Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conheça os requisitos do sistema para o uso do AutoCAD Civil 3D 2014

Postado em: 12/03/2014 Comentários (12)

O AutoCAD Civil 3D 2014 é, sem sombra de dúvidas, um dos principais softwares para a criação, edição e análise de projetos de infraestrutura. A partir de suas poderosas ferramentas somos capazes de criar com, extrema facilidade, projetos referentes a barragens, pontes, estradas, canais entre outros.

autocad civil 3d 2014

Recursos do AutoCAD Civil 3D 2014. Fonte: Autodesk

Devido a isso, muitos usuários estão deixando de usar o bom e velho AutoCAD para a elaboração dos projetos citados acima e migrando para uma ferramenta mais completa, neste caso, o AutoCAD Civil 3D 2014. No entanto, muitos usuários ainda se encontram reticentes ao adotar esta nova ferramenta, pois imaginam que as configurações de hardware de um computador devam ser muito altas para a execução destes tipos de projetos.

computador

Neste artigo, buscamos apresentar a vocês os requisitos mínimos do sistema, com base nas recomendações da própria Autodesk, complementando estas informações com a experiência de uso deste software no dia a dia.

Sistema Operacional

A primeira coisa que o usuário deverá ter em mente é que precisará, no caso exclusivo do AutoCAD Civil 3D 2014, de um sistema operacional 64 bits. Utilizamos a palavra “exclusivo” para ressaltar que esta versão do software é a única que exige 64 bits. As anteriores poderiam ser instaladas em computadores com 32 bits e 64 bits.

windows 8.1

Windows 8.1. Fonte: Microsoft.

Isso se deve ao fato de esta versão ter sido construída para a utilização em computadores com o Windows 8, no entanto, isso não significa que um usuário que possua, por exemplo, o Windows 7 não possa instalá-la. Basta ter em mente que seu Windows 7 deverá ser 64 bits.

Processador

No caso do processador, você deve ter em mente que quanto mais potente for o processador do seu computador, melhor será a sua experiência em relação a este software. Isso se deve ao fato de um projeto de infraestrutura envolver um enorme número de informações que precisam ser processadas ao mesmo tempo. Pense, por exemplo, em um Modelo Digital de Terreno que utiliza um arquivo de pontos topográficos com cerca de 70 mil pontos.

Para que o AutoCAD Civil 3D 2014 possa realizar todos os cálculos precisos é necessário um bom poder de processamento. Caso contrário, o tempo de espera será muito grande. E vale o comentário: isso incomoda bastante!

processador intel

Imagem de um Processador Intel.

No site da Autodesk você encontra as seguintes configurações recomendadas como o mínimo necessário:

  • AMD Athlon™ 64 com a tecnologia SSE2.
  • AMD Opteron™ com a tecnologia SSE2.
  • Intel® Xeon com suporte Intel EM64T e tecnologia SSE2.
  • Intel® Pentium® 4 com suporte Intel EM64T e tecnologia SSE2.

Memória RAM

No caso da Memória RAM, a Autodesk sugere 4 GB, no entanto, recomenda o uso de pelo menos 8 GB, porém, vamos mais além. Caso você tenha a possibilidade de adquirir uma memória mais potente, não pense duas vezes. Computadores com pelo menos 16 GB de RAM têm um desempenho muito mais eficiente do que um com 8 GB.

memoria

Memória RAM

Disco Rígido (HD)

No caso do Disco Rígido do seu computador (HD), você deve ter em mente que quanto mais, melhor! Isso se deve ao fato de os arquivos gerados durante o projeto serem muito grandes e, como em muitos casos, precisamos utilizar um número muito grande de arquivos o seu computador pode ficar sobrecarregado caso a sua capacidade de armazenamento seja pequena.

hard disk

Disco Rígido

A configuração mínima que a Autodesk sugere é de 12 GB, no entanto, esse valor se refere somente aos arquivos de instalação, ou seja, para continuar trabalhando você deverá ter um computador de pelo menos 500 GB.

Esse problema também pode ser resolvido utilizando um servidor geral em sua empresa, onde todas as informações referentes aos projetos podem ser armazenadas em um único local e acessadas pela rede.

Placa de Vídeo

Se existe um hardware que não pode ser esquecido é a Placa de Vídeo, principalmente pelo fato de a maioria dos objetos criados no AutoCAD Civil 3D 2014 serem tridimensionais. Mais uma vez vale o conselho: “se for possível, invista no melhor!”.

placa de video

Modelo de Placa Quadro.

Dê preferência às Placas Quadro, já que estas são dedicadas ao processamento de arquivos gráficos, obtendo assim, um resultado melhor em relação às placas voltadas a jogos. Claro que se você pesquisar, encontrará placas de vídeo com bom desempenho, superando alguns modelos de Placas Quadro, no entanto, a função destas placas são diferentes.

Demais componentes do computador

Muitas vezes nos preocupamos com o processador, memória RAM, HD e placa de vídeo. No entanto, deixamos de nos preocupar com os periféricos mais simples e que facilitam o uso deste software que envolve, em muitos casos, longas horas de trabalho.

Escolha mouses e teclados com uma boa ergonomia, e assim como os demais componentes, opte por equipamentos de qualidade. Caso escolha mouses e teclados sem fio, não esqueça de ter sempre a mão pilhas e baterias reservas.

mouse wireless

Modelo de Mouse sem fio.

