Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Conheça os Workspaces do AutoCAD Civil 3D

Postado em: 02/12/2013 Nenhum comentário

O AutoCAD Civil 3D é sem dúvida um dos melhores softwares CAD disponíveis no mercado para a realização de projetos na área de Infraestrutura. Isso se deve ao fato deste programa permitir a integração de vários tipos de informações, como dados SIG, elaboração de planta 2D e visualização 3D dos projetos criados. Contudo, este software é mais completo que muitos imaginam, já que ele vem com vários Worskpaces (Espaços de Trabalho) que permitem ao usuário acessar as ferramentas adequadas a elaboração de cada etapa do projeto.

Neste artigo, mostraremos como escolher os Workspaces e qual é considerado mais indicado para determinados tipos de tarefas realizadas no AutoCAD Civil 3D. Lembrando que as imagens apresentadas neste artigo são referentes a versão 2013 do programa, no entanto, não há muitas diferenças no processo realizado para as diferentes versões.

auto cad civil 3d

O que são Workspaces?

Workspace, ou espaços de trabalho, é um conjunto de ferramentas voltadas para a realização de uma determinada tarefa. Isto inclui as ferramentas que são apresentadas na Ribbon, nas Guias Contextuais, em cada menu e também na área de trabalho do software, onde criamos nossos projetos.

O AutoCAD Civil 3D oferece aos seus usuários quatro workspaces que podem ser selecionados de acordo com as necessidades dos projetos. Abaixo, listaremos estes quatro espaços de trabalhos, onde também detalharemos as funções de cada um junto com as imagens de como fica o AutoCAD Civil 3D após a escolha de cada um deles.

Workspace Civil 3D:

O Workspace Civil 3D é o workspace padrão de todas as versões do AutoCAD Civil 3D e sempre é carregado quando iniciamos o software pela primeira vez. Neste workspace, o usuário poderá encontrar as ferramentas voltadas a projetos na área de Engenharia Civil, assim como as ferramentas para análises e criação de objetos como Superfícies, Alinhamentos e Corredores.

Abaixo você poderá visualizar uma imagem onde é possível visualizar as características deste espaço de trabalho, em seguida uma imagem com a Ribbon do Workspace Civil 3D em detalhe.

Conheça o Workspace Civil 3D

Workspace Civil 3D

Na próxima imagem podemos visualizar a Ribbon que estamos acostumados a trabalhar, e que agora sabemos que é exclusiva do Workspace Civil 3D.

Conheça a Ribbon do Workspace Civil 3D.

Ribbon do Workspace Civil 3D.

Workspace 2D Drafting e Annotation:

O Workspace 2D Drafting e Annotation fornece aos usuários um conjunto de ferramentas disponíveis no AutoCAD Civil 3D voltadas para o desenho em duas dimensões, assim como as ferramentas utilizadas para anotação em desenhos. Este Workspace, inclusive, pode ser considerado como o AutoCAD, que a maioria dos usuários estão acostumados a trabalhar. Abaixo, apresentamos uma imagem com este Workspace selecionado juntamente com a sua respectiva Ribbon.

workspace de desenho Drafting e Annotation.

Workspace 2D Drafting e Annotation.

Logo de cara podemos notar que este espaço de trabalho possui algumas diferenças, como, por exemplo, a Toolspace do Workspace Civil 3D. Se analisarmos a Ribbon na imagem abaixo notaremos mais diferenças entre os dois espaços de trabalho.

Vejam que a partir da análise da Ribbon podemos notar que as ferramentas para projetos de engenharia, como Alinhamentos, Superfícies e Perfis não estão mais disponíveis no Workspace 2D Drafting e Annotation.

Ribbon do workspace 2d

Ribbon do Workspace 2D Drafting e Annotation.

Workspace 3D Modeling:

O Workspace 3D Modeling fornece aos usuários um conjunto de ferramentas do AutoCAD 3D que poderão ser utilizadas normalmente no AutoCAD Civil 3D. Na imagem abaixo, podemos visualizar este espaço de trabalho e em seguida visualizaremos a sua Ribbon de forma mais detalhada.

Conheça a Workspace 3D Modeling.

Workspace 3D Modeling.

Notem que neste Workspace já aparece uma nova paleta, que é comum para os usuários do AutoCAD Civil 3D, já que traz informações referentes aos conjuntos de Subassemblies que poderão ser utilizados em projetos de corredores. Ao analisarmos a Ribbon deste workspace fica mais fácil visualizar as diferença entre os demais, já que neste espaço de trabalho são oferecidas inúmeras ferramentas voltadas para criação de superfícies 3D, sólidos e renderização.

Workspace Planning and Analysis:

O Workspace Planning and Analysis é sem dúvida aquele que oferece um conjunto de ferramentas extremamente diferenciado dos demais. Isto se deve ao fato deste Workspace fornecer as ferramentas voltadas para a análise de criação de mapas disponíveis no AutoCAD Map 3D 2013. Ou seja, dentro do AutoCAD Civil 3D podemos utilizar as ferramentas do AutoCAD Map 3D 2013 sem a necessidade da aquisição de mais um software. Abaixo, podemos visualizar uma imagem contendo este espaço de trabalho e em seguida poderemos ver sua Ribbon.

workspace do map Planning and Analysis

Workspace Planning and Analysis

A partir da visualização da próxima imagem, onde poderemos ver a Ribbon deste espaço de trabalho em detalhes, que ferramentas para a conexão com diferentes formatos de mapas podem ser utilizadas. Isto abre um grande leque de possibilidades dos usuários do AutoCAD Civil 3D já que agora poderão utilizar, sem dificuldades, arquivos com extensões SHP, SDF, entre outros.

ribbon do map 3d - Workspace Plan and Analysis

Ribbon do Workspace Planning and Analysis

Com isso, podemos notar que o AutoCAD Civil 3D é um software mais completo do que o esperado já que nos permite trabalhar com vários espaços de trabalho, incluindo o AutoCAD Map 3D em um deles. Caso queira ver como é feita a mudança entre estes Workspaces, não deixe de conferir a nossa aula referente a este assunto no Curso de AutoCAD Civil 3D Ferramentas para Mapas.

Em um próximo artigo, falaremos de forma mais detalhada sobre o Workspace Planning and Analysis, que possibilita a qualquer usuário do AutoCAD Civil 3D utilizar as poderosas ferramentas do AutoCAD Map 3D. Então, não deixe de acompanhar nossas próximas novidades aqui no blog do Portal CADguru. Até mais!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):