Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conheça o SolidWorks MBD

Postado em: 27/06/2016 Nenhum comentário

Uma das partes do processo de criação de projetos com uma grande variedade de pontos a serem melhorados, em comparação aos recursos tradicionais de trabalho é a criação de desenhos 2D do projeto ou o detalhamento.

Muito se gasta financeiramente, com tempo e recursos, tanto na criação como na manutenção dos desenhos em 2D, conforme os modelos 3D vão ficando mais complexos, com superfícies, cortes, etc., vai se complicando cada vez mais o entendimento dos desenhos em 2D, aumentando custos e ainda o risco do detalhamento não estar fiel as características dos modelos 3D.

Solid Works Mbd

O SolidWorks MBD (Model Based Definition, Definição Baseada em Modelo) é uma integração do SolidWorks 3D na produção dos desenhos em 2D, a chamada produção por método drawingless. Com esse suplemento do SolidWorks é possível comunicar informações de fabricação do produto diretamente no modelo em 3D, eliminando problemas potenciais de detalhamento. É como se fosse um detalhamento em 3D onde se coloca cotas, notas, símbolos, tudo que colocaria no desenho em 2D e isso passa a ser implantado direto no modelo em 3D, facilitando a visualização de todos os detalhes do produto.

Empresas que fazem uso desse sistema de trabalho, mencionam uma economia significativa em várias áreas do processo, incluindo reduções de erros de fabricação, desperdícios e custos de retrabalho.

Detalhamento pelo método drawingless

O trabalho com o SolidWorks MBD faz com que o usuário consiga definir, organizar e publicar PMI 3D, que nada mais é do que colocar as características de construção do produto diretamente no modelo 3D, guiando o processo de fabricação diretamente em 3D, ajudando a aperfeiçoar a produção, diminuir o tempo de ciclo, reduzir erros e ficar em conformidade com as normas do setor em questão.

Dentro do SolidWorks MBD é possível definir características do produto como: dimensões, tolerâncias geométricas, acabamentos de superfície, símbolos de soldagem, lista de materiais, chamadas, tabelas, notas, meta propriedades e outras anotações, tudo isso dentro do ambiente do modelamento do SolidWorks 3D, na função PMI.

Depois de definir todas as informações que são necessárias para fabricação do produto e as operações necessárias de construção, os detalhamentos tradicionais em 2D não são mais necessários. Além do mais, todas essas funções de detalhamento no modelo 3D alimentam muitos outros departamentos da empresa como projeto, aquisição, fabricação, montagem, qualidade, vendas, marketing, cliente e fornecedores, com relatórios e definição de processo.

O SolidWorks MBD se torna indiscutivelmente essencial para o crescimento de toda empresa que deseja evoluir seu processo fabricação.

Bom trabalho!

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):