Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conheça os novos recursos do AutoCAD Civil 3D 2015

Postado em: 27/05/2014 Comentários (10)

A Autodesk lançou em abril a mais nova versão de seus softwares. Sendo assim, apresentamos neste artigo, algumas novidades extremamente interessantes do AutoCAD Civil 3D 2015, que já pode ser adquirido em qualquer revendedor da Autodesk, assim como pode ser feito o download de sua versão de avaliação na comunidade de estudantes.

instalacao do civil 3d 2015

Processo de Instalação do AutoCAD Civil 3D 2015, versão para estudantes.

A interface:

Logo que instalamos o AutoCAD Civil 3D 2015 já notamos uma grande diferença em relação à versão 2014. Podemos ver na imagem abaixo que a nova versão tem uma interface bem diferente já na tela inicial, onde podemos iniciar o desenho e também acessar a Autodesk 360.

tela de boas vindas

Tela de Boas-Vindas do AutoCAD Civil 3D 2015.

Além da tela inicial, todo o design da versão 2015 está mudada. Os comandos continuam sendo apresentados na Ribbon, assim como a Toolspace e a Linha de Comandos ainda continuam na mesma posição, no entanto, as cores e os ícones foram alterados. Veja a imagem abaixo.

nova interface do civil 3d

Visualizando a nova interface do AutoCAD Civil 3D 2015.

Na imagem abaixo, apresentamos com mais detalhes a Ribbon do AutoCAD Civil 3D , onde é possível notar que apesar do design diferenciado e a mudança na aparência dos ícones, os grupos de objetos continuam localizados no mesmo local que nas versões anteriores.

visualizando a ribbon

Visualizando a Ribbon da nova versão do AutoCAD Civil 3D, a versão 2015.

Na imagem abaixo, apresentamos um desenho criado nesta nova interface do AutoCAD Civil 3D. Apesar das mudanças envolverem principalmente cores e posicionamento de alguns objetos, algumas partes interessantes das versões anteriores se encontram ocultadas, como por exemplo, a barra de coordenadas, que se vocês notarem nas imagens acima, não é apresentada como padrão em um desenho.

visualizando um projeto

Visualizando um projeto criado no AutoCAD Civil 3D 2015.

Novas ferramentas:

Além das mudanças na sua aparência, o AutoCAD Civil 3D 2015 recebeu novas ferramentas e funcionalidades. Inclusive, neste ponto vale um comentário pessoal. As pessoas envolvidas na criação dos softwares levam em consideração muito das informações recebidas por meio dos fóruns oficiais da Autodesk, assim como a partir dos relatórios de erros recebidos. Sendo assim, muitas ferramentas que são inseridas em cada versão que é lançada, possuem a contribuição dos usuários, que apresentam a Autodesk as necessidades e potencialidades de cada software.

foruns da autodesk

A participação de usuários nos grupos de discussão da Autodesk auxiliam na criação das novas versões.

Sendo assim, na versão 2015, o Civil 3D apresenta um grupo de ferramentas que facilitarão demais a vida de quem trabalha com este software. Veja na lista abaixo algumas ferramentas que consideramos interessantes.

Exportação de múltiplos desenhos:

Esta nova ferramenta permite aos usuários exportar vários arquivos de desenho de uma única vez, o que facilita o trabalho de quem atua na área de infraestrutura, já que a maioria dos projetos criados possui uma grande quantidade de desenhos. Veja na imagem abaixo a caixa de diálogos desta ferramenta.

exportacao de desenhos

A versão 2015 do AutoCAD Civil 3D permite ao usuário exporta múltiplos desenhos de uma vez.

Exportação em KML e KMZ:

Até a versão 2012, o AutoCAD Civil 3D possuía uma ferramenta extremamente interessante que permitia ao usuário obter imagens e superfícies diretamente do Google Earth.

superficies do google earth

Usuários ainda sentem saudades da ferramenta de importação de superfícies e imagens do Google Earth!

Esta ferramenta permitia que os usuários pudessem analisar, de forma prévia, um determinado local onde seria realizado algum estudo referente a projetos de infraestrutura. No entanto, de acordo com a Autodesk, esta ferramenta foi retirada devido a baixa qualidade das informações fornecidas pela Google, o que fez com que muitos usuários sentissem uma saudade imensa da versão 2012 do AutoCAD Civil 3D. No entanto, a versão 2014 traz uma ferramenta que promete auxiliar a visualização de projetos de infraestrutura no Google Earth, esta ferramenta é chamada de Export KML. Veja a imagem abaixo.

novidade 2015

Novidade da versão 2015, a Exportação para KML e KMZ.

O resultado do uso desta ferramenta é a visualização de forma extremamente rápida de objetos do AutoCAD Civil 3D 2015 no Google Earth, na imagem abaixo, podemos ver um objeto exportado para o Google Earth utilizando esta ferramenta.

visualizando no google earth

Visualizando o resultado de um projeto criado no AutoCAD Civil 3D 2015 no Google Earth.

No entanto, como opinião pessoal, acredito que o uso da ferramenta Mapas Online da Autodesk substitua com eficiência o uso do Google Earth, não se tornando tão necessária assim a ferramenta de exportação para KML e KMZ. Veja o desenho criado no AutoCAD Civil 3D utilizando das ferramentas de Mapa Online. Como imaginamos que nossos usuários irão gostar desta nova versão do AutoCAD Civil 3D, preparamos o vídeo abaixo para apresentar a interface desta nova versão e tecer alguns comentários sobre o que esperar do AutoCAD Civil 3D 2015.


Como esta versão é muito recente, não contamos com nenhum curso referente a ela em nosso escopo, no entanto, você poderá acessar nossos cursos de AutoCAD Civil 3D 2014, que recentemente saíram do forno. Então, não perca tempo!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. Agostinho Jose Viegas em 03/12/2015:

    de momento nenhuma

    Responder
  2. Lauriano Hata em 10/01/2015:

    Olá, gostaria de ter o curso de AutoCAD civil, estou em Angola como adquirir o curso e a forma de pagamento?

    Responder
    • Carla Cabral e Silva em 12/01/2015:

      Bom dia, Mário
      Você pode adquirir os cursos desejados via download, baixando-o diretamente em seu computador. A forma de pagamento é via Paypal.
      Caso tenha interesse em adquirir o curso, basta enviar um e-mail para [email protected]
      Atenciosamente,
      Equipe Cursos Guru

      Responder
  3. Kiesse Ndongala em 15/09/2014:

    como posso inviar o dinheiro e como receber os cursos desejados nãoesqueça que encontro me en luanda

    Responder
  4. nelson tadeu em 12/07/2014:

    vejo nessa versão que só exporta para KML , e a importação de KML para dgw dessa versão ?

    Responder
    • CADguru em 15/07/2014:

      Olá Nelson,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  5. Adeladio em 25/06/2014:

    ei gostaria de adquirir o curso em DVD baseado em Topográfia

    Responder
  6. Adeladio em 25/06/2014:

    ei gostei muito do civil 3d gostaria de saber se o civil 3d tem o quite country Brasil do DER

    Responder
    • CADguru em 26/06/2014:

      Olá Adeladio,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (10):