Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conheça as ferramentas automáticas para a obtenção da área de captação de bacias do Civil 3D

Postado em: 04/01/2013 Comentários (1)

Se você trabalha, ou pretende trabalhar com projetos hidráulicos, hidrológicos, com certeza teve ou terá que trabalhar com a área de captação de bacias. Para que você não perca muito tempo com isto, leia este artigo e veja como o Civil 3D pode te ajudar.

Como era a captação de bacias hidrográficas?

Antes do AutoCAD Civil 3D, encontrar a área de captação de bacias exigia do usuário o traçado de polilinhas tendo como base os valores de maior altitude nas proximidades do rio, isso era feito manualmente e dependia muito do olhar do projetista. Lembro-me de uma moça que trabalhou comigo em um projeto dizendo: “Tem que ter um feeling pra fazer isso”.

Quando conheci o Civil 3D, comecei a perceber que a maior parte das dificuldades de um projeto de infraestrutura, não necessitavam de um “feeling” mas sim de ferramentas adequadas que tornassem o trabalho mais preciso e rápido, para que você pudesse se preocupar com outros problemas envolvendo seu projeto.

As ferramentas Water Drop e Drainage Area

O AutoCAD Civil 3D fornece para nós duas ferramentas que nos auxiliam em projetos hidráulicos, hidrológicos:

A ferramenta Water Drop

Esta ferramenta nos auxilia a traçar o caminho que a água percorreria durante uma precipitação na bacia.

Exemplo Waterdrop Civil 3D

Ferramenta Waterdrop no Civil 3D

A ferramenta Drainage Area

Esta ferramenta traça para nós as áreas de captação de uma bacia.

Exemplo drainage area Civil 3D

Ferramenta Drainage Area no Civil 3D

Mas como o Civil 3D calcula a área da bacia hidrográfica?

Primeiramente, ele necessita de uma superfície que contenha todas as informações geométricas do local, para que ele possa encontrar os divisores de água. Depois disso ele solicita o ponto que represente o ponto mais baixo da sua drenagem, ou seja, aonde a irá fluir, com isso ele traça a área de drenagem da bacia.

Em certos casos, este processo precisa ser repetido várias vezes para que você encontre a real área de captação da Bacia, já que o Civil 3D consegue realizar os cálculos em pequenas partes por vez. Para que o processo seja mais preciso ainda, vale a pena utilizar a ferramenta Water Drop, para que você obtenha os caminhos e pontos que a água seguirá na sua bacia, para que você escolha com mais precisão a sua área de captação.

Continue nos acompanhando, em breve lançaremos 2 tutorias bem simples, ensinando como usar estas duas ferramentas que ajudam muito nossos projetos no Civil 3D, enquanto isso você pode ir estudando elas com nosso Curso AutoCAD Civil 3D para Projetos Ambientais!

Até a próxima pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. João Duarte Junior em 09/01/2013:

    Prezado Sr. Rafael,
    Parabenizo muitíssimo o Sr. pelo site.
    É difícil encontrar, até mesmo em sites gringos, uma linguagem tão completa, rica em detalhes e simples ao mesmo tempo.
    Muito bom mesmo.
    Parabéns.

    Responder

Comentários (1):