Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Confira os benefícios de selecionar objetos a partir da Toolspace do Civil 3D

Postado em: 18/08/2015 Nenhum comentário

O AutoCAD Civil 3D conta com uma grande quantidade de ferramentas e funcionalidades, que facilitam a interação dos usuários com os desenhos desenvolvidos em sua interface. Devido a isto, o número de usuários que desenvolvem projetos de infraestrutura usando o software cresce a cada dia.

autocad civil 3d autodesk

Capa da página do AutoCAD Civil 3D no site da Autodesk.

Por isso, nesse espaço publicamos artigos com informações e procedimentos para complementar seus conhecimentos, facilitando o desenvolvimento de projetos de alta complexidade.

Neste artigo, você vai conhecer uma forma diferente de selecionar objetos no Civil 3D, a partir da guia Prospector da Toolspace. Então, se você ainda não conhece estas funcionalidades, leia este artigo!

Conhecendo a Toolspace

Antes de mais nada, vamos entender um pouco melhor, o que é a Toolspace, e mais especificamente a guia Prospector!

A Toolspace é uma paleta que facilita o acesso dos usuários aos objetos existentes no desenho, como Superfícies, Alinhamentos, Corredores, entre outros. Além disso, reúne em sua guia Settings, todas as diferentes formas de configurar estes objetos, e, em sua guia Survey, as ferramentas de configuração e importação de Dados Topográficos.

toolspace do autocad civil 3d

Toolspace do AutoCAD Civil 3D

Desta forma, podemos considerar a Toolspace como uma paleta fundamental da interface do AutoCAD Civil 3D.

Leia também: Delimitando superfícies a partir de Boundaries no AutoCAD Civil 3D

A guia Prospector da Toolspace

Esta guia reúne todos os objetos existentes em um desenho. É a partir dela que temos acesso às ferramentas de definição de Superfícies, seleção de Alinhamentos, e onde também é possível, acessar as coleções de Sample Lines e Perfis Longitudinais.

guia prospector da Toolspace

Conjunto de Alinhamentos e suas Sample Lines e Perfis apresentados na guia Prospector da Toolspace.

Podemos afirmar com convicção que esta guia da Toolspace é constantemente acessada pelos usuários do Civil 3D.

Seleção e Visualização de objetos a partir da guia Prospector

Em muitos momentos, encontramos dificuldades em selecionar e visualizar objetos em um projeto de infraestrutura. Isso se deve ao fato de este tipo de projeto envolver inúmeras estruturas que são desenvolvidas ao mesmo tempo.

Além disso, o grande número de objetos existentes em um projeto como este aumenta a necessidade de processamento do computador, o que, em certos momentos, dificultará o acesso à objetos como Superfícies e Corredores.

Assim, se torna necessário conhecer formas diferenciadas de selecionar e visualizar objetos, e que possam ser facilmente acessadas pelos usuários. E uma destas formas pode ser facilmente acessada a partir da guia Prospector.

Para isso, basta localizar o objeto desejado, e em seguida clicar com o botão direito do mouse.

ferramentas da toolspace

Ferramentas de seleção de visualização de objetos a partir da guia Prospector da Toolspace.

Ao fazer isso, você será apresentado a uma janela de opções, e nestas opções, poderemos utilizar ferramentas de seleção e visualização, no inglês, Select, Zoom to e Pan to.

Com isso, poderemos ter acesso ao objeto desejado de forma praticamente instantânea, sem que haja a necessidade de ficar localizando-o dentre os diversos objetos existentes no desenho.

Para facilitar o seu aprendizado, preparei um vídeo abaixo, em que é possível visualizar o uso das ferramentas citadas acima. Confira:

Conheça esta e outras ferramentas que irão facilitar a criação de projetos de infraestrutura na nossa página de Cursos de AutoCAD Civil 3D.

 

 

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):