Não esqueça também de escolher monitores que tenham uma boa resolução e o tamanho de tela um pouco maior, como, por exemplo, os monitores de 21”. Caso esteja com orçamento disponível, opte pelo uso de dois monitores.

monitor

Exemplo de monitor disponível no mercado.

Além disso, lembre-se de ter um pen drive com um bom armazenamento, que, apesar de não ser extremamente necessário sempre te salvará de pequenos inconvenientes, e uma boa caneca para tomar aquele cafezinho durante o projeto!

cafe

Uma pausa para o café sempre vale a pena!

Com isso, finalizamos este artigo e esperamos que as informações aqui apresentadas possam colaborar, de alguma forma, com a sua prática diária utilizando esta importante ferramenta da Autodesk.

Caso você tenha alguma dúvida referente a este e outros assuntos relacionados ao AutoCAD Civil 3D visite nossos cursos gratuitos no CADguru ou confira os lançamentos na loja Cursos Guru. Sempre que possível, também interaja com os autores e demais usuários na comunidade de Perguntas e Respostas.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. waltemberg em 22/10/2014:

    Meu amigo estou comprando esta maquina – QOSMIO X70-A-12X, queria saber a sua opinião se com ela irei obter otimos resultados em performa-se ja que na sua indicação de configuração de placas de video aconselha os modelos quadro a referência dela esta dedicada para jogos, me de sua opinião se possivel.

    Desde ja agradeço.

    Responder
    • CADguru em 22/10/2014:

      Olá Waltemberg,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.
      Obrigada.

      Responder
  2. Mauricio em 26/08/2014:

    Boa tarde! Gostaria de saber se este portátil da conta do recado:

    PROCESSADOR:
    Intel Core i7 4810MQ 2.8 GHz, 6MB Cache (3.80 GHz Turbo)
    MEMÓRIA: 16 GB HyperX Impact DDR3 (1600 MHZ) / ( 2 x 8 GB )
    SSHD: SSD 120 GB SATA III
    PLACA DE VÍDEO: NVIDIA GeForce GTX 850M (2GB)
    obrigado

    Responder
    • joao em 30/08/2014:

      Rapaz, se um notebook deste não der conta do recado, o que mais poderia dar, não?
      pode comprar que é uma ótima configuração!

      Responder
    • CADguru em 27/08/2014:

      Olá Mauricio.

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.
      Obrigada.

      Responder
  3. Ana Rafaela em 22/07/2014:

    Olá cleverton e Tarcíso, vcs poderiam indicar sites para compras desses máquinas de boa qualidade e com segurança? Aliás, quanto saiu a de vcs? Obrigada

    Responder
    • Tarciso em 03/08/2014:

      Boa Tarde!

      Ana,

      Se você conhece uma pessoa de confiança que monta PC, eu aconselho que você compre as peças e pedi pra ele montar, caso contrario, você pode comprar na X5 computadores.
      As peças da minha máquina eu comprei tudo no kabum e montei e gastei em torno 3500,00 parcelado, á vista vc tem um desconto de 15%

      Qualquer dúvida pode me mandar um email.

      [email protected]

      Responder
  4. Daniel em 26/06/2014:
  5. Cleverton em 19/03/2014:

    Acabei de adquirir um excelente equipamento portátil da DELL
    ( O Inspiron 15R – A20 ) RECOMENDO!!!

    Configuração:
    1 terabyte de HDD
    Processador: Intel(R) Core(TM) i7 – 4500U CPU @ 1.80GHz 2.40GHz
    Memória Instalada (RAM) 16,0 GB DDR3

    Índice de experiência do Windows (5,9)
    Placa de Vídeo: AMD RADEON HD 8850M – 2GHz Dedicada

    RECOMENDO a todos que trabalham com estes Softwares de Projetos.
    Pois roda que é uma beleza – LUMION – AUTOCAD – SHETCHUP – REVIT.

    Responder
    • Lydia em 28/07/2014:

      Cleverton, boa noite!
      Que bom que vi a sua dica.
      Achei que fosse o meu número mesmo! Acabei de ver na Saraiva um A20, só que com NVídia de 2 GHz dedicada. Não lembro o modelo na N Vídia…
      preço: 3320,00. Achei imperdível, já que no site da dell por esse valor só com 8Gb de RAM.
      Fiquei apaixonada…tem até o teclado alfa numérico que tanto sonhamos…será que devo procurar um com o HD 8850M ou devo voltar pra ver qual é a NVídia?? Tenho medo de não ficar tãããão bom como o que vc está falando…
      Obrigada,

      Lydia

      Responder
  6. Tarciso em 14/03/2014:

    Faltou colocar como opção as placas de vídeo FirePro da AMD, que também são dedicadas ao processamento de arquivo gráfico, é também muito importante uma boa placa mãe que tenha um circuito regulador de tensão de no minimo 6×2, se tiver condições, compre com 8×2 e mais um detalhe, compre uma boa fonte de alimentação que tenha certificado 80 Plus.

    Eu acabei de montar um pc para trabalhar com CAD 3D e sketchup.

    Abaixo á configuração:

    Processador AMD 8350
    Placa Mãe Asus M5A970 EVO R2
    8GB de memoria Kingston Hiperx Blu 1600mhz
    Hd 1Tr
    Placa de Video AMD FirePro V3900
    Fonte Corsair CX600 RV2

    Responder
    • Daniel em 26/06/2014:

      Tarciso,
      Bom dia!

      Quanto ficou sua máquina?
      Pode me envar mais detalhes por e-mail?
      Grato!

      Responder

Comentários (12):