Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conheça a função Mastercam Dynamic Motion

Postado em: 23/02/2016 Nenhum comentário

O software Mastercam conta com uma função de usinagem chamada de “Mastercam Dynamic Motion”, que cria movimentos dinâmicos nos caminhos de usinagem da ferramenta, fazendo com que você, como programador, tire o máximo proveito de qualquer máquina CNC – nova ou até mesmo máquinas mais ultrapassadas.

O Mastercam Dinâmico incluiu uma tecnologia dinâmica que está sendo desenvolvida por mais de mais de cinco anos e ainda está em constantemente evolução.

Do ponto de vista de um programador CAM, os percursos de usinagem feitos com a tecnologia dinâmica de movimento do Mastercam não são muito diferentes dos convencionais usados ​​o tempo todo em questão de programação.

O programador precisa simplesmente selecionar o limite de usinagem, definir alguns parâmetros de trabalho e, a partir de um menu, executar todo o trabalho de maneira rápida.

Mastercam Dinâmico

Dentro do próprio software, no entanto, algo altamente complexo está acontecendo. As linhas de código do computador, os algoritmos utilizados e o poder de processamento do computador utilizado são muito maiores do que o processamento de programação convencional.

Por exemplo, demorou em torno de três anos (cerca de 7.200 horas) para escrever e testar o código para Mastercam com o primeiro caminho de ferramenta de usinagem dinâmico para usinagens em 2D, que foi introduzido com a versão X4 do Mastercam em 2009.

Esta introdução foi o início de uma direção totalmente nova em que o próprio percurso de usinagem se comportaria  de forma inteligente, seguindo um conjunto extenso de regras que incluem:

  • Mínimo passo lateral para evitar a acúmulo de calor e força lateral excessiva;
  • Movimentos suaves a fim de aliviar tensões sobre as ferramentas e a máquina;
  • Rotações elevadas, se a máquina ferramenta dispuser;
  • Aproveitamento máximo para as usinagens mais profundas, com cortes mais eficientes possíveis;
  • Remoção de material contínuo (fresamento) para minimizar o corte no vazio;
  • Ajustes dinâmicos de avanços, velocidades e passos laterais para manter estratégias de entrada da ferramenta com carga constante e um ângulo de entrada mais eficaz;
  • Ajustes de velocidade de corte durante o processo de remoção de material.

Com toda essa inteligência embutida, um percurso com tecnologia dinâmica de movimento frequentemente acaba fazendo o trabalho de três operações de desbaste convencional, limpeza e acabamento.

Com a tecnologia “Mastercam Dynamic Motion” (movimentação dinâmica de movimentos), a otimização de movimento fica superior a 70% em relação à programação convencional, fazendo com que o Mastercam seja um destaque em eficiência e eficácia no processo de manufatura.

Aproveite e confira os nossos cursos gratuitos de CNC.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):