Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conheça os diferentes Espaços de Trabalho do AutoCAD Civil 3D 2014

Postado em: 07/05/2014 Comentários (2)

O AutoCAD Civil 3D 2014 é um dos softwares mais utilizados para a elaboração de projetos de infraestrutura. Isso se deve ao fato, desta solução da Autodesk, possuir um conjunto de ferramentas voltadas para cada etapa de execução do projeto, desde a análise do terreno até a retirada de informações a partir de relatórios.

civil 3d 2014

Espaços de Trabalho do AutoCAD Civil 3D 2014.

Neste artigo, apresentaremos a vocês os diferentes ambientes de trabalho do AutoCAD Civil 3D 2014, também chamados de Workspaces.

Entendendo o funcionamento de um Workspace

Um Workspace, ou Espaço de Trabalho, é um conjunto de ferramentas voltadas para a realização de determinadas tarefas, mais que isso, podemos dizer que cada Espaço de Trabalho é um software diferente dentro do AutoCAD Civil 3D 2014, já que cada um altera, drasticamente, a interface do software. Na imagem abaixo, apresentamos o Workspace de Desenho e Anotação, também chamado de Drafting and Annotation, do AutoCAD Civil 3D 2014.

espaco de trabalho drafting

Visualizando o Espaço de Trabalho Drafting and Annotation do AutoCAD Civil 3D 2014.

Agora que já sabemos o que é um Workspace, vamos conhecer um pouco melhor cada um dos Espaços de trabalhos disponíveis no AutoCAD Civil 3D 2014, são eles:

  • Civil 3D
  • Drafting & Annotation
  • 3D Modelling
  • Planning and Analysis

O Workspace Civil 3D

O Espaço de Trabalho Civil 3D possui um conjunto de ferramentas voltadas para a criação de objetos como Alinhamentos, Perfis, Vistas de Seção e Corredores. Basicamente, este é o espaço de trabalho mais conhecido pelos usuários deste software, já que é carregado como padrão cada vez que o AutoCAD Civil 3D 2014 é carregado.

espaco de trabalho padrao

Espaço de Trabalho padrão do AutoCAD Civil 3D 2014.

Para melhor detalhar os principais componentes do Espaço de Trabalho Civil 3D, inserimos na imagem acima, alguns números que os representam e descreveremos cada um de forma mais detalhada.

1 – Ribbon do AutoCAD Civil 3D: é uma guia de opções que resume as principais ferramentas para a criação de objetos como Alinhamentos, Perfis, Corredores, entre outras. Sua principal vantagem é que podemos acessar todas estas ferramentas com extrema facilidade, simplesmente clicando nelas. Veja na imagem abaixo a Ribbon do Workspace Civil 3D.

ribbon do espaco de trabalho civil 3d

Visualizando a Ribbon do Espaço de Trabalho Civil 3D.

2 – Área de Trabalho ou Área de Desenho: é o espaço dedicado para a criação dos projetos de infraestrutura, sendo assim, independente do Workspace adotado esta área permanecerá sempre igual. Veja na imagem abaixo um desenho criado no AutoCAD Civil 3D sendo visualizado diretamente na área de trabalho.

interface do civil 3d 2014

Interface do AutoCAD Civil 3D 2014.

objeto civil 3d

Visualizando um objeto criado no Espaço de Trabalho Civil 3D.

3 – Toolspace: é uma Paleta do AutoCAD Civil 3D que concentra todos os objetos criados em um desenho, sendo assim, ela é de extrema importância pois o usuário poderá acessar todos os objetos, e consequentemente as ferramentas para a edição dos mesmos com facilidade. Vale ressaltar que assim como o formato da Ribbon apresentado acima, a Toolspace é uma exclusividade do Espaço de Trabalho Civil 3D.

visualizando a toolspace

Visualizando a Toolpsace do AutoCAD Civil 3D 2014

O Workspace Drafting & Annotation

O Espaço de Trabalho Drafting & Annotation possui uma interface e reúne um conjunto de ferramentas que facilitam a criação e anotação dos mais diversos tipos de desenhos criados no AutoCAD Civil 3D 2014. Basicamente, podemos dizer que este ambiente de trabalho nada mais é do que o próprio AutoCAD 2014 que pode ser acessado diretamente dentro do Civil 3D.

espaco de trabalho drafting

O Espaço de Trabalho Drafting and Annotation possui a interface do AutoCAD 2014.

