Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conheça a 3D Chain do AutoCAD Civil 3D

Postado em: 16/01/2014 Nenhum comentário

Sem dúvida alguma, um dos objetos mais interessantes do AutoCAD Civil 3D é o Corredor. Este objeto permite a um usuário desenvolver projetos de obras de infraestrutura dos mais diversos tipos, desde canais até estradas e pontes. Além disso, a partir do uso de corredores somos capazes de obter outras informações, como, por exemplo, os volumes de corte e aterro que serão necessários para a execução da obra.

Outro ponto importante da utilização de Corredores é que eles fornecem uma forma tridimensional de visualizar o projeto, possibilitando ao projetista analisar diversas opções diferentes para a mesma obra, alterando a sua forma, seu traçado e seu perfil.

corredor

Formas de visualização de corredores.

Ou seja, as vantagens do uso de corredores em projetos de infraestrutura são inúmeras, no entanto, algumas particularidades deste objeto do AutoCAD Civil 3D não são tão conhecidas, como por exemplo, o termo 3D Chain.

A 3D Chain, ou Corrente 3D, nada mais é do que a combinação entre um alinhamento e seu perfil superficial e somente pode ser visualizada quando aplicamos qualquer uma das vistas 3D do Civil 3D para visualizarmos uma superfície. Veja na imagem abaixo a 3D Chain que será utilizada para a construção de um corredor.

visualiando 3d chain

Visualizando a 3D Chain no AutoCAD Civil 3D

Na imagem acima é apresentada uma 3D Chain constituída de alinhamentos e perfis. Notem que chamamos a atenção para 2 pontos da imagem, o ponto 1 e o ponto 2.

No ponto 1 temos a representação dos alinhamentos, que como são objetos bidimensionais não possuem nenhuma informação referente as elevações das linhas. Devido a isso, os alinhamentos sempre são plotados na cota zero da sua superfície. A partir da utilização de Perfis de Superfície, criamos uma combinação das coordenadas bidimensionais dos alinhamentos com as informações de cotas do terreno, onde o alinhamento se encontra, e com isso, podemos visualizar como os alinhamentos ficariam caso representassem os eixos de ruas que seriam construídas em algum local.

3D Chain: importância na criação de um corredor

A 3D Chain é muito importante para a criação de um corredor, já que fornecerá as informações de posicionamento tridimensional da estrada, canal, ou ponte que será construída com base nas informações do terreno. Pelo fato deste objeto ser dinâmico, qualquer alteração tanto no posicionamento do alinhamento, quanto do seu perfil, automaticamente irá alterar a configuração do corredor construído.

Em nosso curso gratuito de Modelagem Avançada de Corredores no AutoCAD Civil 3D apresentamos a forma de construir diversos tipos de corredores diferentes, e em todos eles aprenderemos a configurar corretamente a sua 3D Chain. Então, não deixe de visitar nossa página para aprender a trabalhar com este e outros objetos do Civil 3D.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):