Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conheça o módulo SolidCAM Xpress

Postado em: 06/12/2013 Nenhum comentário

Voltado principalmente para as funções que são verdadeiramente essenciais em um software CAM, o módulo de trabalho SolidCAM Xpress é com toda certeza uma nova concepção radical em softwares de função CAM. Ele oferece resoluções para os seus problemas e é totalmente integrado com o software de modelamento SolidWorks, tanto usado para operações de usinagem em 2.5 D, quanto para usinagens em superfícies complexas 3D. Tudo isso com uma forma de trabalho muito acessível.

O SolidCAM, que um software líder de mercado quando o assunto é CAM integrado, já há mais de 10 anos de integração com o SolidWorks, consegue oferecer muitas funcionalidades práticas com esse módulo chamado SolidCAM Xpress.

Módulo do SolidCAM xpress

Depois de conhecer todas as vantagens e as comodidades de elaborar programas CNC, em ambiente totalmente familiarizado, evitando os incômodos processos de importação e exportação de arquivos, você nunca mais irá querer voltar a um sistema CAM stand-alone dos outros softwares de CAM.

Eles apresentam muitos problemas referentes a perda de programas de usinagem por motivo de mudança da geometria a ser usinada, como o módulo do SolidCAM Xpress, qualquer que seja a alteração no modelo de usinagem, automaticamente a programação de usinagem é atualizada.

Principais características do SolidCAM Xpress

Agora vamos conhecer algumas das principais características do SolidCAM Xpress:

  • Área de peças montagens e sketchs: o desenvolvimento de seus programa CNC podem ser feitos em áreas de fácil manuseio, com possibilidades de inserir componentes de fixação e verificar possíveis colisões.
  • Gerenciamento CAM: os percursos de programação são guardados como operações de usinagem na árvore de projetos, onde o programador consegue fazer modificações facilmente. Cada operação pode ser escondida/cortada/copiada/colada de acordo com o ambiente de trabalho. É possível simular ou gerar código G de qualquer combinação de Operações usando CTRL e/ou CTRL+SHIFT para selecionar as operações da árvore.
  • Usinagem High-Speed: com o SolidCAM Xpress é possível começar a tirar partido dos recursos de ferramenta HSS, usinagem de peças prismáticas com estratégias lineares e constantes em Z e permite uma usinagem em superfícies individualmente ou em conjunto.
  • Usinagem de cavidades: ferramentas avançadas para usinagem de cavidades, que permitem um número ilimitado de perfis a serem usinados, cavidades abertas e semi-abertas sem necessidade de geometria auxiliar, entradas no material inteligentes e progressivas cortando o material a partir de zonas abertas (zig-zag ou em um só sentido). As entradas em caixas fechadas são feitas em rampa, de forma linear ou helicoidal.
  • Usinagem de perfis: crie caminhos de usinagem ao longo de qualquer perfil do SolidWorks. A geometria pode ser definida por entidades de sketch, arestas ou ambas. Defina rapidamente e com certa facilidade passagens múltiplas para desbastar áreas grandes. O desbaste e o acabamento podem ser definidos na mesma operação, com diferentes profundidades de corte. O “Editor de geometria”  permite modificações no desenho sem auxílio de do SolidWorks.

Usinagem multi eixos

Resumindo, com o uso do módulo de trabalho SolidCAM Xpress, além de você conseguir trabalhar no mesmo ambiente gráfico do software de modelamento SolidWorks, ainda terá acesso a diversos recursos de programação que irão facilitar seu trabalho.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):