Vejam que pela imagem acima podemos notar algumas diferenças em relação ao Espaço de Trabalho Civil 3D, primeiramente pela ausência da Toolspace, além disso, podemos notar que a Ribbon deste ambiente de trabalho é totalmente diferente, já que não nos fornece as opções para a criação de objetos como Superfícies e Alinhamentos, no entanto, possui as ferramentas de edição e modificação de desenhos, como por exemplo, Offset, Array e Mirror, que são conhecidas por qualquer usuário do AutoCAD. Veja na imagem abaixo a Ribbon deste Espaço de Trabalho.

ribbon drafting e annotation

Visualizando a Ribbon do Espaço de Trabalho Drafting e Annotation.

 O Workspace 3D Modeling

Este é um espaço de trabalho conhecido pela maioria dos usuários do AutoCAD, já que fornece as ferramentas necessárias para a criação de objetos tridimensionais com facilidade. A partir dele podemos criar sólidos 3D, como pirâmides, cones e esferas, assim como objetos tridimensionais mais complexos, que utilizando comandos como o Extrude e o Revolve. Na imagem abaixo apresentamos este Workspace.

visualizando o espaco de trabalho 3d modelling

Visualizando oEspaço de Trabalho 3D Modelling do AutoCAD Civil 3D 2014.

Assim como o Workspace Drafting & Annotation, este Espaço de Trabalho não possui a Toolspace do Civil 3D e sua Ribbon é diferente das demais opções. Isso se deve ao fato deste Espaço de Trabalho oferecer aos usuários as ferramentas necessárias para a criação de objetos 3D, sendo assim, sua Ribbon agora reúne novas opções de guias, como Solid, Surface, Mesh e Render. Veja na imagem abaixo a Ribbon deste Workspace.

ribbon do espaco de trabalho 3d

Visualizando a Ribbon do Espaço de Trabalho 3D Modelling do AutoCAD Civil 3D 2014.

 O Workspace Planning and Analysis:

Este é um dos Espaços de Trabalhos mais interessantes do AutoCAD Civil 3D 2014, já que a partir dele podemos ter acesso a um conjunto de ferramentas voltadas para a análise e criação de mapas. Sendo assim, podemos dizer que este Workspace nada mais é do que o próprio AutoCAD Map incluso no AutoCAD Civil 3D. Veja na imagem abaixo este Workspace.

visualizando o espaco de trabalho

Visualizando o Espaço de Trabalho Planning and Analysis do AutoCAD Civil 3D 2014.

A partir da imagem acima, podemos notar que a principal mudança deste Espaço de Trabalho é o surgimento de uma nova paleta, a paleta Map Task Pane, que permite ao usuário gerenciar as várias camadas de um mapa.

Além disso, podemos notar que a Ribbon do Workspace Planning and Analysis também possui opções diferentes das demais, já que seu objetivo é facilitar o acesso dos usuários as ferramentas de criação, edição e formatação de mapas no AutoCAD Civil 3D 2014.

ribbon do espaco de trabalho planning

Visualizando a Ribbon do Espaço de Trabalho Planning and Analysis do AutoCAD Civil 3D 2014.

Para mostrar a vocês, de uma forma mais dinâmica o procedimento para alterar o Espaço de Trabalho do AutoCAD Civil 3D 2014, criamos o vídeo abaixo, para que vocês possam entender melhor como a escolha de um Workspace adequado facilita a elaboração de projetos de infraestrutura no AutoCAD Civil 3D 2014.

Com isso finalizamos este artigo. Conheça o escopo do nosso Curso Básico de AutoCAD Civil 3D 2014, disponível na loja Cursos Guru.

Além disso, também gostaríamos de lembrá-los que em nossa página se encontra disponível uma comunidade de Perguntas e Respostas, onde você poderá interagir com outros usuários do CADguru assim como com nossos autores, para tirar alguma dúvida sobre seu aprendizado.

Até a próxima, pessoal!.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. vagner dos santos em 14/05/2014:

    como receber apostilha cad2014

    Responder
    • CADguru em 15/05/2014:

      Olá Vagner,

      Atualmente a metodologia utilizada para ensino é através das videoaulas narradas. O curso não acompanha apostila e também não ofereceremos a parte este formato.
      Quando precisar tirar alguma dúvida específica, sugerimos se localizar através dos títulos das aulas ou ainda com as informações presentes no campo “perguntas respondidas nesta aula”.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (2):