos) é necessário muita atenção para ver qual código deverá utilizar.

Plano de trabalho para programação

Como default, as máquinas entendem como plano de trabalho programado os eixos XY, por esse motivo se nenhum código de determinação do plano de trabalho for configurado, a máquina assumirá o código G 17.

Um segundo ponto é a determinação dos versores de programação, os códigos “i, j e k”, que são os responsáveis por determinar uma relação de programação com o centro da circunferência a ser feita ou uma relação com o sistema de coordenada de trabalho da peça.

Neste tipo de programação de interpolação circular, os eixos “X, Y e Z”, são usados para determinar as posições finais da usinagem para definição da circunferência e normalmente esses valores são determinados em coordenadas cartesianas absolutas, já os versores “i, j e k” são utilizados para indicar o centro da circunferência programada e normalmente esses valores são definidos em coordenadas cartesianas absolutas.

Seguindo os dados de programação nos temos:

  • I é a distancia no eixo X do centro da circunferência em relação ao ponto zero do programa.
  • J é a distancia no eixo Y do centro da circunferência em relação ao ponto zero do programa.
  • K é a distancia no eixo Z do centro da circunferência em relação ao ponto zero do programa.

Interpolação circular com utilização do I, J e K

Com esses dados já é possível  criar uma usinagem utilizando a interpolação circular, sempre se atentando ao plano de programação e a qual código de movimentação se necessita utilizar, seja um movimento horário ou anti-horário, sempre será provável criar um perfil cilíndrico na usinagem em centros de usinagem.

Quer saber mais? Aproveite para conhecer os Cursos pagos de CNC!

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):